Respondida

Cliente alega cobrança indevida de custas judiciais e bloqueio na emissão de boletos pela Bancorbrás.

Consórcio Nacional Bancorbrás

cidade: Brasília

O que aconteceu

Sou cliente do consórcio de imóvel da Bancorbrás e venho por meio desta expor o descaso e as práticas abusivas que estou enfrentando por parte da administradora e da sua assessoria de cobrança terceirizada (Funchal).

Tenho total boa-fé e inteira intenção em regularizar e manter os pagamentos do meu contrato em dia, porém a própria empresa está impedindo a quitação voluntária das parcelas:

Bloqueio na Emissão de Boletos: O portal da Bancorbrás impede a emissão direta dos meus boletos em atraso (incluindo a parcela recém-vencida neste mês). O sistema trava a emissão para forçar o consorciado a negociar exclusivamente via assessoria terceirizada.

Cobrança Abusiva de Custas Jurídicas Inexistentes: A cobrança me enviou um demonstrativo exigindo o pagamento de quase R$ 3.000,00 referente a supostas "custas decorrentes da distribuição de ação judicial". No entanto, após consulta formal junto aos sistemas do Tribunal de Justiça por meu documento, foi verificado que NÃO EXISTE NENHUM PROCESSO JUDICIAL DISTRIBUÍDO. A empresa está cobrando por custas de um processo inexistente, prática totalmente abusiva e vedada pelo Código de Defesa do Consumidor.

Resposta idêntica dos canais oficiais e da empresa contratada: já tentei a negociação através dos mais diversos canais da Bancorbrás - Central de Atendimento, Ouvidoria - e com a própria assessoria de cobrança solicitando os boletos devidamente corrigidos, mas as respostas são copia e cola em todos os meios de comunicação, ou seja, só há uma forma de pagar, sem espaço para qualquer tipo de negociação.

Solicito a intervenção imediata da Bancorbrás para que façam a retirada e o expurgo das taxas jurídicas e cobranças indevidas, disponibilizando os boletos com os valores corretos para que eu possa exercer meu direito de efetuar o pagamento.

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. Consórcio Nacional Bancorbrás respondeu

    03/09/2026 às 16:01

    Prezado Sr. Carlos,

    Agradecemos a oportunidade de prestar os devidos esclarecimentos acerca de sua manifestação.

    Conforme tratativas realizadas por telefone, foram prestados os esclarecimentos pertinentes e apresentadas as alternativas disponíveis para regularização da cota, incluindo o detalhamento dos valores envolvidos e as condições para quitação do débito, que foi devidamente realizado.

    Ratificamos que os valores questionados referem-se às despesas decorrentes do procedimento extrajudicial de consolidação da propriedade fiduciária, conforme previsto no Contrato de Participação em Grupo de Consórcios por Adesão.

    Reiteramos nosso compromisso com a transparência e permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais, por meio de nossos canais oficiais de atendimento.

    Central de Relacionamento

    E-mail: [email protected]

    Telefone: 0800 726 8484

    www.bancorbrasconsorcios.com.br