O que aconteceu
Prezados,
Venho formalizar novamente uma reclamação referente à minha conta PJ no BTG Pactual e solicitar uma solução imediata para uma situação que já se estende há cinco dias e está causando sérios prejuízos à operação da minha empresa.
Inicialmente, fui informada sobre o encerramento da minha conta. Posteriormente, após tratativas com o banco, esse encerramento foi cancelado e a conta permaneceu ativa normalmente.
No entanto, sem qualquer aviso prévio, comunicação ou esclarecimento por parte do BTG, ao acessar minha conta identifiquei que todo o saldo disponível havia sido retirado por meio de um lançamento identificado como Débito SVR.
Desde então, venho tentando entender e solucionar a situação. Ao entrar em contato com o atendimento, fui informada de que minha conta não estaria encerrada e que o caso seria analisado. Entretanto, quando acesso a conta, o valor continua indisponível e, até o momento, não recebi uma explicação clara sobre onde estão os recursos, por qual motivo foram debitados e, principalmente, quando serão efetivamente disponibilizados novamente.
Já se passaram CINCO DIAS desde o início dessa situação.
Não considero aceitável que uma conta empresarial tenha seus recursos integralmente indisponibilizados sem aviso prévio e permaneça nessa condição por tantos dias, sem que o banco apresente uma solução concreta, um prazo ou sequer um posicionamento conclusivo.
Essa situação está interferindo diretamente na operação da minha empresa. Possuo compromissos financeiros assumidos, pagamentos de fornecedores e demais obrigações que dependem desses recursos. A ausência de uma solução por parte do BTG está prejudicando não apenas a minha empresa, mas também terceiros que aguardam pagamentos que já deveriam ter sido realizados.
Reforço que venho buscando uma solução pelos canais de atendimento há cinco dias e, até agora, não recebi a atenção e a resolução compatíveis com a gravidade e urgência do caso.
Solicito, portanto, com URGÊNCIA:
1. A identificação formal do motivo do Débito SVR e da destinação integral dos valores;
2. A regularização e disponibilização imediata do saldo da empresa;
3. Uma explicação formal sobre a ausência de comunicação prévia a respeito dessa movimentação;
4. Um posicionamento conclusivo e um prazo concreto para resolução;
5. A devida apuração do ocorrido, considerando os prejuízos que essa indisponibilidade já está causando à minha empresa.
Não posso continuar aguardando indefinidamente por uma análise interna enquanto minha empresa permanece impossibilitada de utilizar recursos próprios e de cumprir compromissos financeiros.
Peço que este caso seja tratado como prioridade máxima e escalado imediatamente para a área responsável. Preciso de uma solução efetiva, e não apenas da informação de que o caso continua em análise.
Aguardo retorno e regularização com máxima urgência.
Atenciosamente,
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
BTG Pactual Empresas respondeu
30/09/2026 às 16:13
Olá, Mariana! Tudo bem?
Agradecemos o seu contato e a oportunidade de esclarecer o ocorrido.
No dia 18 de setembro, a inscrição do CNPJ da sua empresa constava com pendência junto à Receita Federal. Essa exigência de regularidade cadastral não é uma regra interna nossa, a Resolução CMN n 4.753/2019, que trata da abertura, da manutenção e do encerramento de contas de depósito, condiciona a manutenção e a movimentação da conta à regularidade e à atualização dos dados do titular. Enquanto a pendência existe, a conta fica restrita, e há um prazo regulatório de dez dias para a regularização. Como a pendência não foi resolvida dentro desse prazo, o saldo precisou ser destinado ao Sistema de Valores a Receber do Banco Central, mecanismo previsto na Resolução BCB n 168/2021, e é esse o lançamento que apareceu no seu extrato como Débito SVR, naquela data. Nenhuma quantia foi apropriada por esta instituição, o recurso seguiu integralmente vinculado à sua empresa, sob custódia em sistema do próprio Banco Central.
Regularizada a pendência na Receita Federal, o desbloqueio da conta foi processado.
Uma vez que o saldo é enviado ao Sistema de Valores a Receber, o caminho previsto é o resgate pelo próprio titular, diretamente junto ao Banco Central, com acesso por conta Gov.br. Para facilitar esse processo para você, colocamos à disposição a alternativa de solicitar a devolução por meio de uma carta TED.
Essa via exige uma etapa de conferência. Como o pedido autoriza a movimentação de recursos, a carta de TED passa por análise para confirmar que os dados apresentados são legítimos e pertencem efetivamente ao titular da conta, é uma verificação de segurança que existe justamente para proteger o seu patrimônio contra solicitações indevidas feitas em nome da sua empresa. No seu caso, algumas informações da carta precisaram ser esclarecidas, e essa validação foi concluída junto ao seu banker.
Concluída a conferência, o valor foi revertido e creditado de volta na sua conta aqui no BTG no dia 28/09, onde permanece integralmente disponível para movimentação. Não é necessário nenhum resgate junto ao Banco Central.
Sigo à disposição para o que você precisar na sua conta, e você também pode falar com a nossa equipe pelos canais oficiais do BTG Empresas:
3003-6299 para capitais e regiões metropolitanas
0800-777-6299 para demais localidades
WhatsApp (11) 3383-3336 ou e-mail [email protected].
Atenciosamente,
Anny
Equipe BTG Empresas