Retenção indevida de WABA / Linha de crédito travada impede portabilidade.

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Cabedelo - PB

09/07/2026 às 11:56

ID: 253492037

Venho por meio desta reclamação manifestar minha profunda insatisfação com a Bot Conversa devido a um bloqueio técnico que está paralisando a operação da minha empresa.

Solicitei o cancelamento e a desativação dos serviços da Bot Conversa para migrar meu número de WhatsApp Business para outra plataforma de atendimento. No entanto, a equipe técnica da Bot Conversa falhou em remover completamente o vínculo do meu número em seu console de desenvolvedor da Meta.
Atualmente, ao tentar conectar meu número ao novo provedor, sou totalmente bloqueado pelo Erro de Coexistência da Meta (Código de erro 2655093). Ao acessar o meu WhatsApp Manager, verifiquei que a Linha de Crédito (Credit Line) pertencente à Bot Conversa ainda consta alocada ao meu número.

Como "solução", o suporte da Bot Conversa sugeriu um absurdo completo: orientaram que eu deletasse de vez a minha conta do WhatsApp para criá-la do zero. Essa sugestão é totalmente descabida e irresponsável, pois me faria perder todos os meus templates de mensagem já aprovados pela Meta, o catálogo de produtos configurado e o histórico de mensagens da minha empresa. Além disso, essa operação seria inviável devido ao alto fluxo de mensagens no meu número. Trata-se de uma alternativa inaceitável para cobrir uma falha de sistema da própria plataforma.

O próprio suporte oficial da Meta foi consultado e confirmou categoricamente que o bloqueio está do lado da Bot Conversa, e que vocês possuem total autonomia, acesso e capacidade técnica em seu painel de parceiro para desvincular essa linha de crédito e liberar a minha conta. Portanto, não se trata de uma instabilidade da Meta, mas sim de uma pendência técnica exclusiva da Bot Conversa que vocês devem resolver via API, ou Business Manager sem causar prejuízos aos dados da minha empresa.

Esta retenção forçada do meu número de telefone configura um claro "Vendor Lock-in" (prática abusiva de retenção de cliente), violando o meu direito à portabilidade de dados previsto no Artigo 18, Inciso V da LGPD, além de contrariar as diretrizes de livre concorrência do Código de Defesa do Consumidor, visto que estou impedido de utilizar meu próprio ativo comercial. O suporte padrão por chat não demonstra capacidade técnica ou boa vontade para resolver o caso.

O que preciso para solucionar o problema imediatamente:
Solicito que a equipe técnica de engenharia da Bot Conversa acesse o seu painel de desenvolvedor parceiro da Meta e execute o comando de "WABA Delete" ou realize a remoção definitiva da Linha de Crédito e do vínculo do aplicativo da Bot Conversa associado ao meu número através do Businnes Manager.

Aguardo o retorno urgente com a confirmação da liberação do número na API da Meta para que eu possa dar andamento às atividades da minha empresa.

Compartilhe