Purificador de água tem vazamento toda vez em que o refil é trocado desde que foi adquirido

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Brasília - DF

15/08/2023 às 22:15

ID: 170211991

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Adquiri o purificador de água Consul modelo CPB36ABBNA em 14/12/******* e fiz sua instalação. O equipamento funcionou perfeitamente e sinalizou a sua necessidade de troca de refil por uso em setembro/*******, conforme previsto no manual. Adquiri um refil original CIX01 da mesma marca e realizei o procedimento de troca conforme a instrução, sem pular nenhuma etapa. O equipamento apresentou vazamento pelo ponto em que serve a água logo após a troca. Abri o protocolo de atendimento******* e acionei a garantia. A assistência técnica retirou o equipamento de minha residência para análise, diagnosticou uma válvula interna com defeito e a trocou em garantia (sem custos) após quase um mês entre o início do atendimento e a resolução da situação (de 28/09/******* até 19/10/*******), o que eu considero um tempo elevado para se trocar uma válvula. A assistência técnica alegou que não dispunha da peça para reposição e teve de aguardar a fábrica. O equipamento voltou funcionando perfeitamente e a equipe técnica que me atendeu confirmou que o refil adquirido estava correto, que não havia nenhuma inconformidade na parte técnica da instalação do equipamento em minha residência e que o procedimento que eu mostrei que fiz estava correto e conforme a instrução. Entendi que apenas tinha dado azar à ocasião e a situação estaria resolvida. O equipamento funcionou normalmente e sem vazamentos até o dia 29/07/*******, quando fiz uma nova troca de refil por outro original da Consul CIX01 (mesmo modelo da troca anterior), já tomando ainda mais cuidado na execução do procedimento para mitigar qualquer chance de problema. Novamente vazamento no mesmo ponto imediatamente após a substituição do refil. Abri o protocolo de atendimento******* no mesmo dia, aguardei a equipe da assistência técnica vir em minha residência diagnosticar o problema após eu já relatar o histórico do problema logo na abertura do protocolo via página da Consul na Internet. A visita ficou agendada para o dia 02/08/*******. No dia 01/08/*******, uma equipe da Consul entrou em contato comigo para ouvir mais detalhes do problema. Passei todo o detalhamento e minha frustração, já que este modelo de purificador é um dos mais caros do mercado e eu sabia que não tinha nada errado com a execução de um procedimento tão simples de troca de refil, eu não poderia ter problema em *******% das vezes das trocas desde que adquiri o produto. O contato foi só para ouvir mesmo, porque a equipe que me atendeu disse que não poderia fazer nada e se colocou à disposição (não sei exatamente para o quê). No dia 02/08/*******, a visita da assistência técnica aconteceu e, mais uma vez, confirmou que não havia problemas na instalação do equipamento, que o modelo de refil estava correto, que o procedimento que demonstrei para o técnico estava correto e que, mais uma vez, o problema seria uma válvula, muito provavelmente a mesma do primeiro atendimento. Quando eu o questionei o porquê de estar novamente com o mesmo problema em um procedimento tão simples (e sem outra maneira de executar - o refil só encaixa de uma maneira no equipamento), ele me disse que não fazia a menor ideia da causa. O técnico foi embora sem levar o meu equipamento (disse que não havia necessidade) e depois não recebi mais contatos. Entrei em contato com a Consul pelo número ************** em 08/08/******* questionando quando eu receberia um retorno ou o orçamento, o atendente me informou que fiquei sem contato porque não sabia se eu iria querer seguir com o reparo. Como eu iria saber se iria querer o reparo se não recebi nenhum orçamento? Aí ele gerou um novo protocolo de atendimento*******) agendando uma nova visita. Reclamei da situação e manifestei minha indignação sobre como a mesma válvula dar defeito sem que eu tivesse culpa. Pela primeira vez oficializei (não manifestei esta ideia em nenhum contato anterior) que eu entendia que isso seria um defeito de fabricação, e que eu queria uma garantia de que isso não mais aconteceria neste reparo (garantia assegurada que se houvesse novo vazamento, eu não teria custos em um eventual novo reparo) ou um equipamento novo, deixando claro que não tinha nenhuma intenção de tirar vantagem da situação (aliás, que vantagem eu poderia ter em trocar um equipamento por outro igual depois de todo este transtorno?). Ele disse que não poderia fazer nada, que a engenharia da Consul já havia recusado a substituição do equipamento no processo interno (mesmo sem eu ter solicitado até este contato) e que eu só deveria aguardar o novo atendimento. Nesse contato também descobri que não há ouvidoria para que eu reclamasse do atendimento na Consul, o SAC é apenas para que eu trate o problema e agende a visita ou não. No dia 10/08/*******, o técnico que me atendeu na primeira visita entrou em contato comigo via Whatsapp e me passou o orçamento da válvula defeituosa: INACREDITÁVEIS R$ *******,00! Para uma única válvula! Recusei a troca por conta do valor completamente fora da realidade e o protocolo foi dado como cancelado. No dia 11/08/*******, novamente uma equipe da Consul entrou em contato comigo para verificar minha avaliação sobre o atendimento. Detalhei novamente toda a minha insatisfação e, novamente, se colocou à disposição (não sei exatamente para o quê) e disse que não poderia fazer nada, apenas registrar minhas observações. Então hoje estou fazendo a reclamação de uma situação que, claramente é um defeito de fabricação, pois como um equipamento deu o mesmo defeito INTERNO, em um componente ao qual nem se tem acesso físico sem a desmontagem do aparelho, em *******% das vezes em que houve substituição de refil, um procedimento corriqueiro e previsto pelo próprio fabricante do equipamento, sendo que a instalação do purificador está perfeita? Caso a Consul insista que não é defeito de fabricação, registro aqui para quem for adquirir o purificador de água Consul CPB36ABBNA que ele é de péssima qualidade, pois pode quebrar em um procedimento que nem tem como ser executado equivocadamente (pois o refil só encaixa de uma única maneira) e te deixar na mão, mesmo sendo um dos modelos mais caros do mercado. Então, como já percebi que a Consul provavelmente vai entrar em contato comigo novamente para tentar explicar que não vai poder fazer nada e que, resumidamente, dei azar e vou ter que amargar o prejuízo, já vou adiantando que qualquer contato que não vá providenciar a substituição do meu equipamento por um NOVO de mesmo modelo, ou GARANTIR que o reparo da válvula nunca mais será necessário por motivo de substituição de refil (ou seja, se pifar de novo desta maneira, vão consertar sem custos - e não pagarei os R$ *******,00 em hipótese alguma), não vai adiantar nada e não vou dar a situação como resolvida nem aqui nem em nenhum canal. Situação simples: ou há defeito de fabricação (aí eu teria de receber um equipamento novo) ou a qualidade do equipamento é ruim (tem de ficar consertando toda hora), não tem mais o que argumentar.

Compartilhe

Resposta da empresa

18/08/2023 às 12:11

Olá Angelo boa tarde!

Sou Daiane e em nome da marca Consul, informo que sua manifestação está em atendimento no protocolo*******.

Vi aqui que seu produto está fora do prazo de garantia legal (12 meses), pois sua compra foi em 12.*******. Mas, lhe asseguro que, como marca, prestaremos todo o auxílio possível até que seu problema seja resolvido. Estarei contigo a partir de agora, e me comprometo a buscar as respostas necessárias para resolver seu caso da melhor forma possível. Vou verificar agora com a pessoa responsável por este tema como posso lhe ajudar.

Por se tratar de um produto fora de garantia, a tratativa será por meio de uma assistência técnica credenciada. Encaminhei uma mensagem privada com mais detalhes, onde você pode nos contatar sempre que necessário.

A Brastemp trabalha em parceria com o Reclame Aqui e sempre que precisar, entre em contato conosco.

Sempre que precisar, me acione por mensagem privada aqui ou nos telefones ******* ******* (consumidores das Capitais e Regiões Metropolitanas) e ******* ******* ******* (demais localidades).

Atenciosamente,
Daiane
Atendimento Consul

Réplica da empresa

30/08/2023 às 14:03

Olá Angelo, boa tarde!

Referente a sua manifestação, estamos aguardando a autorizada realizar os procedimentos que engenharia solicitou, assim que tivemos informações retornaremos o contato.

Ficamos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos por meio dos nossos canais de atendimento.

Sempre que precisar, entre em contato conosco pelos telefones ******* - ******* (consumidores das Capitais e Regiões Metropolitanas) e ******* ******* ******* (demais localidades).

Atenciosamente,
Daiane
Atendimento ao Consumidor Consul

Réplica da empresa

11/09/2023 às 13:15

Olá Angelo, boa tarde!

Aproveitamos este canal para reforçar nossa disponibilidade de esclarecer qualquer dúvida sobre nossos produtos e serviços.

Referente a sua manifestação, conforme conversamos, foi realizado o atendimento técnico de reparo do produto, através do protocolo de*******, o mesmo está funcionando normalmente.

As condições da nossa tratativa estão em total conformidade com os requisitos legais, sendo realizado o reparo, concluído o atendimento no menor prazo possível (o Código de Defesa do Consumidor concede ao fabricante o prazo de 30 dias para a solução de defeitos de fabricação contados a partir do contato para solicitação de atendimento). Garantimos a qualidade da solução com a reposição de peças originais e mão de obra *******% qualificada.

Esperamos ter conseguido auxiliá-lo e, por favor, sinta-se à vontade para nos procurar sempre que necessário pelos telefones******* ou ******* ******* *******.

Atenciosamente,
Daiane
Atendimento ao Consumidor Consul

Consideração final do consumidor

13/09/2023 às 22:00

O problema foi resolvido. Não dei nota máxima pois só consegui o benefício após reclamação neste site. Após receber o equipamento da assistência técnica, simulei as trocas de refil mais de 5 vezes e o problema não voltou a acontecer. Portanto estou satisfeito com a solução que foi dada pela empresa e entendo que o problema está resolvido.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

8