Compra programada indevida e solicitação de estorno

Respondida
Rio de Janeiro - RJ
02/09/2026 às 08:07
ID: 258004223
Compra programada realizada indevidamente e solicitação de estorno
Prezados, bom dia!
Hoje recebi um e-mail informando que uma compra programada foi efetuada com sucesso. Ocorre que não possuo mais nenhuma compra programada ativa com a Cobasi, pois todas já foram canceladas.
A referida compra também não aparece no meu aplicativo, e não possuo mais nenhum cartão cadastrado na plataforma.
Diante disso, solicito o cancelamento imediato dessa compra e de qualquer outra compra programada que eventualmente ainda conste no sistema de vocês, uma vez que todas já foram canceladas.
Solicito também o estorno imediato do valor debitado hoje no meu cartão, referente a essa compra realizada indevidamente.
Peço, por gentileza, que verifiquem o ocorrido e me confirmem por escrito tanto o cancelamento quanto o estorno do valor.
Aguardo uma solução.
Compartilhe
Resposta da empresa
03/09/2026 às 16:40
Prezada Aline,
Meu nome é Adriana e faço parte do time de Ouvidoria da Cobasi.
Assim que recebemos sua manifestação, realizamos uma análise cuidadosa do ocorrido e, inicialmente, agradeço por nos sinalizar a situação. Lamentamos qualquer inconveniente ou surpresa ocasionada pela geração do novo pedido.
Identificamos que, em 01/08, durante a realização da compra, houve uma nova adesão à modalidade de Compra Programada, com recorrência definida para um mês.
Como a programação permaneceu ativa e, considerando a frequência selecionada, o sistema realizou automaticamente a geração de um novo pedido, que, conforme relatado em sua manifestação, não foi reconhecido por você.
Após identificarmos a situação, verificamos que a Compra Programada já foi cancelada. Dessa forma, não haverá novas recorrências ou cobranças relacionadas a essa programação.
Quanto ao novo pedido gerado, informamos que o cancelamento da cobrança já foi solicitado junto à administradora do cartão. Para seu acompanhamento e maior transparência, o respectivo comprovante foi encaminhado por mensagem privada, em 02/09.
Reforçamos que sua manifestação foi tratada com a devida atenção e que, neste momento, a programação encontra-se cancelada, não havendo previsão de novas cobranças decorrentes dessa recorrência.
Esperamos que os esclarecimentos e as providências adotadas contribuam para a resolução da situação e agradecemos pela oportunidade de esclarecer o ocorrido.
Atenciosamente,
Ouvidoria Cobasi
Atendimento | Reclame Aqui
Adriana