VENDEM NOTAS ANTIGAS DE LIBRA ESTERLINA QUE NÃO SÃO ACEITAS NO REINO UNIDO

Travelex Confidence
09/05/2022 às 10:42

Enviei o e-mail abaixo para a Ouvidoria da Travelex Confidence em 03/05/2022

Boa tarde,

Gostaria de apresentar reclamação acerca de compra de libras esterlinas em espécie.

Nos dias 03/01/2022 e 14/01/2022, realizei compra de GBP 500.00 em cada um desses dias, totalizando GBP 1000.00. Recebi notas de GBP 50.00, GBP 20.00 GBP 10.00.

Qual não foi a minha surpresa, ao chegar no destino em Londres e tive minhas notas de papel negadas ao realizar a compra em uma loja. A atendente me informou que o governo do Reino Unido realizou a troca das moedas de papel pelas de polímero, conforme se atesta no site do Bank of England: https://www.bankofengland.co.uk/banknotes/exchanging-old-banknotes.

Fui orientada pela atendente da loja a realizar a troca das notas antigas em um banco, no entanto, ao chegar no banco fui informada pela funcionária, que a troca das notas somente poderia ser realizada caso eu tivesse uma conta naquele banco. Como fui como turista, obviamente eu não tinha conta naquele banco. Assim, eu só poderia realizar a troca das moedas caso realizasse o depósito em conta jurídica (Pelas normas bancárias britânicas, não é possível um terceiro depositar dinheiro em conta de pessoa física, apenas jurídica) . Somente assim eu conseguiria realizar a troca das notas antigas.

Conclusão: Precisei pedir favor ao meu senhorio do Airbnb no qual estava hospedada, para realizar o depósito em conta jurídica e assim ele conseguiu realizar a troca das notas. Eu estava correndo o risco de ficar sem dinheiro algum durante a minha estadia e precisei tomar essa decisão arriscada, depositando dinheiro na conta de um estranho, correndo o risco de ficar sem meios de me manter, caso esse senhor não tivesse a bondade de me ajudar.

Informo que EM NENHUM MOMENTO A CONFIDENCE RIBEIRÃO SHOPPING ME INFORMOU QUE AS NOTAS EM PAPEL PODERIAM SER RECUSADAS.

PERDI BOA PARTE DA MINHA VIAGEM RESOLVENDO UM PROBLEMA QUE PODERIA SER FACILMENTE EVITADO, CASO A CONFIDENCE RIBEIRÃO SHOPPING TIVESSE SIDO ÉTICA E TRANSPARENTE ME INFORMANDO DOS PROCEDIMENTOS PARA TROCA DAS NOTAS NO REINO UNIDO, OU ME VENDIDO APENAS AS NOTAS FEITAS DE POLÍMERO (O QUE EU JULGO SER O MAIS CORRETO).

Na data de hoje eu recebi a seguinte resposta:

Após analise interna, recebemos a informação que a partir de fevereiro/2022 deixamos de vender as notas antigas, pois as notas deixariam de ser aceitas no exterior a partir no mês 10/2022.

Lamentamos sinceramente o transtorno enfrentado, e desconhecemos realmente o motivo da não aceitação das notas, em vista do prazo divulgado.

Finalizamos a Ouvidoria agradecendo o seu contato, pois é muito importante para oferecermos uma experiência cada vez melhor.

Qualquer dúvida adicional ficamos à disposição.

OU SEJA,

desconhecem "o motivo da não aceitação das notas, em vista do prazo divulgado.", mas também não me demonstram nenhum documento que corrobore com essa alegação.

NÃO COMPREM MOEDA COM A TRAVELEX CONFIDENCE E NÃO ACEITEM LIBRA ESTERLINA EM PAPEL.

ALIÁS, NEM É MAIS NECESSÁRIO LEVAR PAPEL MOEDA PARA O REINO UNIDO (ENTRE OUTROS PAÍSES), FAÇAM UMA CONTA NA WISE E SAQUEM O DINHEIRO LÁ FORA. AS TAXAS SÃO MUITO MENORES E É MUITO MAIS SEGURO ANDAR COM CARTÃO QUE É ACEITO EM TODOS OS LUGARES.

COMPRAR MOEDA EM PAPEL É FURADA, APRENDI ISSO DA PIOR MANEIRA. É CARO E SÓ DÁ DOR DE CABEÇA.

FAÇAM CONTA NA WISE E SAQUEM O DINHEIRO NO EXTERIOR!!!!!!!

13/05/2022 às 16:10

Prezada Sra. Renata, boa tarde.

Tentamos contato algumas vezes através do telefone informado, mas sem sucesso.

A instrução oficial que temos pode ser confirmada no site oficial do Banco Central da Inglaterra:

Conforme informado via e-mail, ficamos a disposição caso possamos ainda auxiliar.

Att
Grupo Travelex Confidence

16/05/2022 às 10:42

MAGICAMENTE, depois de expor a reclamação no ReclameAqui, se propuseram a trocar as notas (o que não faz nenhum sentido, uma vez que eu precisei me VIRAR em Londres para me livrar dessas notas por lá senão eu não teria dinheiro para me manter). Assim, as respostas foram vagas, só me passaram informações que eu já sabia, mas não informaram a razão de vender essas notas de papel sem informar os clientes da possibilidade dessas notas não serem aceitas.

Segue o e-mail que me enviaram:

Verificamos internamente e nosso banco confirmou que a instrução oficial que temos é a do Banco Central da Inglaterra, onde pode ser confirmaado [sic] que a data limite para utilização das notas seria 30 de setembro de 2022:

Ainda assim, caso a senhora ainda possua algumas das notas e deseje trocar, por favor nos informe qual seria a loja mais próxima para que possamos coordenar.

Finalizamos a manifestação nos colocando à disposição para qualquer esclarecimento adicional.

RESUMO:

FAÇAM CONTA NA WISE ( OU NO BANCO N26, POIS EM BREVE TAMBÉM COMEÇARÁ A OPERAR NO BRASIL E O FUNCIONAMENTO É PARECIDO COM O DA WISE).
NESSES BANCOS A COTAÇÃO É A COMERCIAL E AS TAXAS BEM MENORES...

COMPRAR PAPEL MOEDA É PASSADO!!

FUJAM DA CONFIDENCE!!!!

Está com problemas com Travelex Confidence?