Cobrança indevida por atraso Falha no débito automático da fatura Vivo

Não respondida
Belo Horizonte - MG
11/04/2026 às 18:04
ID: 245805157
Título: Cobrança indevida por atraso Falha no débito automático
Venho por meio desta registrar uma reclamação contra a empresa Vivo devido a uma cobrança indevida em minha fatura.
Minha conta estava cadastrada em débito automático no cartão de crédito, justamente para evitar atrasos e encargos adicionais. No entanto, fui surpreendida com a inclusão de multa e juros por suposto pagamento em atraso.
Ao verificar o aplicativo da Vivo, constatava-se que a fatura estava vinculada ao débito automático, sem qualquer aviso de erro, pendência ou falha na ativação do serviço. Em nenhum momento foi informado que o débito não seria realizado; apenas constava que a opção estava ativa. Dessa forma, não havia qualquer indicação de que o pagamento não seria efetuado.
Diante da ausência de débito e da necessidade de quitar a fatura para evitar maiores transtornos, fui obrigada a realizar o pagamento via Pix, inclusive após remover a opção de débito automático.
Ressalto que não houve solicitação de cancelamento prévio por minha parte, o que indica uma falha no sistema da empresa e resultou em cobrança indevida.
Diante do exposto, solicito:
1. A regularização do débito automático em meu cartão de crédito.
2. A correção da fatura sem quaisquer encargos indevidos;
3. Uma explicação formal sobre o ocorrido;
4. O ressarcimento de eventuais valores pagos indevidamente;
5. A garantia de que o problema não voltará a ocorrer.
Aguardo uma solução rápida e eficaz. Caso contrário, tomarei as medidas cabíveis junto aos órgãos de defesa do consumidor.
Atenciosamente,
*****