Cobrança indevida de contrato cancelado e negativação indevida

Resolvido
Rio de Janeiro - RJ
24/11/2025 às 13:38
ID: 232689661
Assunto: Solicitação de Regularização de Cobrança Indevida e Limpeza do Nome
Prezados(as),
Venho, por meio desta, manifestar minha profunda insatisfação e solicitar providências urgentes quanto a uma cobrança indevida vinculada ao antigo contrato n *****, cancelado junto à Net Claro no ano de 2021.
À época, realizei o cancelamento do contrato devido à mudança de endereço (*****), sendo imediatamente formalizado um novo contrato para o novo local de instalação. A última fatura referente ao contrato antigo foi corretamente paga em abril de 2021, encerrando, portanto, qualquer obrigação financeira relacionada a ele.
No entanto, para minha surpresa, em julho de 2025, foi emitido um novo boleto no valor de R$ 29,45 referente justamente a esse contrato finalizado há quatro anos. Somente percebi tal irregularidade após começar a receber e-mails de cobrança da Claro, Serasa e empresas terceirizadas.
Desde então, estou há aproximadamente dois meses tentando resolver a situação pelos canais de atendimento disponíveis, incluindo a central 10621, o número do departamento de cobrança 0800, e mais recentemente o 3003-0222. Em todas as tentativas, sou direcionado de um setor para o outro, sem que qualquer solução seja apresentada. A central informa que somente o departamento de cobrança pode resolver; o departamento de cobrança afirma que a responsabilidade é da central. Esse ciclo tem me deixado completamente impossibilitado de contestar uma dívida que não reconheço.
Ressalto que sou cliente Claro há quase 20 anos, e nunca imaginei enfrentar uma situação tão desgastante. No momento, encontro-me com o nome negativado por uma cobrança indevida, sem qualquer canal efetivo de resolução.
Diante do exposto, esta é minha última tentativa administrativa antes de acionar medidas jurídicas. Solicito, com urgência:
A imediata correção e cancelamento da cobrança indevida;
A retirada do meu nome de quaisquer órgãos de proteção ao crédito;
A regularização documental que comprove o encerramento dessa pendência.
Aguardo um retorno célere e uma solução definitiva para que possamos restabelecer a relação de confiança construída ao longo de tantos anos.
Ultimo protocolo aberto com a net claro: *****
Compartilhe
Consideração final do consumidor
24/02/2026 às 11:14
Um pouco demorado
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
7