Cobrança indevida de limpeza de bicos e recusa de laudo pela concessionária Volkswagen

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Diadema - SP

07/09/2026 às 18:55

ID: 258407673

Comprei um nivus 25/26 em fevereiro, o veiculo veio com 5 anos de garantia, em julho dia 24 o carro apresentou problemas, estava falhando e perdendo potência o carro foi de guincho para a concessionária original veículos - SBC - na Vergueiro e chegou no mesmo dia, porém só começaram a mexer no carro 3 dias depois (até ai tudo bem pois era fim de semana), depois de mais 3 dias de diagnósticos + revisão que estava agendada foi constatado que o veículo estava falhando por conta do combustível, e que teria que pagar uma limpeza de bicos no valor de R$550,00 para voltar a funcionar, eu disse que o carro estava na garantia, então essa cobrança não deveria existir, porém o colaborador responsável Leandro Baldarena disse que a garantia não cobre no caso de combustível ruim, foi então que pedi um laudo, já que não é culpa da volks e sim do posto, eu iria com o laudo no posto para solicitar reembolso da dano causado ao meu veículo, e o colaborador disse que não tem laudo, não tem garantia e que eu tenho que pagar, paguei e fiquei no prejuízo. Fui até o posto e eles me disseram que sem laudo nada prova a falha do combustível dele, nem se eu tivesse trago de volta a gasolina ele não aceitaria como prova.

Me senti [Editado pelo Reclame Aqui], pela VolksWagem pelo fato de não comprovarem que a falha do meu veículo era proveniente do combustível, pois só falaram e se recusaram a dar um laudo mencionando a causa do problema para que eu pudesse voltar no posto e ser reembolsado (só vou em posto de bandeira).

Compartilhe

Resposta da empresa

09/09/2026 às 16:04

Olá, Júlio.

Agradecemos o seu contato e a oportunidade de analisar minuciosamente e em detalhes o seu relato referente ao seu Volkswagen Nivus.

Informamos que a sua manifestação está sendo devidamente acompanhada por meio do nosso Serviço de Atendimento ao Cliente.

A Volkswagen do Brasil pauta todas as suas ações operacionais, comerciais e institucionais no respeito contínuo ao consumidor, na transparência integral de suas informações e no estrito cumprimento da legislação pátria vigente.

Acompanhamos ativamente as apurações técnicas em conjunto com a equipe da concessionária autorizada Original Veículos. Esclarecemos que a passagem do automóvel pela oficina decorreu da constatação de combustível fora dos padrões de qualidade no sistema de alimentação do veículo. Salientamos que a responsabilidade da garantia legal do fabricante, nos termos do Artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990), destina-se exclusivamente à reparação de vícios de qualidade oriundos do processo de fabricação ou montagem do bem. Anomalias causadas pela utilização de combustível de má qualidade caracterizam a ação direta de um agente externo, hipótese que não decorre de falha fabril e, portanto, descaracteriza a cobertura da garantia contratual concedida pela fábrica.

A limitação da cobertura atende igualmente ao Artigo 50 do CDC, que disciplina as condições do Termo de Garantia, bem como ao Artigo 6º, Inciso III, do CDC, quanto ao dever de prestar informações claras e ostensivas ao consumidor.

Quanto ao pedido de emissão de laudo técnico, esclarecemos que as concessionárias atuam na execução de diagnósticos e reparos do veículo, não possuindo atribuição legal ou técnica para emissão de laudos periciais destinados a cobranças de terceiros. A Ordem de Serviço é o documento oficial do atendimento que detalha a avaliação técnica e os procedimentos efetuados, e enviamos uma cópia diretamente para o seu e-mail para o seu acompanhamento.

Reiteramos a orientação para que o veículo seja sempre abastecido em estabelecimentos de procedência garantida. Permanecemos à sua inteira disposição em nossos canais oficiais de relacionamento para prestar qualquer suporte ou informação adicional que se faça necessária.

Atenciosamente,

Volkswagen do Brasil
0800 019 57 75
https://www.vw.com.br/pt/fale-conosco.html
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (exceto feriados nacionais)

Réplica do consumidor

09/09/2026 às 21:59

A ordem de serviço que recebi também não consta a causa do problema em, só fala o que foi feito, então não tem diagnostico nela.
Se a Volkswagen não possui um técnico no local como pode me dar como resposta que o problema está no combustível?
E quanto a execução de diagnósticos, porque pode diagnosticar mas não pode documentar isso?
Meu problema continua sem ser resolvido, se vocês diagnosticaram o meu combustível como causador do problema, no mínimo vocês tem que documentar ou provar que a falha estava no combustível e não no veiculo.