Cobrança indevida e falta de transparência na conversão de moeda em compra com máquina Cielo

Resolvido
Salvador - BA
28/12/2025 às 22:19
ID: 236063031
Hoje realizei uma compra com meu cartão internacional em uma máquina da Cielo. No momento do pagamento, a tela apresentou duas opções: R$ 33,39 ou USD 7.02.
Como meu cartão é internacional, optei por pagar em dólares, sem qualquer informação clara sobre a taxa de conversão aplicada. Apenas após a transação, ao analisar o comprovante, constatei que a Cielo aplicou uma taxa de conversão de 16% acima do câmbio, conforme consta no recibo (Wholesale rate + 16.00%).
No câmbio do dia, USD 7.02 equivaleria a aproximadamente R$ 39, valor muito superior ao preço em reais apresentado inicialmente. Em nenhum momento fui informado de forma clara, destacada e compreensível sobre essa taxa, o que caracteriza falta de transparência e indução ao erro.
Solicito esclarecimentos formais, revisão dessa prática e o estorno da diferença cobrada de forma abusiva, conforme os princípios do Código de Defesa do Consumidor, especialmente o dever de informação clara e adequada.
Compartilhe
Resposta da empresa
29/12/2025 às 09:49
Olá, Marcos
Em resposta à sua manifestação, gostaríamos de esclarecer que, de acordo com o contrato estabelecido, a Cielo não possui autorização para realizar tratativas com o portador do cartão (proprietário do cartão).
Conforme dito imprescindível confirmar dados sigilosos da conta do estabelecimento para prosseguir com a resolução do caso com total segurança e em conformidade com a legislação vigente. Portanto, solicitamos que o proprietário do estabelecimento entre em contato conosco através de um perfil próprio para garantir a segurança das informações dos dados.
Com o intuito de assegurar o melhor e mais adequado atendimento para você, recomendamos que entre em contato diretamente com o estabelecimento onde a compra foi realizada, ou com o banco emissor do seu cartão, para solucionar o problema mencionado.
Agradecemos sua compreensão, mas não podemos fornecer informações a terceiros.
Em caso de qualquer dúvida, estou disponível para ajudar através do campo Responder Empresa.
Atenciosamente,
Ricardo M
Reclame Aqui Cielo
Consideração final do consumidor
30/12/2025 às 11:36
Entrei em contato com meu cartão. A Cielo não está sendo transparente em transações com cartões internacionais.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
9