Não resolvido

Retenção abusiva: Doutores da Web enrola cancelamento para cliente idoso após 7 anos de contrato!!

Doutores da Web

cidade: São Paulo

O que aconteceu

Sou proprietário da empresa PETHISKO'S DA QUADRA LTDA e tenho 7 anos de contrato mantidos de forma pontual com a Doutores da Web (IdealTrends). Sou um consumidor idoso (mais de 70 anos) e solicitei formalmente o cancelamento definitivo dos serviços prestados.

O meu período original de fidelidade de 24 meses (Item 4) encerrou-se em julho de 2021. Portanto, o contrato vigora por prazo indeterminado, e cumpri o aviso prévio formalizado com meses de antecedência (desde junho/2026).

Mesmo assim, a empresa vem praticando retenção abusiva, insistindo em ligações telefônicas, "reuniões de alinhamento" e ameaçando cobranças de multas indevidas em desacordo com as Cláusulas H e I1 do próprio contrato que assinei. Minha filha está me auxiliando na condução deste caso exatamente devido a esse desgaste desnecessário e desrespeitoso.

No dia 05/10/2026, o gestor do projeto Leonardo Bezerra admitiu via mensagem de WhatsApp que a Ouvidoria registraria o cancelamento e enviaria a respectiva carta. Estabelecemos o prazo limite de 06/10/2026 para o envio do Termo de Distrato sem ônus, que foi sumariamente descumprido por eles.

Destaco ainda que o sistema de faturamento da empresa gerou indevidamente uma nova fatura/ordem de serviço (OS 18892) com vencimento em 20/10/2026. Informo desde já que esta cobrança é indevida, visto que o cancelamento foi solicitado com meses de antecedência, e não será paga.

Trata-se de uma postura comercial predatória e abusiva. A empresa age como verdadeira 'sanguessuga' financeira, onde o respeito ao cliente, à vontade do consumidor e à legislação ficam em último lugar. Um cliente de 7 anos de casa é tratado com total descaso e retenção forçada, apenas com o intuito de arrancar valores indevidos de um senhor idoso.

AVISO PRÉVIO SOBRE A RESPOSTA PADRÃO DA EMPRESA:

Já conheço o histórico de respostas genéricas da Doutores da Web nesta plataforma. Deixo claro desde já que NÃO ACEITAREI NENHUMA LIGAÇÃO TELEFÔNICA OU REUNIÃO VERBAL. Ninguém é obrigado a permanecer amarrado a um serviço que não deseja mais. Exijo unicamente o envio do Termo de Distrato/Cancelamento sem ônus assinado para o meu e-mail e a confirmação de baixa no sistema.

Qualquer tentativa de contato por telefone será ignorada e replicada nesta mesma queixa.

Aguardo o documento formal por e-mail.

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. Doutores da Web respondeu

    08/10/2026 às 09:17

    Olá, Paulo Samuel Felipe !

    Lamentamos os transtornos relatados e informamos que sua manifestação está sendo acompanhada por nossa equipe.

    Estamos tentando contato para compreender melhor os pontos apresentados e direcionar a solicitação à área responsável para a devida análise e tratativa. Até o momento, não obtivemos retorno aos contatos realizados.

    Para facilitar o contato, nossa equipe também está disponível pelos seguintes canais:

    Central de Atendimento: (11) 4862-1063

    WhatsApp: (11) 3540-0965

    Horário de atendimento: das 9h às 18h.

    Assim que recebermos as informações necessárias, daremos continuidade à análise e às tratativas cabíveis, buscando prestar os devidos esclarecimentos de forma adequada e transparente.

    Agradecemos pela compreensão e permanecemos à disposição.

    Atenciosamente,

    Equipe de Atendimento Doutores da Web

  2. Consumidor respondeu

    08/10/2026 às 10:53

    Essa alegação de que "não obtiveram retorno" é uma inverdade pública. Vocês entraram em contato via WhatsApp e RESPONDI PRONTAMENTE, reiterando exatamente o que é exigido desde o início.

    Não há "análise" a ser feita. O histórico é claro e documentado:

    Nosso contrato vigora por prazo indeterminado desde 07/2021, sem qualquer fidelidade ou multa rescisória, pois cumprimos os 24 meses previstos. Estamos há SETE ANOS levando vocês nas costas.

    O pedido de cancelamento definitivo foi formalizado há meses (junho/2026) mas vocês usaram táticas ilegais, prendendo o cliente, afirmando que teríamos que continuar pagando até dezembro. Isso foi desmontado, o pedido formal e definitivo de cancelamento foi feito e confirmado pelo gestor Leonardo Bezerra em 05/10/2026, com promessa de envio do distrato até 06/10/2026, prazo que vocês descumpriram.

    Lançaram indevidamente a cobrança OS 18892 (R$ 791,81), sob ameaças de multa por parte da Ouvidoria.

    Exigimos unicamente:

    - O envio do Termo de Distrato / Cancelamento definitivo sem ônus;

    - A baixa/cancelamento imediato da cobrança OS 18892.

    Isso é exatamente o que foi respondido prontamente hoje no WhatsApp quando vocês nos chamaram hoje pela manhã, MUITO ANTES de virem aqui alegar falsamente que "não obtiveram retorno". Essa conduta de tentar distorcer os fatos publicamente para parecerem prestativos só comprova a má-fé com que vêm tratando o caso.

    Não estou nem pedindo o ressarcimento pelos meses que me amarraram ilegalmente. Simplesmente cumpram com honestidade essa última etapa.

    Não faremos negociações por telefone. O canal para a solução é o registro desta reclamação e a notificação do Procon-SP. Aguardamos o envio dos documentos.

  3. Doutores da Web respondeu

    08/10/2026 às 11:45

    Olá, Paulo Samuel Felipe.

    Entendemos os pontos apresentados e agradecemos pelo retorno.

    Gostaríamos apenas de esclarecer que realizamos tentativas de contato por telefone, e-mail e WhatsApp. Nosso primeiro contato foi realizado logo no início do horário de atendimento, às 9h, e, assim que recebemos sua resposta pelo WhatsApp, demos andamento à tratativa por esse canal.

    As informações apresentadas foram direcionadas às áreas responsáveis e estamos trabalhando internamente para viabilizar a conclusão da sua solicitação da melhor forma possível.

    Nosso objetivo é conduzir o caso com transparência, responsabilidade e respeito, buscando uma devolutiva definitiva quanto aos pontos mencionados. Assim que tivermos a posição das áreas envolvidas, retornaremos com a atualização.

    Lamentamos os transtornos ocorridos durante esse processo e reforçamos que estamos acompanhando a situação com a devida atenção.

    Atenciosamente,

    Equipe de Atendimento Doutores da Web.

  4. Consumidor respondeu

    08/10/2026 às 16:49

    Agradeço o retorno, mas lamento que uma solicitação de cancelamento simples, referente a um contrato vencido desde 2021, exija "tratativas internas" de múltiplos setores para que o óbvio seja cumprido.

    Se o objetivo da empresa é realmente atuar com transparência, responsabilidade e respeito como dizem, a única demonstração real disso será o atendimento imediato dos dois únicos pontos apresentados:

    - O envio do Termo de Distrato / Cancelamento definitivo formalmente assinado;

    - A baixa e anulação definitiva da cobrança indevida OS ***** no sistema de vocês.

    O transtorno e o desgaste causados por ameaças de multa por parte da "Ouvidoria" e pela retenção forçada não se resolvem com notas de lamento, mas sim com a entrega dos documentos devidos, inclusive garantidos por lei.

    Aguardamos o envio comprovado do distrato e o cancelamento da fatura por aqui ou pelo e-mail cadastrado.

  5. Doutores da Web respondeu

    09/10/2026 às 13:32

    Olá, Paulo!

    Compreendemos sua insatisfação e lamentamos os transtornos ocasionados.

    Informamos que sua solicitação permanece em acompanhamento junto às áreas responsáveis, tanto para a formalização do cancelamento quanto para a análise da cobrança OS *****. Estamos acompanhando cada etapa para obter um posicionamento conclusivo sobre os pontos apresentados.

    Reforçamos nosso compromisso com a transparência e a responsabilidade na condução do caso. Assim que houver uma definição, retornaremos com uma atualização clara sobre as providências adotadas.

    Agradecemos sua manifestação e permanecemos empenhados em buscar uma resolução adequada para sua solicitação.

    Atenciosamente,

    Equipe de Atendimento Doutores da Web.

  6. Consumidor respondeu

    09/10/2026 às 16:19

    Para que fique formalmente registrado por escrito, reforço o que tratei por telefone com ***** hoje:

    NÃO haverá pagamento de fatura alguma com vencimento em outubro (OS ***** ou qualquer outra), nem existe 'multa rescisória' a ser isentada.

    Não façam parecer que estão me concedendo um 'favor' ao isentar uma multa inexistente de um contrato cuja fidelidade venceu em julho de 2021 (há mais de 5 anos!). O pedido de cancelamento definitivo já foi formalizado há meses e reconfirmado pelo gestor ***** no dia 05/10. O contrato já está encerrado.

    Exigir pagamento adicional para liberar um distrato de um contrato vencido é prática abusiva e cobrança indevida. Não há qualquer margem para negociação desse valor.

    A solução definitiva depende unicamente das duas medidas já exigidas:

    - Envio do Termo de Distrato / Cancelamento definitivo sem nenhum ônus;

    - Baixa e anulação imediata da cobrança OS ***** no sistema.

    Somente com a entrega desses documentos e o cancelamento do boleto faremos o encerramento das reclamações no Procon-SP (Protocolo *****/2026) e no Reclame Aqui (ID *****).

    Aguardo o envio até terça-feira conforme prometido.

  7. Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor

    Avaliação do consumidor

    Problema foi resolvido?Não
    Voltaria a fazer negócio?Não
    Nota do atendimento5

    Após abertura desta reclamação e notificação do Procon-SP, a empresa enviou a Carta de Cancelamento definitivo sem ônus e confirmou a anulação da cobrança indevida de outubro/2026. Não foi fácil e nem rápido, mas o problema foi resolvido após muita insistência de nossa parte, bem desgastante.

  8. Resposta final da empresa

    14/10/2026 às 10:14

    Olá, Sr. Paulo!

    Agradecemos pelo retorno e pela confirmação da resolução da situação.

    Conforme contato telefônico realizado, foram prestados os esclarecimentos necessários e conduzida a tratativa junto às áreas responsáveis. Em até 3 dias úteis após o acionamento, conseguimos avançar com a resolução da manifestação, formalizando o cancelamento definitivo do contrato sem ônus, por meio do envio da respectiva carta de cancelamento, além da confirmação da anulação da cobrança referente a outubro de 2026.

    Reforçamos que a condução do caso envolveu o alinhamento interno necessário para viabilizar as medidas adotadas, buscando uma solução efetiva para os pontos apresentados e a regularização da situação.

    Agradecemos pela oportunidade de realizar os esclarecimentos e concluir a tratativa. Seguimos comprometidos com um atendimento transparente, responsável e direcionado à resolução das demandas de nossos clientes.

    Atenciosamente,

    Equipe de Atendimento Doutores da Web.