Respondida

Minha fórmula dermatológica escureceu e a farmácia não me deu uma solução clara

A Formula

cidade: Maceió

O que aconteceu

Título: Fórmula dermatológica escureceu em menos de um mês e farmácia atribui alteração ao contato com o ar

Adquiri nessa farmácia uma fórmula dermatológica manipulada para tratamento de manchas faciais, contendo hidroquinona, tretinoína, ácido tranexâmico, ácido kójico e outros ativos.

Em menos de um mês após a abertura da embalagem, percebi que o creme apresentava uma coloração marrom-arroxeada bastante escura, o que me causou preocupação por se tratar de uma fórmula com ativos dermatológicos para aplicação diretamente no rosto.

Entrei em contato com a farmácia, encaminhei fotos do produto e solicitei esclarecimentos sobre a alteração. Como resposta, recebi a seguinte explicação:

Essa embalagem é de pump. Ela é embalada a vácuo, para evitar a oxidação do creme. Pelas imagens enviadas, a tampa foi aberta e o medicamento teve esse contato com ar, por isso ela oxidou.

Compreendo que o contato com o ar possa favorecer a oxidação de determinados componentes. Entretanto, a explicação recebida não esclareceu minhas principais dúvidas: se essa alteração de coloração é esperada durante o uso normal da fórmula, se o produto continua seguro e eficaz para aplicação facial e se a embalagem oferece a proteção necessária durante o período de utilização indicado.

Ressalto que o rótulo informa prazo de utilização de 60 dias após a abertura, enquanto a alteração de cor foi percebida em menos de um mês. Por isso, considero legítimo questionar se o produto mantém sua qualidade e estabilidade durante o período informado.

Não estou afirmando que a fórmula esteja necessariamente imprópria para uso, mas entendo que, diante da alteração observada, é necessário receber uma avaliação técnica específica e um esclarecimento objetivo sobre a segurança do medicamento.

Por precaução, suspendi temporariamente a aplicação até obter uma orientação adequada.

Diante do ocorrido, solicito:

* Uma avaliação técnica da alteração de coloração apresentada pela fórmula;

* Um esclarecimento sobre a estabilidade, a qualidade e a segurança do produto nas condições relatadas;

* Uma orientação formal sobre a possibilidade de continuar utilizando o medicamento;

* Caso não seja possível assegurar sua qualidade e estabilidade, a substituição da fórmula sem custos adicionais.

Espero que a farmácia trate a situação com a seriedade necessária e apresente uma solução satisfatória. Meu objetivo é obter segurança e transparência em relação a um produto manipulado para uso no rosto, e não simplesmente receber uma justificativa geral sobre o funcionamento da embalagem.

Aguardo retorno e resolução do problema.

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. A Formula respondeu

    16/10/2026 às 15:44

    Olá! Esperamos que esteja bem.

    Agradecemos por compartilhar sua experiência e compreendemos sua preocupação com a alteração na coloração do produto.

    Esclarecemos que alguns componentes presentes em fórmulas dermatológicas podem sofrer alterações de cor quando expostos ao ar, à luz ou a mudanças de temperatura.

    Entretanto, entendemos a importância de avaliar o ocorrido e esclarecer suas dúvidas, especialmente em relação ao prazo de utilização informado na embalagem.

    Por isso, queremos que nossa equipe farmacêutica avalie o seu caso com a devida atenção, para que possamos oferecer uma orientação segura e buscar a melhor solução.

    Reforçamos que a qualidade dos nossos produtos e a segurança dos nossos clientes são prioridades para a A Fórmula.

    Agradecemos pela oportunidade de esclarecer a situação e permanecemos à disposição.

    Atenciosamente,

    **Equipe A Fórmula**