PRÉ SELECIONADO NO PROUNI

Em réplica
Recife - PE
04/03/2024 às 10:13
ID: 183749811
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesFui pré-aprovado para a bolsa integral do curso de Gestão de Saúde Pública da Pitágoras/ Unopar/ Anhanguera (que entende-se por um só agora), e de acordo com o regulamento do PROUNI deveria entrar em contato com a faculdade para comprovação da documentação no período de 06/02/******* a 20/02/*******. Pois bem, fiz conforme determinado e fui orientado pela faculdade, me dirigir até o Polo próximo também para confirmar tal informação que era protocolar meus documentos no sistema Kroton, o que foi realizado no dia 20/02/******* (dentro do prazo) e na frente da Adm. que me atendeu, com o número de protocolo ******.
Imagine qual foi minha surpresa ao consultar que no dia 26/02/*******, a faculdade Pitágoras/ Unopar/ Anhanguera me reprovou porque meus documentos foram reprovados. E ainda maior foi minha indignação ao não localizar o motivo do indeferimento, tendo apenas a frase " Sua documentação foi analisada e nem todos os documentos obrigatórios estão de acordo com a regra do Programa PROUNI ", ora mais quais são as regras que não foram seguidas? Para indeferir algo tão sério e que envolve o direito de uma pessoa, é preciso mais que uma frase pronta do sistema para justificar uma situação dessa.
Logo, solicito que a Faculdade Pitágoras/Unopar/Anhanguera informe corretamente o porquê minha documentação foi reprovada, e me dê a oportunidade de reencaminhar ela se for o caso, pois estudei toda a minha vida em escola pública e não tenho renda superior ao teto exigido para a concessão da bolsa e conforme os documentos que enviei e a faculdade, por motivos que desconheço, se nega a aceitar.
E por fim, saliento a gravidade da situação, pois com a reprovação registrada pela faculdade, não terei direito sequer a concorrer à segunda chamada, ou seja, perderei por completo o direito de concorrer a bolsa de estudo tão sonhada.
E para finalizar, esperei até a data da 2 chamada e como sei que tenho direito a abrir um novo protocolo para análise da documentação, espero que dessa vez vocês tenham pelo menos a dignidade de avaliar todo documento e respeitar as pessoas que sofrem para conquistar uma vaga tão almejada e sonhada quanto. Aguardo retorno da instituição ou até mesmo da coordenadora do PROUNI (se for o caso) Dona Luciana.
Compartilhe
Resposta da empresa
05/03/2024 às 12:39
Olá, Rita! Boa tarde!
Espero que esteja bem.
Me chamo Diego e sou representante da Unopar. Estou encarregado de analisar o seu caso através do site Reclame Aqui.
O número de protocolo do seu atendimento é 183749811.
Rita, em relação à sua manifestação registrada no Reclame Aqui, gostaria de agradecer por sua participação no processo seletivo do programa de bolsas ProUni. Após análise, identifiquei o indeferimento de sua solicitação. Compreendo que essa notícia possa causar frustração, e quero que saiba que é de nosso interesse aprovar todas as solicitações. No entanto, nosso time de análise documental atuou com cautela, seguindo os critérios de aprovação orientados pelo MEC.
É importante destacar que os critérios de aprovação estão disponíveis no site: https://******* Enviei o anexo por mensagem restrita ao candidato e uma cópia para o seu e-mail.
Ressalto que a aprovação da solicitação do candidato à bolsa deve estar de acordo com a portaria normativa Nº 1, de 2 de Janeiro de *******, que regulamenta a concessão do ProUni. Além disso, conforme o edital nº 2, de 16 de janeiro de ******* https://**************), 4.1, o CANDIDATO pré-selecionado deverá proceder à entrega da documentação pertinente na Instituição de Ensino Superior - IES para a qual foi pré-selecionado, para o fim de comprovação das informações prestadas em sua inscrição.
Rita, verifiquei que foi fornecido apenas um holerite. Conforme regra do programa assalariados devem comprovar renda a partir da média dos três últimos contracheques. Portanto, o não fornecimento dos documentos necessários para comprovação dos requisitos da bolsa ocasiona o indeferimento da mesma.
Mais uma vez, agradeço sua participação e a oportunidade apresentada. Informo que temos disponíveis outras modalidades de bolsas em nossa instituição. Verifique através dos links abaixo ou diretamente com o polo de sua região.
https://*******
https://*******
Espero que estas informações sejam úteis. Se precisar de mais esclarecimentos, não hesite em entrar em contato. 👍
Atenciosamente,
Diego Montagnane.
Atendimento Unopar - Reclame Aqui.
Réplica do consumidor
05/03/2024 às 13:19
Boa tarde Diego, devido essa demora, acabei abrindo outro processo no site do prouni (kroton) na qual tem todo detalhamento, e a srt da unopar me orientou tentar novamente, o senhor poderia dar uma analisada novamente? Tenha piedade, desde já agradeço.
Réplica da empresa
06/03/2024 às 20:28
Olá, Rita! Boa noite.
Espero que esteja tudo bem contigo.
Gostaria de informar que estamos empenhados na aprovação dos candidatos a bolsa ProUni. No entanto, nosso time de análise documental segue criteriosamente as diretrizes de aprovação estabelecidas pelo MEC. Conforme essas diretrizes, candidatos reprovados na primeira chamada não são elegíveis para a segunda chamada.
Apesar do nosso interesse em aprovar sua documentação, é importante respeitarmos as regulamentações do MEC.
Sugiro que você verifique essa e outras informações sobre candidatos ao ProUni diretamente no site: https://*******
Rita, agradeço sua compreensão e desejo-lhe sucesso.
Entendo que essa não seja a resposta que esperava, e lamento por isso. Por favor, saiba que fazemos o máximo possível dentro das nossas limitações para oferecer o melhor atendimento aos nossos candidatos.
Atenciosamente,
Diego Montagnane.
Atendimento Unopar - Reclame Aqui.