O que aconteceu
Contratei o curso online Amanda Fitas, anunciado como curso vitalício, com pagamento realizado via boleto parcelado, intermediado pela empresa Princípia Educação.
No momento do parcelamento, foi exigido o pagamento de uma entrada no valor de R$ 186,00, e o valor final do curso ficou praticamente o dobro do valor original, em razão de juros e taxas, o que não foi devidamente esclarecido de forma transparente antes da contratação.
Após cerca de um mês, deixei de utilizar o curso e passei a solicitar o cancelamento, porém fui informada posteriormente de que após 7 dias não seria mais possível cancelar, sendo que:
essa informação não foi claramente destacada no momento da contratação;
fui orientada a tratar o cancelamento diretamente com a Amanda Fitas;
enviei diversos e-mails e mensagens, sem qualquer resposta até o momento.
Ou seja, fiquei em um jogo de empurra, sem atendimento efetivo, sem resposta formal e sem possibilidade prática de cancelamento, mesmo não utilizando mais o serviço.
Ressalto que:
não estou solicitando reembolso integral do que já foi pago;
estou solicitando apenas o cancelamento do contrato e a interrupção das cobranças futuras;
a prática de dificultar ou inviabilizar o cancelamento, aliada à falta de informação clara sobre juros e encargos, configura prática abusiva, conforme o Código de Defesa do Consumidor.
Tal conduta viola, entre outros:
Art. 6 direito à informação clara e adequada
Art. 39 prática abusiva
Art. 51 cláusulas abusivas e desvantagem excessiva
Pedido:
Diante do exposto, solicito:
1. Cancelamento imediato do curso Amanda Fitas
2. Suspensão definitiva de todas as cobranças futuras, inclusive boletos parcelados
3. Confirmação do cancelamento por escrito
4. Que não haja imposição de penalidades ou encargos adicionais
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
Amanda Fitas respondeu
26/01/2026 às 20:54
Olá, Tainara. Tudo bem?
Agradecemos seu contato e sentimos muito por qualquer insatisfação gerada. Nosso compromisso é sempre atuar com transparência e respeito aos nossos alunos.
Verificamos que você adquiriu o infoproduto Black Autodesenvolvimento Infinito em novembro de 2024 por meio da Principia Pay, na modalidade de crédito educacional antecipado, escolhida no momento da contratação. Conforme expressamente previsto nos Termos de Uso disponibilizados na plataforma do curso, nessa modalidade os juros, taxas, valor de entrada e demais condições de parcelamento são definidos e geridos exclusivamente pela instituição financeira intermediadora, não havendo qualquer ingerência da Amanda Fitas sobre tais encargos. Ressalta-se, ainda, que esses valores não integram o preço do infoproduto em si, tratando-se de custos decorrentes da operação financeira firmada diretamente entre o consumidor e a operadora de crédito.
Em relação ao cancelamento, os Termos de Uso disponibilizados na plataforma do curso, em conformidade com o art. 49 do Código de Defesa do Consumidor, preveem o prazo de 7 (sete) dias corridos a partir da confirmação do pagamento para exercício do direito de arrependimento. Conforme informado na própria reclamação, o conteúdo foi utilizado por cerca de um mês, e a solicitação ocorreu após esse prazo legal.
Até o momento, não localizamos registros de contato realizados pelos canais oficiais da Amanda Fitas referentes a pedido de cancelamento dentro do prazo previsto. Ainda assim, permanecemos à disposição para prestar os esclarecimentos necessários.
Reafirmamos nosso compromisso com o diálogo, a boa-fé e o cumprimento da legislação aplicável.
Atenciosamente,
Equipe Amanda Fitas