Cobrança indevida de multa por portabilidade para outra operadora

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Guarulhos - SP

26/08/2025 às 12:08

ID: 225395661

Eu fiz portabilidade para a operadora VIVO, mas a CLARO me enviou uma fatura cobrando uma multa por quebra de contrato.
A cobrança de multa pela portabilidade da linha móvel para outra operadora é ilegal. A Resolução n 460 da Anatel proíbe a operadora de cobrar qualquer valor do usuário pela solicitação de portabilidade. A portabilidade é um direito do consumidor e não pode gerar custos adicionais.
Sendo assim, espero que - com essa reclamação - a CLARO resolva essa cobrança indevida o mais rápido possível, se não terei que formular uma reclamação na ANATEL e ajuizar uma ação de danos materiais e morais.
A portabilidade foi realizada no mês de Abril e eles continuam a me cobrar.

Compartilhe

Consideração final do consumidor

25/01/2026 às 20:17

Resolvido

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

2