Cobrança de seguro de vida em vez de investimento, com dados incorretos e falta de documentação

Não respondida
São Bernardo do Campo - SP
22/06/2026 às 20:28
ID: 252081717
Contratei acreditando ser um investimento, fui cobrado por seguro de vida, não recebi apólice e beneficiária foi cadastrada incorretamente
Tenho 68 anos, sou aposentado pelo INSS e recebo mensalmente o valor de R$ 5.348,07.
Em 12/06/2025, compareci à agência 0109 do Bradesco com o objetivo de aplicar R$ 7.742,64. Minha intenção era guardar esse dinheiro em um investimento que permitisse resgate a qualquer momento e que rendesse mais do que a poupança. Como sou leigo em investimentos, procurei orientação diretamente no banco.
Fui atendido pela gerente *****, a quem expliquei claramente que desejava uma aplicação financeira para guardar meu dinheiro e poder resgatá-lo quando necessário. A gerente informou que havia uma opção melhor do que a que eu já possuía e apresentou o produto como sendo a melhor alternativa para o meu objetivo. Confiando nas informações prestadas pela profissional do banco, assinei eletronicamente os documentos que me foram apresentados.
Em 12/06/2026, para minha surpresa, foi realizado um débito de R$ 8.082,68 em minha conta corrente, deixando-a com saldo negativo. Somente em 17/06/2026 percebi o débito e entrei em contato com a gerente digital *****, que informou que a cobrança era referente a um seguro de vida contratado junto à empresa *****.
Diante dessa informação, compareci à agência para obter esclarecimentos e documentos relacionados à contratação. Inicialmente fui atendido pela funcionária *****, que informou que eu possuía um seguro de vida resgatável, com prazo mínimo de vigência de dois anos, sendo possível realizar o resgate após esse período.
Posteriormente fui atendido pela gerente *****, que apresentou informações completamente diferentes. Segundo ela, tratava-se de um seguro de vida e não de uma aplicação financeira, sendo que o valor somente seria pago em caso de falecimento, tendo minha esposa como beneficiária.
A situação tornou-se ainda mais grave quando a gerente *****, tentando me ajudar, entrou em contato com a seguradora para solicitar a devolução do valor debitado em 2026. Fomos informados de que não haveria devolução dos valores pagos, que as cobranças ocorreriam anualmente por se tratar de um seguro vitalício e que, caso eu cancelasse o produto, perderia integralmente os valores já pagos, totalizando R$ 15.824,44.
Em nenhum momento fui informado de que estava contratando um seguro de vida vitalício com cobrança anual e perda integral dos valores em caso de cancelamento. Minha intenção sempre foi realizar uma aplicação financeira com possibilidade de resgate, jamais contratar um seguro de vida nessas condições.
Além disso, constatei outro fato extremamente preocupante: fui informado de que minha esposa seria a beneficiária do seguro, porém o nome cadastrado como beneficiária está totalmente incorreto.
Também não recebi qualquer e-mail, apólice, certificado individual, condições gerais do seguro ou qualquer outro documento referente à contratação. Não tive acesso às informações essenciais do produto, nem fui devidamente orientado sobre suas características, custos, forma de funcionamento, possibilidade de cancelamento e consequências financeiras.
Considerando minha idade, minha condição de aposentado e todas as divergências de informações prestadas posteriormente pelos próprios funcionários do banco, entendo que não houve transparência adequada na contratação e que fui levado a aderir a um produto diferente daquele que solicitei.
Diante dos fatos, solicito:
1. O cancelamento imediato do contrato sem qualquer prejuízo financeiro;
2. A devolução integral dos valores pagos, atualmente no total de R$ 15.824,44;
3. O fornecimento de toda a documentação relacionada à contratação, incluindo proposta, registros de aceite eletrônico, apólice, certificado individual, gravações e comprovantes de envio desses documentos;
4. A apuração das falhas ocorridas na contratação, incluindo o cadastro incorreto da beneficiária e as informações divergentes fornecidas posteriormente.
Aguardo uma solução rápida, justa e amigável para o caso, evitando a necessidade de buscar meus direitos junto aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário.