Documentação Prouni *******/1

Em réplica
Brasília - DF
29/02/2024 às 08:23
ID: 183459905
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesFui aprovada na 1 Chamada para o PROUNI *******/1. Dentro de todas as dificuldades, optei por um curso à distância, mas logo de início senti muita dificuldade de acesso à informações básicas acerca da entrega da documentação. Foram dias e mais dias tentando contato com a Faculdade Pitágoras, num verdadeiro vai pra lá e vem pra cá. Foi quando tive acesso ao link para o envio da documentação via Kroton. Encontrei dificuldade em anexar os documentos, ainda muito perdida em saber quais, da enorme lista do MEC, a Faculdade estaria cobrando de fato. Assim, mandei o que constava na lista e o que o não constava.
Após mais alguns dias, durante a madrugada - fato muito curioso, por sinal - recebi o resultado da análise da documentação, constando a reprovação (não sei dizer se da documentação toda ou algo específico).
Desde então, tenho tentado arduamente qualquer forma de contato com alguém da Faculdade Pitágoras, a fim de entender o que ocorreu, pois havia seguido a lista (e até complementado) de documentos.
O objetivo aqui é registrar o total descaso da Faculdade em ofertar um suporte ao candidato que ingressa por PROUNI, bem como a falta de feedback, diálogo e acolhimento com o possível estudante.
Ocorre que, isso me prejudicou e me sinto muito [Editado pelo Reclame Aqui] em não ter tido qualquer forma de atendimento, como se isso fosse uma roleta russa. Achei muito chato tudo o que ocorreu, pois diverge muito dos valores que a Faculdade Pitágoras afirma exercer, fazendo-a tão igual quanto às suas concorrentes de mercado.
Compartilhe
Resposta da empresa
01/03/2024 às 15:20
Olá Geovana boa tarde.
Tudo bem? Espero que sim!
Primeiramente agradeço o seu contato, pois o mesmo de extrema importância para melhorar e manter qualidade e a credibilidade dos nossos serviços prestados
Meu nome é Jéssica, sou representante da Unopar e estou responsável pela análise do seu caso através do site Reclame Aqui
Referente a sua manifestação, informo que analisei em sistema e identifiquei que sua solicitação foi reprovado. Segue retorno do time realizado através da plataforma, abaixo:
Olá! Sua documentação foi analisada e nem todos os documentos obrigatórios estão de acordo com a regra do Programa PROUNI (Ex: Renda Candidato).
Com isso, sua documentação foi reprovada.
Em breve o seu Termo será disponibilizado nesse protocolo. Agradecemos sua participação!
Verifiquei em sistema e o extrato bancário enviado, não contem agência e nome de titular da conta dessa forma, foi reprovado.
Sendo assim, o indeferimento da bolsa na primeira chamada segue correto.
Segue em anexo a lista completa de documentos para que você possa revisá-los.
Oriento que valide as regras de participação das a segunda chamada/lista de espera e caso seja legível inicie novamente o processo dentro do curso selecionado.
Peço desculpas por esta situação, mas saiba que estamos trabalhando bastante, para o quanto antes, alcançar uma solução que satisfaça a todos os nossos estudantes. Nosso intuito é melhorar cada vez mais, em todos os aspectos.
Atenciosamente Jéssica
Atendimento Reclame Aqui - UNOPAR - Universidade Norte do Paraná
Réplica do consumidor
05/03/2024 às 21:55
Prezada, Jéssica!
Agradeço o envio do feedback. Mostrou-se muito eficiente ao que foi solicitado.
Jéssica, lamento muito que algo tão simples e que poderia ter sido resolvido tão rapidamente, acabou por me tirar a oportunidade de ingressar no ensino superior. A IES poderia sim ter feito o feedback, permitindo a correção, como ocorre em várias outras IES de forma presencial.
Bom, a segunda chamada veio e, logo virá a chamada das vagas remanescentes. Corro o risco de não ingressar no ensino superior. Para alguns isso pode parecer exagero ou o tal mimimi. Mas para mim, mulher preta de 18 anos, moradora da maior favela do Brasil - Sol Nascente, era a oportunidade de um primeiro emprego, de uma outra realidade de vida.
Gostaria de registrar o quanto um REPROVADO numa documentação que, poderia ter sido corrigida se houvesse um atendimento de fato para acolher ao candidato, significa para mim algo que vai além de uma bolsa de estudos. Que nas próximas oportunidades, sem essa coisa predatória de a empresa pensa somente no lucro, a pessoa humana do outro lado possa se sensibilizar, a final, era uma bolsa para pessoa preta de baixa renda, mas que, como quase tudo na sociedade brasileira, é reprovada.
Réplica da empresa
06/03/2024 às 06:29
Olá Geovana bom dia
Tudo bem? Espero que sim!
Primeiramente agradeço o seu contato, pois o mesmo de extrema importância para melhorar e manter qualidade e a credibilidade dos nossos serviços prestados
Meu nome é Jéssica, sou representante da Unopar e estou responsável pela análise do seu caso através do site Reclame Aqui
Entendo seus apontamentos e peço desculpas por qualquer tipo de atendimento insatisfatório pelo qual você tenha passado. Saiba que estamos trabalhando com muito empenho para melhorar cada vez mais, em todos os aspectos.
Oriento que valide as regras de participação das a segunda chamada/lista de espera e caso seja legível inicie novamente o processo dentro do curso selecionado.
Peço desculpas por esta situação, mas saiba que estamos trabalhando bastante, para o quanto antes, alcançar uma solução que satisfaça a todos os nossos estudantes. Nosso intuito é melhorar cada vez mais, em todos os aspectos.
Atenciosamente Jéssica
Atendimento Reclame Aqui - UNOPAR - Universidade Norte do Paraná
Réplica do consumidor
07/03/2024 às 08:02
Prezados,
Fica o registro do quanto o processo de acolhimento aos futuros estudantes, vindos do PROUNI, é um processo vicioso em falhas, mas principalmente na falta de comunicação com a área responsável. Somente foi possível ter atendimento após apelar para plataformas como o Reclame Aqui e o https://*******, pois não há qualquer outra forma de contato com a IES. Lamentável e muito desrespeitoso.
Por fim, levarei o registro do fato ao MEC, Procon e demais órgãos, para que, de fato, exista uma melhora na forma como a IES está agindo. Recomendo o mesmo à todas as pessoas que se sentiram [Editado pelo Reclame Aqui] pela avaliação sumária dos documentos e sem qualquer oportunidade de correção, dentro do tempo de envio e análise.
Réplica da empresa
07/03/2024 às 09:59
Olá Geovana bom dia
Tudo bem? Espero que sim!
Primeiramente agradeço o seu contato, pois o mesmo de extrema importância para melhorar e manter qualidade e a credibilidade dos nossos serviços prestados
Meu nome é Jéssica, sou representante da Unopar e estou responsável pela análise do seu caso através do site Reclame Aqui
Compreendo seus apontamentos e questionamento, lamentamos qualquer inconveniente causado por esse processo de análise, seguimos as diretrizes estabelecidas pelo programa.
Peço desculpas por esta situação, mas saiba que estamos trabalhando bastante, para o quanto antes, alcançar uma solução que satisfaça a todos os nossos estudantes. Nosso intuito é melhorar cada vez mais, em todos os aspectos.
Atenciosamente Jéssica
Atendimento Reclame Aqui - UNOPAR - Universidade Norte do Paraná
Réplica do consumidor
08/03/2024 às 11:11
Prezados,
São várias camadas, ao meu ver, que compõem a falha do processo de análise documental da Unopar quanto aos bolsistas do Prouni. A falta de suporte e comunicação com a área; o envio de documentos numa plataforma on-line, sem qualquer possibilidade de feedback, correção - mesmo durante o período de análise; além da falta de informações claras, acessíveis e diretas. Vide a Universidade Católica, que fez ela própria um check-list dos documentos a serem enviados, vide a Uniasselvi que disponibilizou uma central para dar suporte ao candidato do Prouni e que conta com uma análise que siga, realmente, o que foi deferido em protocolo pelo MEC.
A minha documentação foi reprovada por não constar o nome no extrato bancário, mas o extrato bancário digital do meu banco, da Caixa Econômica Federal, é padrão, não aparece nada além do mês. Mas concomitante a isso enviei até a ficha de atualização do meu cadastro no CadÚnico. Ou seja, havia, de sobra por sinal, documentação o suficiente que provasse o exigido. Ao meu ver, reitero, foi e é um processo omisso por parte da Unopar.
Ademais, estimulo que outras pessoas façam suas queixas, levem ao MEC, ao Ministério Público, ao Procon e demais instâncias, afinal, o pedido de desculpas não me trará de volta a oportunidade de cursar o ensino superior. O que para muitos é só mais um curso, para mim era uma oportunidade de muitas coisas, já que no Brasil a educação ainda é uma porta de ingresso no mercado de trabalho e na possibilidade de uma vida mais digna. O sentimento que fica é que fui furtada do direito de algo que poderia sim ter sido evitado. Mas automatizaram tanto o processo, não é, que se esqueceram que do outro lado do atendimento existem vidas e que elas podem sim sofrerem um impacto negativo de uma avaliação sem análise dos documentos.
Réplica da empresa
08/03/2024 às 12:50
Olá Geovana boa tarde
Tudo bem? Espero que sim!
Primeiramente agradeço o seu contato, pois o mesmo de extrema importância para melhorar e manter qualidade e a credibilidade dos nossos serviços prestados
Meu nome é Jéssica, sou representante da Unopar e estou responsável pela análise do seu caso através do site Reclame Aqui
Entendo seu posicionamento, porém conforme regras do programa, o extrato bancário enviado, não contem agência e nome de titular da conta.
Peço desculpas por qualquer tipo de atendimento insatisfatório pelo qual você tenha passado durante esse processo de análise, seguimos as diretrizes estabelecidas pelo programa.
Peço desculpas por esta situação, mas saiba que estamos trabalhando bastante, para o quanto antes, alcançar uma solução que satisfaça a todos os nossos estudantes. Nosso intuito é melhorar cada vez mais, em todos os aspectos.
Atenciosamente Jéssica
Atendimento Reclame Aqui - UNOPAR - Universidade Norte do Paraná