Solicitação de cancelamento de débito automático e emissão de boletos para empréstimo CREFISA.

Não respondida
Belford Roxo - RJ
30/08/2026 às 12:44
ID: 257748685
CREFISA CANCELAMENTO DO DÉBITO AUTOMÁTICO E SOLICITAÇÃO DE PAGAMENTO POR BOLETO
Venho, por meio desta reclamação, solicitar formalmente à CREFISA o cancelamento/revogação da autorização de débito automático vinculada ao meu contrato de empréstimo, bem como a disponibilização das parcelas futuras para pagamento por boleto bancário, ou outro meio de pagamento que não implique débito automático diretamente em minha conta.
Deixo absolutamente claro que não estou solicitando o cancelamento da dívida, tampouco me recusando a pagar o empréstimo. Ao contrário: continuo reconhecendo a obrigação contratual e tenho interesse em manter os pagamentos regularmente, porém não desejo mais utilizar o débito automático como modalidade de pagamento.
Trata-se, portanto, de uma solicitação referente exclusivamente à forma de pagamento, com a finalidade de revogar a autorização anteriormente concedida para que os valores sejam descontados automaticamente da minha conta.
\***** respaldo na regulamentação do Banco Central do Brasil, que reconhece a possibilidade de cancelamento da autorização de débito automático. Especificamente nas operações de crédito, o cancelamento deve ser solicitado à própria instituição destinatária.
Além disso, a Lei n 15.252/2025 reforçou a proteção do consumidor nas operações de crédito, estabelecendo que o débito automático depende de prévia e expressa autorização do tomador do crédito e contemplando a possibilidade de revogação dessa autorização, conforme a regulamentação aplicável.
Também fundamento minha solicitação nos direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor Lei n 8.078/1990, especialmente:
* Art. 6, III direito à informação adequada e clara sobre os serviços contratados;
* Art. 6, IV proteção contra práticas abusivas e métodos comerciais coercitivos ou desleais;
* Art. 39 vedação de práticas abusivas;
* Art. 51, IV nulidade de cláusulas que estabeleçam obrigações abusivas ou coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, incompatíveis com a boa-fé e a equidade;
* Arts. 52 e 54-B a 54-D disposições relacionadas à transparência, informação e proteção do consumidor nas operações de crédito.
Dessa forma, SOLICITO À CREFISA:
1. O imediato cancelamento/revogação da autorização de débito automático vinculada ao meu contrato;
2. Que as parcelas futuras não sejam mais debitadas automaticamente da minha conta após o processamento desta solicitação;
3. A disponibilização de boletos bancários para pagamento das parcelas vincendas, mantendo-se os valores e vencimentos originalmente previstos no contrato;
4. A confirmação formal, por escrito, de que a autorização de débito automático foi efetivamente cancelada;
5. Que a alteração da forma de pagamento não seja utilizada como fundamento para caracterizar inadimplemento, considerando que estou expressamente solicitando um meio alternativo para continuar realizando os pagamentos;
6. Caso a CREFISA entenda que não pode disponibilizar boleto ou outro meio alternativo de pagamento, solicito que apresente fundamentação contratual e jurídica específica, indicando expressamente qual cláusula contratual ou dispositivo legal impediria o atendimento desta solicitação;
7. Que eventual negativa seja apresentada de forma clara, objetiva e devidamente fundamentada.
Reitero: não estou tentando deixar de pagar o empréstimo. Quero continuar honrando regularmente minhas obrigações, apenas não autorizando mais que as parcelas sejam retiradas automaticamente da minha conta.
TENTATIVA DE SOLUÇÃO ADMINISTRATIVA
Ressalto que esta reclamação representa uma tentativa de solucionar a questão de forma administrativa, consensual e extrajudicial, antes da adoção de qualquer medida judicial.
Minha intenção, neste momento, é resolver a situação diretamente com a CREFISA, de maneira simples e sem a necessidade de intervenção do Poder Judiciário. Estou dando à instituição a oportunidade de analisar a solicitação, cancelar o débito automático e disponibilizar um meio alternativo para que eu possa continuar pagando regularmente o contrato.
Portanto, a judicialização não é minha primeira opção. Estou buscando, neste momento, uma solução administrativa e razoável.
Entretanto, caso a CREFISA não resolva a questão administrativamente, recuse injustificadamente o cancelamento da autorização, mantenha débitos automáticos após a revogação ou deixe de disponibilizar meio adequado para que eu possa continuar pagando regularmente as parcelas, buscarei a tutela dos meus direitos pela via judicial, sem prejuízo das demais medidas administrativas cabíveis.
Nesse eventual cenário, poderei apresentar ao Poder Judiciário toda a documentação referente a esta tentativa de solução extrajudicial, incluindo a presente reclamação, protocolos, comprovantes e a resposta fornecida pela instituição, demonstrando que busquei previamente uma solução amigável antes de recorrer à Justiça.
Espero, portanto, que a CREFISA analise a presente solicitação com atenção e resolva a questão de forma administrativa, evitando a necessidade de judicialização.
Aguardo a confirmação formal do cancelamento do débito automático e a disponibilização dos boletos para que eu possa continuar efetuando normalmente os pagamentos do contrato.
IMPORTANTE:
A própria CREFISA disponibiliza em seu site informações específicas sobre o cadastro de débito automático para pagamento de seus empréstimos, o que demonstra que essa modalidade de pagamento está vinculada à autorização do cliente.
Dessa forma, se o débito automático depende de uma autorização do consumidor, é igualmente necessário respeitar a manifestação expressa do cliente quando este decide REVOGAR essa autorização.
Não estou me recusando a pagar o empréstimo. Estou apenas solicitando que o pagamento deixe de ocorrer por débito automático e passe a ser realizado por BOLETO BANCÁRIO, mantendo integralmente minha obrigação de pagamento.