Não resolvido

Negativa de suporte técnico para monitor BenQ Zowie adquirido nos EUA

BenQ do Brasil

cidade: Poços de Caldas

O que aconteceu

Venho por meio desta registrar minha profunda insatisfação com o suporte técnico da BenQ Brasil em relação ao meu monitor BenQ Zowie [Modelo, XL2566K], adquirido em janeiro de 2024.

Recentemente, em fevereiro de 2026, o equipamento apresentou defeitos de hardware que impedem o uso normal. Ao entrar em contato com o suporte da marca no Brasil, recebi a negativa de atendimento sob a justificativa de que o produto foi adquirido nos Estados Unidos e que a garantia seria limitada apenas ao território de compra.

Gostaria de ressaltar que a BenQ é uma marca de presença global e possui representação oficial e comercialização ativa no Brasil. De acordo com a jurisprudência consolidada do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e a aplicação do Código de Defesa do Consumidor (Art. 18 e Teoria do Fornecedor Aparente), a empresa nacional que se beneficia da marca internacional responde solidariamente por vícios de qualidade de produtos da mesma marca, independentemente do local de aquisição.

O monitor em questão é um equipamento de alto desempenho, essencial para minhas atividades, e encontra-se dentro do prazo de garantia de 3 anos oferecido pela fabricante para esta linha de produtos. A recusa em oferecer assistência técnica ou reparo no Brasil configura uma prática abusiva, uma vez que a marca usufrui do prestígio global para atrair consumidores brasileiros.

Diante do exposto, solicito:

O cumprimento da garantia contratual para o reparo do vício de hardware apresentado.

Caso não seja possível o reparo, a substituição do produto por um modelo equivalente comercializado no Brasil ou o reembolso do valor correspondente.

Aguardo uma solução amigável antes de buscar as vias administrativas (Procon) e judiciais cabíveis.

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. BenQ do Brasil respondeu

    12/03/2026 às 11:38

    Olá, Anderson.

    Bom dia!

    Antes de tudo, agradecemos por compartilhar seu relato e lamentamos sinceramente a situação enfrentada com o seu monitor BenQ Zowie XL2566K. Entendemos o quanto um equipamento desse nível é importante para suas atividades e compreendemos sua frustração diante do ocorrido.

    Em relação à garantia, gostaríamos de esclarecer que os produtos da marca BenQ seguem uma política de garantia regional. Isso significa que a garantia oferecida pelo fabricante é válida no país ou região onde o produto foi originalmente comercializado. Dessa forma, quando um equipamento é adquirido fora do Brasil, o atendimento em garantia deve ser realizado pela rede de suporte do país de origem da compra.

    Sabemos que essa não é a resposta que você esperava receber, e lamentamos não poder realizar o acionamento da garantia diretamente pela assistência técnica brasileira nesse caso específico.

    Ainda assim, queremos ajudar da melhor forma possível. Caso tenha interesse, podemos oferecer a possibilidade de avaliação e reparo fora de garantia, mediante orçamento. O procedimento funciona da seguinte forma:

    - Você nos envia o produto para análise em nosso laboratório técnico.

    - Após a avaliação, encaminhamos um orçamento detalhado do reparo.

    - Com o orçamento em mãos, você poderá decidir se deseja prosseguir com o serviço.

    - Caso opte por não seguir com o reparo, o produto poderá ser devolvido sem custo adicional referente à análise.

    Nosso objetivo é sempre buscar a melhor alternativa de suporte possível dentro das políticas de atendimento vigentes.

    Lamentamos sinceramente qualquer transtorno causado e permanecemos à disposição para auxiliá-lo no que for possível. Caso queira seguir com a avaliação ou tenha qualquer dúvida adicional, ficaremos felizes em ajudar.

    Atenciosamente,

    Equipe BenQ

    [email protected]

  2. Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor

    Avaliação do consumidor

    Problema foi resolvido?Não
    Voltaria a fazer negócio?Não
    Nota do atendimento0

    Entendo o fato da garantia ser regional mas por se tratar de um produto premium não durar 2 anos chegar [Editado pelo Reclame Aqui]