Reclamação sobre garantia de placa de vídeo RTX 3050 ASUS 6G com alegação de uso indevido e falta de comunicação.

Em réplica
Salvador - BA
20/07/2026 às 18:53
ID: 254391539
comprei uma placa de video na kabum no dia 03/06/2025 e apos exatos 1 ano de uso. após quase 10 dias de problemas com o pc edesconfiando de tudo menos da placa , cheguei ao defeito da placa de vídeo. T4YVYZ01P420AS3 RTX 3050 ASUS 6G após contactar a fabricante em busca da garantia, no dia 14-07-2026 foi autorizado o envio da placa através dos correios e o código AD677670935BR que no dia 15 a placa já estava nas mãos da garantia que só deu entrada na mesma no dia 17-07-2026. na tarde de 20-07-2026 recebi um email informando que a placa já estava disponível para devolução. porem um pdf em anexo continha as informações.
ponto 1 -status da garantia Em garantia(Uso indevido) . já não entendi o motivo afinal a placa saiu da caixa dela pra dentro de um gabinete no qual se manteve lá ate o presente momento que apresentou a falha.
ponto 2 - Diagnóstico Ação Realizada
Cliente decide não reparar ( Não é possível inicializar / ligar ; Nenhuma exibição ). não aconteceu nenhum tipo de contato comigo por nenhum meio.
ponto 3 -Avaliação Técnica
Diagnósticos preliminares foram completados, mas o reparo foi pausado a pedido do cliente. Novamente saliento que não houve nenhuma espécie de contato comigo
com esses pontos gostaria que a Asus me prestasse esclarecimento quanto a garantia , uso o computador para trabalhar e estou impactado sem a placa desde o inicio de julho de 2026.
Compartilhe
Resposta da empresa
21/07/2026 às 09:38
Prezado Danilo
Bom dia. Esperamos que esteja bem.
Gostaríamos de apresentar o retorno referente à análise técnica do seu equipamento.
Conforme detalhado em nosso laudo técnico encaminhado ao seu email cujas evidências fotográficas apontam o dano, nossa equipe identificou pontos de oxidação na estrutura da placa. Esta condição compromete a integridade elétrica do conjunto, impossibilitando a realização de testes funcionais e inviabilizando o reparo.
É importante ressaltar que a oxidação não é classificada como um vício oculto ou defeito de fabricação. Esse fenômeno está diretamente relacionado a fatores externos ao produto, tais como:
Condições de armazenamento;
Exposição a umidade elevada ou variações bruscas de temperatura;
Presença de agentes corrosivos no ambiente de utilização.
Contato com liquidos ou vapores.
Os equipamentos ASUS são projetados para operar dentro de especificações técnicas padrão. Quando o aparelho é exposto a condições ambientais adversas, o processo de oxidação pode ser acelerado, independentemente do tempo de uso do dispositivo. Por essa razão, danos físicos decorrentes de agentes externos não são cobertos pela garantia contratual.
Diante do exposto e confirmando que a causa do problema não é uma falha de fabricação, informamos que o serviço em garantia não poderá ser aplicado.
Agradecemos a oportunidade de analisar o seu caso e permanecemos à disposição para eventuais dúvidas. Conte sempre conosco.
Atenciosamente,
Equipe ASUS
Réplica do consumidor
21/07/2026 às 10:48
então é justo e plausível que uma placa dentro de um gabinete em exatos 1 ano de uso apresente pontos de oxidação que configuram mal uso?
Ou isso depende da ma qualidade dos componentes utilizados na mesma.
a placa não foi exposta a nenhuma espécie de liquido. muito menos agentes corrosivos.
entendo o parecer técnico, porem discordo totalmente da minha responsabilidade nisso. é muito fácil oferecer garantia de 3 anos e depois recusa-la sumariamente alegando que o produto esta com oxidação.
desde já informo que vou escalar a disputa aos meios jurídicos. não é de nenhum tipo razoável recusar uma garantia de um produto que simplesmente era ligado e usado .
mal uso no caso dos produtos Asus é quando ligamos e usamos? então qual sentido de oferecer uma garantia e recusar ela pra todo mundo.
Infelizmente a Asus [Editado pelo Reclame Aqui] pra min e pra todos do meu meio. pois se trata de uma arbitrariedade.
Uma placa usada em um gabinete fechado por 1 ano apresenta sinais de uso e tem sua garantia recusada.