Clínica Maia Taboão da Serra: Depressão agravada por preconceito e agressão física em tratamento desumano

Em réplica
Belo Horizonte - MG
12/06/2026 às 06:57
ID: 251193567
Essa reclamação é também uma exposição de fatos pessoais que julgo ser relevante para que nunca nem ninguém mais passe pelo que passei.
Precisei buscar tratamento clínico para minha grave depressão e encontrei na Clínica Maia Taboão da Serra um ambiente ainda mais depressivo. Os excessos que cometem e aos quais também sofri lembram colônias que já não são mais aceitas no Brasil, a dizer da última em Barbacena. Sofri preconceito, sofri agressão física e não acredito que assiste razão para que ainda exista tal tipo de tratamento ainda hoje. A clínica não quer a recuperação de ninguém. Ora, se um mês internado o plano de saúde ou mesmo particular, para o serviço ruim que prestam, recebem entorno de R$20k. Gostaria muito que as famílias ou até pessoas que se internam voluntariamente buscassem mais a saber sobre o local, pois se eu tivesse lido alguns comentários que já existem na Internet não teria ido pra lá. É por isso que eu faço essa reclamação, para endossar mais e mais o qual danoso pode ser o tratamento na Clínica Maia.
Compartilhe
Resposta da empresa
15/06/2026 às 16:18
Lamentamos que sua percepção sobre o período de internação tenha sido negativa. A Clínica Maia tem como compromisso oferecer assistência baseada em critérios técnicos, segurança do paciente, respeito à dignidade humana e cumprimento das normas que regem a assistência em saúde mental.
Em atenção às suas manifestações, esclarecemos que sua internação ocorreu em contexto de quadro psiquiátrico agudo, que demandou acompanhamento intensivo por equipe multiprofissional especializada. Durante o período de permanência, todas as condutas adotadas foram registradas em prontuário e realizadas de acordo com protocolos assistenciais e critérios técnicos de segurança.
Especificamente em relação à contenção mecânica, trata-se de medida utilizada apenas quando há risco iminente à integridade física do próprio paciente ou de terceiros, sempre observando os critérios clínicos e normativos aplicáveis.
Quanto às alegações de agressão física, preconceito ou condutas inadequadas por parte da equipe, após análise dos registros assistenciais e documentos institucionais, não foram identificados elementos que corroborem tais afirmações.
Ressaltamos ainda que a permanência na unidade foi interrompida por decisão dos responsáveis, apesar das orientações técnicas fornecidas pela equipe técnica naquele momento.
Respeitamos sua experiência e seu direito de manifestar sua opinião. Entretanto, entendemos ser importante esclarecer os fatos com base nos registros clínicos e assistenciais existentes. Permanecemos à disposição para eventuais esclarecimentos por nossos canais oficiais de atendimento.
Atenciosamente,
Clínica Maia
Réplica do consumidor
15/06/2026 às 16:36
Esclarece-se aqui que no prontuário a mim enviado na data de hoje fizeram omitir informações relevantes, o que pode eventualmente ser caracterizado como um [Editado pelo Reclame Aqui]. Fui chamado de "[Editado pelo Reclame Aqui]" pelo senhor Leandro.
Ademais, conforme a senhora Tatiane conversou com minha mãe, deveriam ter comunicado qualquer ocorrência daquela magnitude, ela se desculpou. Mas, com efeito é justamente a ocorrência que foi deliberadamente omitida do prontuário.
Réplica da empresa
16/06/2026 às 13:32
Prezado Rafael,
A Clínica Maia leva com extrema seriedade qualquer relato relacionado à conduta de colaboradores, respeito à dignidade dos pacientes e qualidade da assistência prestada.
As alegações apresentadas foram registradas e serão tratadas pelos canais institucionais competentes, com a devida análise dos documentos, registros assistenciais e informações disponíveis.
Por envolver questões relacionadas ao atendimento e ao prontuário médico, que estão protegidas por deveres legais de confidencialidade, a Clínica não realizará discussões adicionais sobre o caso em ambiente público.
Permanecemos à disposição dos envolvidos para os esclarecimentos cabíveis por meio dos canais oficiais de atendimento.
Atenciosamente,
Clínica Maia
Réplica do consumidor
18/06/2026 às 15:18
Em que pese a Clínica Maia dizer que será tratada por outros canais, não recebi nenhuma resposta da Ouvidoria a respeito das graves denúncias feitas por mim. Reitero meu grande sofrimento em buscar tratamento para depressão num ambiente caótico e depressivo.