Demora na vistoria e cobrança abusiva na conta de energia, mesmo com tarifa social.

Em réplica
Santarém - PA
24/08/2026 às 01:52
ID: 257189823
Pedi uma vistoria já tem mais de 1 mês e até agora nada. Engraçado que pra cortar nossa energia são bem rápidos. Fora que minha energia está no baixa renda e continua vindo um valor abusivo na conta , mesmo eu tendo só o básico em casa, passo o dia trabalhando e as vezes a noite tbm. Não tem como o meu consumo vir esses valores que estão vindo. Veio um valor menor só os dois primeiros meses do benefício , depois veio o mesmo valor de antes. No fim não adianta de nada essa tarifa social pq o valor q da fatura não condiz com o consumo real.
Compartilhe
Resposta da empresa
24/08/2026 às 10:09
Olá, Thaís Lana!
Espero que esteja tudo bem com você!
Meu nome é Thaisy e fui responsável pelo acompanhamento da sua manifestação registrada na plataforma Reclame Aqui.
Após análise em nossos sistemas e avaliação detalhada do histórico de consumo da sua unidade consumidora, verificamos que as leituras registradas estão corretas e apresentam progressão crescente, indicando que o consumo de energia foi medido de forma precisa ao longo do período analisado. Não foram identificados erros de leitura, falhas no sistema de medição ou qualquer irregularidade que justifique alteração no faturamento. Dessa forma, sua conta de energia foi emitida corretamente.
Ressaltamos que as leituras e o faturamento são realizados em conformidade com o art. 283 da Resolução Normativa ANEEL n 1.000/2021, que determina que o consumo de energia elétrica seja faturado com base nas leituras obtidas pelo sistema de medição, assegurando transparência e conformidade com a regulamentação vigente.
Esclarecemos ainda que o valor total da fatura não corresponde exclusivamente ao consumo de energia elétrica. Parte do montante é composta por tributos e encargos federais, estaduais e municipais, estabelecidos por legislação específica, cuja arrecadação não é definida pela Equatorial, embora esses valores componham o total da conta.
Compreendemos sua preocupação em relação ao aumento do consumo. Entretanto, como não foramidentificadas inconsistências na medição nem no cálculo da fatura, orientamos que seja realizada uma verificação das instalações elétricas internas por um profissional qualificado. Isso porque possíveis fugas de energia ou defeitos em equipamentos elétricos podem não ser perceptíveis, mas podem contribuir para o aumento do consumo registrado. Como exemplo, uma tomada com fuga de corrente pode gerar consumo de energia mesmo sem nenhum equipamento conectado.
Nesse contexto, destacamos que, conforme dispõe o art. 26 da Resolução Normativa ANEEL n 1.000/2021, a responsabilidade da distribuidora se estende até o ponto de entrega da energia elétrica, representado pelo medidor. A partir desse ponto, a manutenção e as condições da instalação elétrica interna são de responsabilidade do consumidor, incluindo aspectos relacionados aos equipamentos utilizados, às condições da rede interna e aos hábitos de consumo.
Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Caso precise falar conosco futuramente, conte com nossos canais de atendimento:
Central de Atendimento (ligação gratuita): 0800 091 0196
Assistente Virtual Clara (WhatsApp): (91) 3217-8200
Agência Web Equatorial Energia Pará: pa.equatorialenergia.com.br
Agências de Atendimento Presencial: conforme disponibilidade em sua região.
Atenciosamente,
Thaisy
Réplica do consumidor
24/08/2026 às 15:11
Minha fartura foi de 75/ 100 pra quase 200 reais e vc dizem que está certo? Mesmo estando cadastrado na tarifa social? Esse valor era o que eu pagava antes de ser baixa renda, estranho né? Só os os dois primeiros meses foi cobrado um valor mais baixo, depois só vem mais 100 sendo que eu passo o dia fora e as vezes a noite. Do que adianta cadastrar na tarifa social e continuar pagando os mesmos valores de quando não eram?