O que aconteceu
Contratei em [*****] o curso "EJA Ensino Médio com diploma MEC" da empresa FUNESP CENTRO EDUCACIONAL EIRELI - CNPJ *****, pagando R$99,90 via PIX.
Após o pagamento, identifiquei 3 [Editado pelo Reclame Aqui]:
1. PROPAGANDA ENGANOSA: O anúncio promete "diploma de Ensino Médio reconhecido pelo MEC". Porém o contrato/termo enviado depois descreve "curso livre", que NÃO emite diploma e NÃO é reconhecido pelo MEC.
2. MUDANÇA DE EMPRESA: Durante a negociação a empresa mudou o CNPJ e informou que o diploma seria do IFOPE - INSTITUTO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E EMPREGO, CNPJ *****, que só oferece cursos técnicos, não EJA Ensino Médio.
3. NEGATIVA DE ESTORNO ILEGAL: Solicitei cancelamento e estorno em até 7 dias, antes de assinar contrato e sem acessar plataforma, conforme meu direito de arrependimento do art. 49 do Código de Defesa do Consumidor. A empresa se recusa a devolver e exige "justificativa"
Reclamações parecidas
4Interações da reclamação
FUNESP EAD respondeu
23/06/2026 às 15:27
Olá!
Verificamos que a presente reclamação trata-se de uma duplicidade de manifestação já registrada anteriormente pelo(a) aluno(a).
Informamos que o caso foi analisado internamente e a situação já foi solucionada diretamente com o(a) estudante, garantindo todos os seus direitos e prestando os devidos esclarecimentos acerca dos questionamentos apresentados.
Reforçamos nosso compromisso com a transparência, o atendimento responsável e a satisfação de nossos alunos, permanecendo à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários.
Atenciosamente,
Equipe FUNESP