GETNET retendo mais de 30% do faturamento na Reserva Financeira, impedindo liquidez e colocando empresa em risco

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

16/06/2026 às 11:58

ID: 251529783

Meu nome é ***** e eu falo em nome da empresa ***** inscrita no CNPJ 33.437.611/0001-50.

O motivo da minha reclamação é sobre o percentual retido na "Reserva Financeira" da GETNET. Nós temos um produto de recorrência, onde a empresa anterior que processava os nossos pagamentos, estava retendo valores e chegou ao ponto de ser liquidada pelo Banco Central. Nessa situação nós perdemos mais de 40.000,00 reais e por esse motivo, nós procuramos outra empresa pra processar os pagamentos, pelo bom atendimento, por entenderem qual era o nosso produto e por serem solícitos em nos ajudar optamos por migrar para getnet.
Durante esse processo de migração, eu conversei com a ***** do time de ecommerce, expliquei nossa situação, expliquei que estava com um rombo de mais de R$40.000,00 e que naquele momento da negociação, as taxas das bandeiras pra mim era o de menos e eu precisava liquidez (ou seja, o dinheiro disponível pra fazer as antecipações e melhorar a situação do nosso caixa). Logo de cara ao entrar na plataforma já percebi que teríamos problemas, pois as primeiras vendas processadas pela getnet foram todas para a tal "Reserva financeira" e eu não poderia antecipar os valores que estivessem alí. Ao ver isso, entrei em contato com o suporte para solicitar a liberação do dinheiro pois a minha empresa estava em um estado crítico, eles me fizeram algumas perguntas sobre o meu modelo de negócio e após análise eles iam me retornar se eu poderia diminuir o percentual de valor retido na reserva. Três dias depois eu recebi a negativa pois o meu negócio é um negócio de risco.
Agora vamos ver se meu negócio realmente é de risco: Eu tenho um produto de recorrência desde 2022, muito parecido com a netflix, spotfy entre outros serviços de recorrência, o cliente pode assinar e cancelar a assinatura quando quiser, sem multa e sem burocracia, nesse modelo de negócio nós temos mais de 500 clientes ativos e praticamente todo o faturamento da empresa é proveniente dessa receita.
A resposta da getnet pra fazer essa retenção é que precisam medir os riscos para ela e para o cliente, e garantir que em caso de cancelamento de vendas, chargebacks e estornos o dinheiro esteja disponível para ser devolvido ao cliente. Até aí tudo bem, eu aceito que o um valor seja retido pra isso, faz sentido, mas deveria ser conforme a plataforma vai analisando esses dados. No nosso caso, os nossos cancelamento de vendas não passa de R$300,00 por mês mas a getnet acha por bem que ela deve reter mais de 30% do nosso faturamento, ou seja, já não basta o governo sendo nosso sócio marjoritário e ficando com a maior parte do que faturamos, agora nós também temos a getnet como sócio e o pior decidindo o quanto vai me liberar do MEU DINHEIRO e quando vai liberar. Ontem (*****) por exemplo era dia de pagar a folha e mais algumas despesas da empresa. Só de folha nós tivemos que pagar R$22.530,32 na getnet tinha um valor vendido de R$24.805,04, porém eu só poderia antecipar R$15.706,48, porque o valor retido na "Reserva Financeira" era de R$9.098,56 isso representa 36,68% de valores retidos. Isso é um absurdo, se fosse 10% já seria muito, mas estamos falando de quase 40%, ou seja, eu troquei seis por meia dúzia migrando pra getnet, pois continuo no cheque especial, com a empresa na corda bamba e com caixa negativo simplesmente porque a getnet quer que seja assim, eles preferem quebrar a nossa empresa do que ajustar o valor retido. Ontem liguei no suporte novamente pra ver se poderia fazer algo pois a nossa situação está desesperadora, a resposta que tive foi que eu já solicitei a diminuição do valor da reserva antes e recebi a negativa e que o próprio sistema vai decidir quando vai diminuir o percentual de valor retido, eu praticamente implorei pra atendente se ela poderia me ajudar de alguma forma, ela colocou a ligação em espera até a ligação cair e foi isso, simplesmente não estão nem aí se o cliente vai quebrar ou não.
Estou tentando migrar pra outra plataforma de processamento de pagamentos, espero que até lá minha empresa não quebre, pois além de sustentar a minha família sustenta a família de mais 9 pessoas. Se eu puder deixar um conselho para quem está negociando com a getnet é: Não fechem com essa plataforma, pois eles vão acabar quebrando sua empresa com a desculpa de "Contenção de Riscos".

Compartilhe

Resposta da empresa

22/06/2026 às 18:40

Oi, Igor, boa tarde!
Espero que esteja tudo bem contigo e com tua família!
Tenho uma boa notícia: após as análises realizadas, a reserva financeira aplicada ao seu cadastro foi removida com sucesso e sua operação já se encontra regularizada.
Com isso, os seus recebíveis voltam a seguir o fluxo habitual da sua operação, proporcionando maior flexibilidade na gestão do seu negócio.
Fico feliz por termos conseguido concluir essa tratativa e auxiliar na solução da sua solicitação.
A reserva financeira é uma condição prevista contratualmente e consiste na retenção temporária de parte dos recebíveis para fins de segurança operacional e mitigação de riscos. Durante sua vigência, o serviço de antecipação de recebíveis pode ficar indisponível, sendo os valores das vendas liberados conforme o fluxo original das transações e os prazos estabelecidos pelos emissores dos cartões.
Caso tenha qualquer dúvida, estou à disposição por meio da nossa Ouvidoria, pelo telefone 0800 646 3404.
O nosso atendimento está registrado no protocolo nº *****.
Saiba que pode contar comigo para esclarecimentos, orientações e sugestões sempre que precisar.
Desejo um excelente dia! 😊💚
Atenciosamente,
Débora Frozza
Ouvidoria Getnet