Voltar

Qual a reputação de Caixa Econômica Federal?

Bom
ReputaçãoBom
O consumidor avaliou o atendimento dessa empresa como BOM. A nota média nos últimos 6 meses é 7.2/10.

Desempenho de Caixa Econômica Federal

Ícone de megafone para reclamações que a empresa recebeu.
Esta empresa recebeu 37291 reclamações.
Ícone de certo ou correto para reclamações recebidas.
Respondeu 99.1% das reclamações recebidas.
Ícone de interrogação para reclamações aguardando resposta
282 reclamações aguardando resposta.
Ícone de estrela para reclamações avaliadas e nota média da empresa.
12169 reclamações avaliadas, e a nota média dos consumidores
é 5.96.
Ícone de aperto de mãos para empresas que voltariam a fazer negócios.
Dos que avaliaram, 66.2% voltariam a fazer negócio.
Ícone de certo ou correto para porcentagem de resolução das reclamações recebidas.
A empresa resolveu 70.4% das reclamações recebidas.
Ícone de relógio para tempo médio de resposta.
O tempo médio de resposta é 12 dias e 10 horas.
Os dados correspondem ao período de 01/01/2026 a 30/06/2026

Juros de obra - Tire suas dúvidas aqui

Financiamento de imóvel
Juros

O que são juros de obra?

Durante a fase de construção do seu imóvel, você paga os juros de obra. Esse valor é formado pela soma dos juros, tarifa de administração (TA) e prêmios dos seguros obrigatórios:

Juros de Obra = Parcela de juros + Tarifa de Administração (TA) + Prêmios de Seguros

Quando eles são cobrados?

Os juros de obra são cobrados mensalmente por débito automático em conta de sua titularidade, na data do vencimento, independentemente de qualquer aviso ou notificação pela CAIXA.

Como são atualizados?

O saldo devedor é atualizado mensalmente pelo indexador contratado e aumenta conforme a liberação dos recursos da obra.

Os juros e o prêmio de Seguro MIP (Morte e Invalidez Permanente) são recalculados mensalmente sobre saldo devedor atualizado.

Por que os juros de obra aumentam com o tempo?

Evolução da obra: Conforme a obra avança, mais recursos são liberados, aumentando o saldo devedor e, consequentemente, os juros cobrados.

Correção pelo indexador: Se o índice usado para corrigir o saldo devedor sobe, o valor do saldo aumenta. Com isso, os juros de obra ficam maiores.

A TR (Taxa Referencial), por exemplo, é um indexador divulgado pelo Banco Central e pode variar a cada mês.

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) mede a inflação. Se o IPCA sobe, o saldo devedor é corrigido para acompanhar essa variação, o que também afeta os juros.

Assim, quanto mais a obra progride e quanto maior a correção pelo indexador, maior será o valor dos juros de obra.

Por que o valor de juros de obra está diferente da planilha de evolução?

A planilha de evolução entregue na assinatura do contrato é apenas uma estimativa. Os valores reais das parcelas dependem do andamento da obra, das liberações feitas e da correção monetária.

Em alguns casos, os juros de obra podem até ser maiores do que a parcela que você pagará depois, na fase de amortização. Isso acontece principalmente em contratos com evolução acelerada da obra e liberação frequente de recursos.

  • Na fase de construção não acontece a amortização do saldo devedor.

  • Depois que a obra é finalizada, você começa a pagar as prestações do financiamento que incluem amortização, juros, taxa e seguros obrigatórios.

  •  Mesmo com o habite-se emitido, a obra só é considerada concluída pela CAIXA quando a construtora entrega todos os documentos exigidos por lei. Até lá, o empreendimento permanece na fase de construção no sistema. Se a obra estiver dentro do prazo previsto no contrato, serão cobradas parcelas de juros de obra até que a conclusão seja registrada.

 Se quiser acompanhar todos os detalhes financeiros do seu contrato, você pode acessar a sua planilha de pagamentos em: https://www.habitacaodigital.caixa.gov.br.

Última atualização em 23 de dezembro de 2025.

Respondemos sua dúvida?

Como você quer resolver o seu problema?

Tente os canais de atendimento de Caixa Econômica Federal
a

Postar uma reclamação pública da empresa no site do Reclame AQUI.

Reclamar