Cobrança adicional e falta de clareza no serviço de vistoria da Enquesta para laudo da Naturgy

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

19/01/2026 às 11:41

ID: 238103907

Muito atenção ao contratar essa empresa.
A Naturgy exige uma vistoria de empresas cadastradas na própria Naturgy para fazerem um laudo de conformidade nos apartamentos de um edifício.
Essa empresa Enquesta foi a escolhida pelo nosso síndico. Eles vão ao seu apartamento cobram R$ 350,00 para dizer o que vc precisa ou não fazer para receber o laudo de conformidade e dão um prazo de 60 dias para os reparos necessários.
Eles NÃO RETORNAM se vc não ligar e marcar a volta. Apesar do valor absurdo que eles cobram.
Ai, já que vc não sabe disso acaba esperando os 60 dias e pra eles voltarem e depois disso, para voltar eles cobram mais R$ 150,00.
NÃO ESTÁ descrito em nenhum lugar que nós devemos ligar e marcar o retorno e além disso NÃO É EXPLICADO na primeira visita que esse deve ser o procedimento.
Ou seja, atenção!
Já é um absurdo a Naturgy ter que terceirizar isso, uma vez que pra fazer o corte eles tem funcionários mas garantir nossa segurança, não.
Precisam de empresas credenciadas, que provavelmente pagam a Naturgy um % do valor absurdo que eles cobram. Só no meu prédio eles receberam R$ 2.800 + o valor para retornar já que não ligamos dentro dos 60 que ela deveriam ter voltado.
Esquema [Editado pelo Reclame Aqui]!

Compartilhe

Resposta da empresa

21/01/2026 às 22:50

Caro Sr. Fabio Lemos, boa noite.
Vamos aos fatos:
1) Não é a Naturgy que exige a inspeção. Os Organismos de Inspeção, empresas acreditadas pelo CGCRE-INMETRO atendem à lei n 6890/2014 - AGENERSA, que instituiu a Inspeção Predial de Gás (IPG) no Estado do Rio de Janeiro. Estas empresas NÃO TÊM QUALQUER VÍNCULO COMERCIAL COM A NATURGY. Apenas registram no seu portal a situação das unidades inspecionadas para que tomem as providências previstas em lei. Se a Naturgy realizasse estas inspeções seria um conflito de interesses, pois como distribuidora, segurança à parte, não tem interesse de interromper fornecimento de gás para nenhum cliente. A responsabilidade da mesma se limita às tubulações de fornecimento, e não aos aparelhos de cada cliente ou à adequação dos ambientes onde estes se encontram.
2) Consta no contrato que o Sr. assinou e também no Laudo que foram apontadas as correções necessárias (que o Sr. os recebeu via e-mail em 05/11/2025 às 19:18h e que também visualizou, para tomar conhecimento do que fazer), as instruções para a reinspeção. Estão claras nos itens 2.5.2 e 2.6. Estas instruções também são passadas verbalmente pelos inspetores para quem os recebeu no imóvel. Nós precisamos que o cliente entre em contato pois não temos ideia de quando o mesmo vai realizar as adequações. Não sabemos se as adequações estarão prontas no dia seguinte ao da inspeção ou perto do final do prazo.
3) Também, no contrato assinado por V.sa., nos itens 3.1 e 3.2, consta que a vigência do contrato expira ao final do prazo dado para realizar as adequações, portanto, não tínhamos mais vínculo contratual algum após findo este prazo. Se isso fosse levado à risca, uma nova inspeção deveria ser contratada (conosco ou com qualquer outro Organismo), mas como cortesia, cobramos apenas os custos de deslocamento e tempo adicional do inspetor.
Sentimos pela sua insatisfação, mas conforme acima demonstrado, não podemos ser acusados de desonestos e de outras duras palavras que nos imputou. Afinal, existimos para prevenir os inúmeros acidentes, algumas vezes fatais, originados pelo consumo de gás. Em 19/01/2025, a nova inspeção foi realizada na sua unidade, tendo como resultado a conformidade de suas instalações.
Continuamos ao total dispor para dúvidas ou esclarecimentos adicionais.
Atenciosamente,
Enquesta Inspeções Prediais de Gás Ltda.