Geladeira Electrolux Home Pro (IQ8IS) não gela!

Em réplica
Brasília - DF
23/03/2025 às 10:38
ID: 212867127
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesEm 02/12/2024 adquiri junto a um revendedor autorizado Electrolux, uma Geladeira Electrolux Frost Free Inverter 541L Home Pro (IQ8IS) pelo valor de R$15.500. Adquiri na mesma data outros produtos da marca Electrolux da linha Home Pro (cooktop, Micro-ondas, Forno elétrico, etc) que por sinal são caríssimos, assim como o refrigerador alvo da reclamação.
Como a minha cozinha estava em reforma, somente em 21/03/2025 efetuei a instalação do refrigerador.
Um dos motivos do alto investimento nesse refrigerador, além da sua beleza e outras funções, foi ela ter a função FlexiSpace, que promete a temperatura variável nesse compartimento, que pode variar de freezer (-23C) à geladeira (7C). Essa escolha me chamou atenção, pois assim eu poderia ter as minhas bebidas mais geladas, utilizando a opção Drinks, que promete uma temperatura de 0C.
Acontece que após a instalação e inicio do uso da mesma, que ressalto, aconteceu dentro dos padrões e instruções dos manuais da marca, ao utilizar essa função Drinks, que promete uma temperatura de 0C, ela não gela as bebidas como promete, mesmo após 2 dias de uso. Efetuei uma medição de temperatura com 2 aparelhos medidores de temperatura diferentes, e a temperatura apresentada fica entre 4 e 5C. Uma decepção!
Outro compartimento que não apresenta a temperatura prometida é a do refrigerador. Ao optar pela temperatura mínima desse compartimento, que é de 2C, a temperatura aferida é de +de 10C. Simplesmente os alimentos desse compartimento não apresentam características que estão no interior de um refrigerador, muito menos a 2C, como é prometido.
As demais funções do aparelho não apresentam problemas, assim como o compartimento do Freezer (congelador) funciona em temperatura adequada.
Em pesquisa na internet e YouTube, encontrei diversas reclamações semelhantes, o que nos confirma que o aparelho não apresenta um defeito, mas sim um erro de projeto seguido de descompromisso da marca em divulgar funções e temperaturas que não são reais.
Sempre fui adepto da marca, e tenho na minha casa outros 2 refrigeradores Electrolux, modelos SH70X e SH72X, comprados a mais de 10 anos, e que refrigeram muito bem e que nunca apresentaram problemas.
Pelo exposto, exijo da marca a opção de devolução do produto com reembolso integral do valor pago.
Essa opção de resolução amigável, se não atendida pela marca, será sucedida de reclamação formal nos órgãos do consumidor e ação judicial para restituição dos valores pagos.
Aguardo retorno.
Obrigado.
Compartilhe
Resposta da empresa
28/03/2025 às 09:52
Olá MESSIAS JUNIOR,
Queremos enfatizar que nossos produtos são fabricados com um alto padrão de qualidade, visando a máxima durabilidade. No entanto, é importante notar que a vida útil de um produto pode variar e não podemos prever com precisão quando um produto pode sofrer alterações.
Temos uma estrutura de atendimento completa para lidar e resolver quaisquer problemas que possam surgir.
Referente à questão relatada, identificamos que o atendimento segue sendo realizado através da Ordem de Serviço
SVO-18772716, de acordo com os prazos previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e em conformidade com o Certificado de Garantia que acompanha o produto.
Isso não significa que sua reclamação está encerrada, pois cuidaremos dela até a conclusão.
**Importante: Pedimos que, por gentileza, aguarde a resolução completa da situação antes de realizar a avaliação do nosso atendimento na plataforma. É importante ressaltar que, ao avaliar, a reclamação será considerada encerrada.
Caso haja alguma dúvida e precise nos acionar, por favor, envie-nos uma mensagem privada que rapidamente te responderemos.
Atenciosamente,
Claudia
Sempre que necessitar, acesse nosso portal e tenha acesso a conteúdos exclusivos para complementar sua experiência no uso de nossos produtos.
Acesse: https://*******
Time Electrolux Cuida
Réplica do consumidor
13/04/2025 às 18:48
A empresa entrou em contato em 28/03/******* informando que realizaria a troca do refrigerador, porém até a data de hoje não o fez.