Não respondida

Minha energia elétrica sempre cai quando chove e a EDP demora para resolver

EDP São Paulo

cidade: Guaratinguetá

O que aconteceu

Moro no bairro Santa Bárbara, em Guaratinguetá/SP, e venho registrar minha indignação com os problemas recorrentes no fornecimento de energia elétrica na região.

Sempre que temos chuvas, o bairro frequentemente sofre com interrupções e oscilações de energia. O problema já não parece ser uma ocorrência isolada, mas uma situação que vem se repetindo e causando transtornos aos moradores.

Ontem, a energia foi interrompida por volta das 17h00. Durante o período sem energia, foram realizadas diversas tentativas de contato com a EDP, tanto pelo telefone quanto pelos canais digitais, além de vários chamados registrados por moradores.

Mesmo com a comunicação da ocorrência, o atendimento demorou horas e a energia somente foi restabelecida aproximadamente às 23h45. Foram quase sete horas sem energia elétrica.

O que mais causa indignação é a demora no atendimento. Os moradores comunicam o problema, registram chamados e aguardam por horas sem receber uma solução.

Também existe uma questão que gostaríamos de entender: há uma subestação de energia na região do bairro, e os moradores gostariam de saber como ela é utilizada e se a estrutura atual da rede é adequada para atender o Santa Bárbara.

Não queremos apenas que a energia seja religada depois de cada ocorrência. Queremos entender por que esses problemas acontecem com tanta frequência e o que a EDP pretende fazer para evitá-los.

Solicito, portanto, uma resposta objetiva da EDP sobre:

A causa da ocorrência de ontem;

O motivo da demora de aproximadamente sete horas para o restabelecimento;

A frequência das interrupções no bairro;

A situação da rede que atende o Santa Bárbara;

Se existe algum estudo técnico ou projeto de melhoria para a região;

Quais medidas preventivas serão adotadas para evitar novas ocorrências.

Energia elétrica é um serviço essencial. Não considero razoável que os moradores tenham que esperar quase sete horas para ter o fornecimento restabelecido e, principalmente, que situações semelhantes continuem acontecendo sempre que temos períodos de chuva.

Espero que a EDP não responda apenas com uma justificativa para a ocorrência pontual, mas apresente providências concretas para solucionar o problema recorrente no bairro Santa Bárbara.