Não respondida

Cobrança por 14 anos de Office 365 Exchange nunca ativado nem usado

UOL Host

cidade: Monte Mor

O que aconteceu

Escrevo em nome da empresa em que trabalho, titular da conta. Somos clientes da UOL Host desde 11/04/2012, quando contratamos a hospedagem do nosso site, às 02h48. Cinco minutos depois, às 02h53, aparece no nosso cadastro a assinatura do plano "UOL Office 365 Exchange Basic 1 usuário", com 6 meses grátis e depois R$ 15,70 por mês, conforme informado pela própria atendente do UOL. Provavelmente ele foi incluído junto com a hospedagem. Ninguém na empresa reconhece esse plano.

Esse plano foi cobrado por cerca de 14 anos, com reajustes até R$ 53,37 por mês. Mas ele nunca funcionou para nós: nunca teve nenhum usuário criado, o DNS do domínio nunca foi configurado para ele e o painel da Microsoft informa que o perfil não possui nenhum plano ativo. O e-mail da empresa sempre funcionou pela própria hospedagem UOL, que já incluía 30 caixas de e-mail. Ou seja, além de nunca ter sido ativado, o serviço era redundante.

O próprio UOL admite isso por escrito. No protocolo *****, o suporte confirmou que não havia nenhum usuário cadastrado no Exchange e afirmou que o plano gera cobranças "independentemente da criação de usuários ou da utilização efetiva do produto". Hoje, no protocolo *****, o UOL voltou a reconhecer por escrito que o produto "não foi utilizado de fato", mas negou o ressarcimento.

Já tentamos resolver pelos canais do UOL, sem sucesso:

- Protocolo ***** (suporte UOL Host): contestamos as cobranças e a resposta foi que os valores são devidos.

- Cancelamento em 20/10/2026 (Relacionamento): o plano foi cancelado, mas negaram até a isenção da última fatura.

- Protocolo *****, em 22/10/2026 (chat UOL Host): o pedido formal de ressarcimento foi negado, com a justificativa de que o produto "deveria ter sido cancelado lá no início".

Não parece ser um caso isolado. Aqui mesmo no Reclame Aqui existe uma reclamação de 2014 contra a UOL Host, com o título "Venda Casada OFFICE 365 EXCHANGE BASIC", em que outro cliente dizia nunca ter contratado esse mesmo plano e pedia o cancelamento e o estorno. Ou seja, já em 2014 havia cliente sendo cobrado por esse plano sem reconhecer a contratação.

Cobrar durante 14 anos por um serviço que nunca foi ativado, nunca teve usuário e duplicava o que a hospedagem já oferecia não é razoável. Pedimos o ressarcimento dos valores pagos pelo Office 365 Exchange Basic desde 2012 ou, no mínimo, dos últimos 5 anos, e uma resposta formal por escrito.