Cobrança de multa abusiva após desistência de troca de imóvel e devolução de unidade alugada

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Ribeirão Preto - SP

16/04/2026 às 11:08

ID: 246215511

Em setembro de *******, eu aluguei uma unidade no Prédio Pinheiros por R$******* mensal. Em fevereiro de *******, eu aluguei mais um apartamento no meu nome, no prédio da Mourato Coelho, por R$*******. Nessa unidade da Pinheiros, eu deixei minha irmã morando e me mudei com meu namorado pra da Mourato. No meu cadastro, eu deixei claro que sou autônoma e no dia 25/03/******* eu perdi minhas redes sociais, vulgo minha fonte de renda. Imediatamente entrei em contato com a empresa, expliquei a situação e pedi para trocar para a unidade de ******* por uma mais barata. Fiz todo o trâmite, escolhi uma unidade, fiz o move in, planejei toda a mudança e depois do move in, o FERNANDO me passou os custos, custos esses absurdos para devolução da unidade. Foram custos de reparo do apartamento que me foi passado tardiamente e sem a vistoria do apartamento. Quando esse valor foi me passado, EU DESISTI da mudança para o ******* e o próprio canal de atendimento de vocês, me disse que eu não precisaria me preocupar, porque EU não fiz nada errado e o erro estava nesse funcionário que não passou os custos na hora que deveria. Depois que eu questionei e disse que era ilegal me cobrarem reparos ANTES da vistoria (até porque não estava morando aqui há nem dois meses), ele retirou essa cobrança.
Eu até cogitei seguir com essa troca, porém no dia 10 de abril de *******, por e-mail, eu perguntei ao Fernando: e se, em vez de trocar a unidade mais cara, eu devolvesse a unidade mais barata, quais seria os custos?
Ele me passou que o total seria de R$*******,92 pelos dias da unidade, para desocupar no dia 16/04 e mais o que fosse apontado na vistoria. Então segui dessa forma, fiz a mudança da minha irmã, arrumei tudo no apartamento que iria devolver (limpeza do ar condicionado, retirada de nicho e suporte da tv, etc) e no dia 15 de abril, ele me manda 3 cobranças: a da unidade de ******* da Mourato, a de ******* da Pinheiros e a outra unidade, que eu havia desistido de alugar. Ele entendeu que iria trocar a unidade pinheiros pela mesma unidade pela qual iria trocar a mas cara. Só que o problema vem agora: quando ele finalmente entendeu que eu iria DEVOLVER uma unidade em vez de TROCAR a unidade, ele exigiu que eu pagasse a multa por devolução da unidade, baseado no contrato da nova unidade, a qual eu já havia desistido e nunca cheguei a ocupar, no qual essa multa seria referente a 12 meses de contrato, sendo que na unidade que eu realmente estive e estou devolvendo, a multa seria referente somente aos 5 meses restante do contrato.
Se ele quisesse me cobrar a multa da unidade da qual eu vivi e devolvi, eu entenderia, apesar de ter perguntado duas vezes por e-mail e ele ter me garantido que seria só os dias e os apontamentos na vistoria. Mas a má fé, de querer me cobrar 12 meses de multa, por um apartamento que eu nunca entrei e ele sabe, eu avisei por todos os canais quando cancelei a minha entrada nele, me fez querer parar de falar com esse funcionário e simplesmente aparentemente, não existe outro funcionário pra eu falar além desse.

Compartilhe

Resposta da empresa

25/04/2026 às 08:16

Olá, Rafaela!

Lamentamos pelo transtorno em relação a essa tratativa.

Reforçamos que, conforme temos mantido contato, o caso está sendo acompanhado pelas equipes responsáveis e as tratativas seguem em andamento. Assim que houver novas definições, você será comunicada pelo canal oficial.

Seguimos à disposição para o que precisar.
Equipe Vila 11