Reclamação não resolvidaNão resolvido

Pedido cancelado alegando que eu solicitei o cancelamento

Status da reclamação:
Reclamação não resolvidaNão resolvido

Realizei a compra de um Smartphone Samsung, um Galaxy Note 20 com cerca de 80% de desconto na Black Friday que ocorreu na última sexta-feira. Hoje, ao entrar no site e tentar acompanhar o pedido me deparei com o status do pedido como "Cancelado" e alegando que eu realizei o cancelamento. Ao entrar em contato com o SAC da empresa, passei essas informações para a atendente que me informou que no sistema constava um protocolo referente a esse cancelamento, onde eu solicitei este cancelamento. Ao questionar como proceder a atendente me orientou a realizar uma nova compra, porém o preço do produto já foi alterado e me recuso a pagar a mais em um novo pedido por um provável problema no sistema do lojista, já que eu não solicitei este cancelamento. Questionei a atendente se seria possível ela emitir um vale compras complementando a diferença do valor do produto e a mesma me informou que não seria possível. A atendente me informou que não poderia fazer nada pois o reembolso já havia sido realizado (que inclusive, ainda não foi). Depois de algum tempo de conversa tentando uma solução para o meu pedido, questionei a atendente sobre este protocolo de cancelamento, qual seria a origem, um contato por e-mail ou por ligação, por exemplo; já que se eu tivesse realizado eles teriam alguma comprovação. Após esse questionamento a atendente encerrou a chamada sem explicações. Realizei a gravação da chamada

Compartilhe

Resposta da empresa

04/12/2021 às 15:09

Olá, Brenno!

Aqui é Simone da Casas Bahia ,responsável por sua solicitação efetuada no site Reclame Aqui.

Primeiramente peço desculpas e reforço que de maneira alguma tivemos intenção em causar transtornos.

Conforme contato via mensagem privada, identificamos que você está em andamento por tratativa com outro órgão, os acionei internamente para obter mais detalhes .

Informamos o produto adquirido na condição comercial no dia 26/11/21 do Smartphone Samsung Galaxy Note20 Cinza 256GB, 8GB RAM, Tela Infinita de 6.7”, Câmera Tripla, Caneta S-Pen, Android 10 e Processador Octa-Core - Samsung por R$ 679,00 . (Não poderá ser mantida ), sendo que o valor real é de R$ 4.099,00 .

Podemos observar através de pesquisas de mercado, que nenhum estabelecimento comercializa o produto mencionado com este valor, o que evidência o que chamamos internamente de Erro Crasso.

A Casas Bahia sempre procura proporcionar o melhor preço para os seus consumidores, porém não será possível comercializar o produto mencionado neste valor.

Sua aquisição poderá ser feita nas condições disponibilizadas em nosso site.

Com isso ,informamos que o pedido foi cancelado e o estorno confirmado 29/11/21 junto administradora do cartão .

Pedimos desculpas pelo ocorrido ,não é essa experiência que queremos proporcionar aos nossos clientes .

Caso se faça necessário ,estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas .

Conte sempre comigo!
Simone
Casasbahia.com.br;
Dedicação Total a você

Réplica do consumidor

05/12/2021 às 19:02

Boa tarde Simone, tudo bem?
Tenho alguns questionamentos a respeito dessa alegação de erro crasso.
Primeiro, vocês estão alegando erro crasso, porém por qual razão no sistema consta que eu realizei o cancelamento do meu pedido? Se foi erro crasso, por qual motivo a loja não agiu com transparência e colocou isso no sistema?
Segundo, sobre esse trecho da resposta Podemos observar através de pesquisas de mercado, que nenhum estabelecimento comercializa o produto mencionado com este valor, o que evidência o que chamamos internamente de Erro Crasso. A compra foi realizada na black friday, o intuito desta data não é realmente a venda de produtos abaixo do preço de mercado?
Terceiro, no site de vocês, na semana da black friday havia um banner informando descontos de até 80%, e realizando uma rápida pesquisa de mercado, de acordo com uma plataforma de busca de preços (que não irei citar aqui por se tratar de uma réplica pública, mas que caso necessário tenho prints e posso comprovar), que nos informa o menor valor do produto sendo vendido em certas datas, podemos constatar que nos últimos 40 dias, o menor preço deste produto, em seu ponto mais alto no gráfico estava em R$3.486,60, já no ponto mais baixo (sem contar este suposto erro de vocês) estava em R$2.852,10. Então podemos considerar um valor médio, de menores preços, da seguinte nos últimos 40 dias da seguinte forma: (3.486,6 + 2.852,1 = 6.338,7) (6.338,7 / 2 = 3.169,35). Se pegarmos estes R$3.169,35 e subtrairmos os 80% de desconto que informava no site chegamos a um total de R$633,87, acima do valor pago, ou seja, o valor anunciado do produto estava dentro dos 80% de desconto anunciados para a black friday. Vocês prometem altas porcentagens de desconto e quando algum produto aparece alegam erro crasso? Como podemos averiguar se este produto não estava planejado pra receber este desconto?
Mais um questionamento é a respeito novamente do meu ponto principal, o cancelamento que consta como solicitado por minha pessoa. De acordo com o Artigo Quarto, do Código de Defesa do Consumidor, no inciso III, (III - harmonização dos interesses dos participantes das relações de consumo e compatibilização da proteção do consumidor com a necessidade de desenvolvimento econômico e tecnológico, de modo a viabilizar os princípios nos quais se funda a ordem econômica (art. 170, da Constituição Federal), sempre com base na boa-fé e equilíbrio nas relações entre consumidores e fornecedores;) As relações de consumos devem ser realizada com base na boa-fé de ambos (consumidor e fornecedor) e ocorre que a loja agiu de[Editado pelo Reclame Aqui] ao alegar que eu solicitei o cancelamento do meu pedido.
E apenas complementando, gostaria de citar o 35 Artigo do Código de Defesa do Consumidor, e com base no inciso I que diz:
Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:

I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;

Aparentemente o que está ocorrendo é que vocês estão se recusando a cumprir essa publicidade referente aos 80% de desconto, e com base no Artigo dito anteriormente solicito a entrega do produto, ou caso não seja possível, um valor referente a complementação do valor médio do produto para que realize a compra do mesmo em outro local

Réplica da empresa

06/12/2021 às 09:23

Olá, Brenno!


Aqui é Simone da Casas Bahia ,responsável por sua solicitação efetuada no site Reclame Aqui.

Primeiramente peço desculpas e reforço que de maneira alguma tivemos intenção em causar transtornos.

Conforme contato via mensagem privada, identificamos que você está em andamento por tratativa com outro órgão, os acionei internamente para obter mais detalhes .

Informamos o produto adquirido na condição comercial no dia 26/11/21 do Smartphone Samsung Galaxy Note20 Cinza 256GB, 8GB RAM, Tela Infinita de 6.7”, Câmera Tripla, Caneta S-Pen, Android 10 e Processador Octa-Core - Samsung por R$ 679,00 . (Não poderá ser mantida ), sendo que o valor real é de R$ 4.099,00 .


Podemos observar através de pesquisas de mercado, que nenhum estabelecimento comercializa o produto mencionado com este valor, o que evidência o que chamamos internamente de Erro Crasso.


A Casas Bahia sempre procura proporcionar o melhor preço para os seus consumidores, porém não será possível comercializar o produto mencionado neste valor.


Sua aquisição poderá ser feita nas condições disponibilizadas em nosso site.


Com isso ,informamos que o pedido foi cancelado e o estorno confirmado 29/11/21 junto administradora do cartão .


Pedimos desculpas pelo ocorrido ,não é essa experiência que queremos proporcionar aos nossos clientes .


Caso se faça necessário ,estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas .

Conte sempre comigo!

Simone
Casasbahia.com.br;
Dedicação Total a você

Réplica do consumidor

06/12/2021 às 09:38

Bom, vamos lá Simone. Já que você apenas copiou a sua resposta anterior, também me vejo no direito de copiar os meus questionamentos anteriores, que imagino que talvez nem tenha sido lido. No final da sua resposta temos a frase: Caso se faça necessário ,estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas . Cadê a sua disposição para responder os meus questionamentos realizados anteriormente? Segue novamente:

Boa tarde Simone, tudo bem?
Tenho alguns questionamentos a respeito dessa alegação de erro crasso.
Primeiro, vocês estão alegando erro crasso, porém por qual razão no sistema consta que eu realizei o cancelamento do meu pedido? Se foi erro crasso, por qual motivo a loja não agiu com transparência e colocou isso no sistema?
Segundo, sobre esse trecho da resposta Podemos observar através de pesquisas de mercado, que nenhum estabelecimento comercializa o produto mencionado com este valor, o que evidência o que chamamos internamente de Erro Crasso. A compra foi realizada na black friday, o intuito desta data não é realmente a venda de produtos abaixo do preço de mercado?
Terceiro, no site de vocês, na semana da black friday havia um banner informando descontos de até 80%, e realizando uma rápida pesquisa de mercado, de acordo com uma plataforma de busca de preços (que não irei citar aqui por se tratar de uma réplica pública, mas que caso necessário tenho prints e posso comprovar), que nos informa o menor valor do produto sendo vendido em certas datas, podemos constatar que nos últimos 40 dias, o menor preço deste produto, em seu ponto mais alto no gráfico estava em R$3.486,60, já no ponto mais baixo (sem contar este suposto erro de vocês) estava em R$2.852,10. Então podemos considerar um valor médio, de menores preços, da seguinte nos últimos 40 dias da seguinte forma: (3.486,6 + 2.852,1 = 6.338,7) (6.338,7 / 2 = 3.169,35). Se pegarmos estes R$3.169,35 e subtrairmos os 80% de desconto que informava no site chegamos a um total de R$633,87, acima do valor pago, ou seja, o valor anunciado do produto estava dentro dos 80% de desconto anunciados para a black friday. Vocês prometem altas porcentagens de desconto e quando algum produto aparece alegam erro crasso? Como podemos averiguar se este produto não estava planejado pra receber este desconto?
Mais um questionamento é a respeito novamente do meu ponto principal, o cancelamento que consta como solicitado por minha pessoa. De acordo com o Artigo Quarto, do Código de Defesa do Consumidor, no inciso III, (III - harmonização dos interesses dos participantes das relações de consumo e compatibilização da proteção do consumidor com a necessidade de desenvolvimento econômico e tecnológico, de modo a viabilizar os princípios nos quais se funda a ordem econômica (art. 170, da Constituição Federal), sempre com base na boa-fé e equilíbrio nas relações entre consumidores e fornecedores;) As relações de consumos devem ser realizada com base na boa-fé de ambos (consumidor e fornecedor) e ocorre que a loja agiu de [Editado pelo Reclame Aqui] ao alegar que eu solicitei o cancelamento do meu pedido.
E apenas complementando, gostaria de citar o 35 Artigo do Código de Defesa do Consumidor, e com base no inciso I que diz:
Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:

I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;

Aparentemente o que está ocorrendo é que vocês estão se recusando a cumprir essa publicidade referente aos 80% de desconto, e com base no Artigo dito anteriormente solicito a entrega do produto, ou caso não seja possível, um valor referente a complementação do valor médio do produto para que realize a compra do mesmo em outro local

Réplica da empresa

06/12/2021 às 13:40

Olá, Brenno!

Aqui é Simone da Casas Bahia ,responsável por sua solicitação efetuada no site Reclame Aqui.

Primeiramente peço desculpas e reforço que de maneira alguma tivemos intenção em causar transtornos.

Referente aos seus questionamentos envie uma mensagem privada com as respostas .

Como informamos o produto adquirido na condição comercial no dia 26/11/21 do Smartphone Samsung Galaxy Note20 Cinza 256GB, 8GB RAM, Tela Infinita de 6.7”, Câmera Tripla, Caneta S-Pen, Android 10 e Processador Octa-Core - Samsung por R$ 679,00 . (Não poderá ser mantida ), sendo que o valor real é de R$ 4.099,00 .

Podemos observar através de pesquisas de mercado, que nenhum estabelecimento comercializa o produto mencionado com este valor, o que evidência o que chamamos internamente de Erro Crasso.


A Casas Bahia sempre procura proporcionar o melhor preço para os seus consumidores, porém não será possível comercializar o produto mencionado neste valor.

Sua aquisição poderá ser feita nas condições disponibilizadas em nosso site.

Com isso ,informamos que o pedido foi cancelado e o estorno confirmado 29/11/21 junto administradora do cartão .


Pedimos desculpas pelo ocorrido ,não é essa experiência que queremos proporcionar aos nossos clientes .

Conte sempre comigo!

Simone
Casasbahia.com.br;
Dedicação Total a você

Consideração final do consumidor

06/12/2021 às 13:43

Empresa se nega a responder os questionamentos realizados. Erro de fácil contestação não existe em Black Friday! Atendimento horrível tanto por aqui quanto pelo SAC, irei buscar uma solução em outros meios

O problema foi resolvido?
Reclamação não resolvidaNão resolvido
Voltaria a fazer negócio?
Não
Nota do atendimento
0

Está com problemas com Casas Bahia - Loja Online?

Reclamar