Não resolvido

Reclamação sobre processo de devolução e PÉSSIMO atendimento ao cliente

Suô

cidade: Jundiaí

O que aconteceu

Efetuei um pedido de três peças da marca SUÔ e, ao recebê-las, constatei que não serviram. Como não encontrei no site uma opção clara para solicitar a devolução, procurei o atendimento da marca no mesmo dia para realizar o procedimento dentro do prazo.

Fui direcionada por uma mensagem automática a abrir uma solicitação por meio de um link, no qual era necessário descrever o motivo da devolução e anexar, individualmente, fotos de cada uma das peças. Fui informada de que, em até três dias, receberia um código para realizar a postagem da devolução.

Após quatro dias, porém, não havia recebido o código. Entrei novamente em contato com o atendimento e, em vez de receber suporte efetivo para solucionar a situação, fui submetida a uma sequência de respostas automáticas e ao pedir para falar com um atendente, me deparei com alguém que não demonstravam qualquer interesse em compreender ou resolver o problema.

O que considero ainda mais grave foi a postura da atendente que conduziu meu atendimento. Além de demonstrar extrema falta de profissionalismo, a comunicação foi marcada por ironia e desrespeito. Em determinado momento, a atendente chegou a enviar prints da própria conversa, questionando se eu havia lido as informações anteriormente enviadas, em uma postura que considerei completamente inadequada para um atendimento ao consumidor.

Ao mencionar que a devolução é um direito do consumidor e que a criação de dificuldades indevidas para esse procedimento poderia configurar desrespeito à legislação de proteção ao consumidor, a atendente continuou a responder de maneira irônica e, em vez de buscar uma solução, manteve uma postura de confronto.

Até o momento, o problema ainda não foi solucionado. Precisei refazer todo o procedimento, incluindo novamente fotografar individualmente as três peças e anexar as imagens ao sistema, na tentativa de finalmente conseguir concluir a devolução.

Minha insatisfação, portanto, não se limita ao transtorno causado pelo processo de devolução. O que mais me decepcionou foi a experiência de atendimento ao cliente. Considero que fui tratada de maneira desrespeitosa e absolutamente incompatível com o nível de profissionalismo que espero de uma marca da qual decidi comprar.

É especialmente frustrante porque a marca demonstra ter potencial, mas uma experiência como essa compromete completamente a relação de confiança com o consumidor. Um processo de devolução, que deveria ser simples e transparente, tornou-se desgastante e desnecessariamente burocrático, agravado por um atendimento que, em diversos momentos, me fez sentir desrespeitada.

Espero que a marca reveja não apenas o meu caso e providencie imediatamente a solução da devolução, mas também a forma como sua equipe de atendimento é treinada e orientada para lidar com os consumidores.

Como cliente, considero inadmissível ser tratada dessa maneira ao buscar exercer um direito relacionado a uma compra. A experiência foi tão negativa que, neste momento, não tenho intenção de realizar novas compras com a marca e certamente JAMAIS recomendarei a marca a outras pessoas.

Espero, sinceramente, que os responsáveis pela marca avaliem essa situação com a devida seriedade. Uma empresa pode investir em produto, imagem e posicionamento, mas um atendimento desrespeitoso pode comprometer toda essa construção.

Aguardo uma solução definitiva para a devolução das três peças e um posicionamento da marca sobre o ocorrido.

Reclamações parecidas

4

Interações da reclamação

  1. Suô respondeu

    01/10/2026 às 17:38

    Prezada Sra. Júlia Capuano,

    Em atenção à sua manifestação, gostaríamos de esclarecer os procedimentos adotados em relação à sua solicitação de devolução.

    Conforme informado em nosso atendimento realizado por meio do SAC via WhatsApp, em seu contato a senhora solicitou informações sobre o andamento de sua devolução para estorno. Na ocasião, foi encaminhado o link de acesso à nossa plataforma de devoluções, Troquecommerce, para que pudesse acompanhar o status da solicitação realizada.

    Também foi informado na mesma mensagem que as solicitações de devolução que se encontravam em aberto haviam sido analisadas e aprovadas. Esclarecemos, ainda, que, caso não tivesse recebido o código de postagem ou identificasse alguma inconsistência ao acessar o link, seria necessário realizar uma nova solicitação, uma vez que o procedimento anterior poderia ser cancelado em razão da ausência das informações necessárias para sua continuidade. Como também enviado em seu e-mail se sua solicitação fosse cancelada e o motivo pela qual.

    Para a abertura de uma solicitação de troca ou devolução, é necessário o envio de fotografias dos produtos para uma análise prévia. Essa etapa é necessária para a identificação e conferência das condições dos itens antes da autorização para postagem.

    No caso em questão, contudo, não foram encaminhadas as fotografias dos produtos conforme solicitado. Foi enviada apenas uma imagem de uma embalagem preta pelo avesso para cada produto, sem qualquer identificação que permitisse a análise dos produtos envolvidos na solicitação.

    Ressaltamos que, tanto durante a abertura da solicitação na plataforma quanto no e-mail encaminhado automaticamente após o cadastro, foi informado que deveriam ser anexadas fotografias individuais de cada produto, incluindo a respectiva tag de identificação fixada à peça. Como essas informações não foram disponibilizadas inicialmente, não foi possível realizar a análise prévia necessária e, consequentemente, a solicitação foi cancelada.

    O motivo do cancelamento também foi devidamente comunicado por e-mail, utilizando o endereço eletrônico cadastrado pela própria cliente no momento da abertura da solicitação.

    Esclarecemos que não houve, em nenhum momento, qualquer intenção de dificultar ou impedir a devolução do pedido. O procedimento adotado teve como objetivo seguir as condições estabelecidas para o processo de devolução e permitir a adequada identificação e análise dos produtos, conforme as regras aplicáveis e os procedimentos usualmente adotados no comércio eletrônico.

    Após o esclarecimento da situação, orientamos a senhora a realizar uma nova solicitação de devolução, desta vez anexando as fotografias de cada produto conforme as instruções disponibilizadas na plataforma. A nova solicitação foi realizada e, prontamente, aprovada pela nossa equipe responsável pela análise no Troquecommerce.

    Quanto ao atendimento prestado, reiteramos que todas as orientações e informações foram fornecidas de forma transparente com o objetivo de solucionar a situação e viabilizar o prosseguimento da devolução.

    Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

    Atenciosamente,

    Central de Atendimento ao Cliente Suô Moda Fitness.

  2. Reclamação encerrada e avaliada pelo consumidor

    Avaliação do consumidor

    Problema foi resolvido?Não
    Voltaria a fazer negócio?Não
    Nota do atendimento0

    Pior atendimento que já tive.