Loft Fiança demorou meses para cancelar contrato, deu respaldo a cobranças indevidas e deve estornar parcelas não utilizadas

Respondida
Manaus - AM
01/06/2026 às 21:06
ID: 250287159
Sou cliente da Loft Fiança e venho registrar minha indignação com a postura da empresa diante de uma situação extremamente abusiva envolvendo a imobiliária Villas Boas de SJC.
Eu encerrei corretamente o contrato de locação de uma casa onde morei por aproximadamente 1 ano e 8 meses ou 1 ano e 9 meses. Fiz tudo conforme deveria ser feito, assinei o termo de rescisão contratual, entreguei as chaves e finalizei formalmente minha relação com o imóvel.
Possuo o documento de rescisão de contrato e também tenho provas da entrega das chaves, demonstrando que a locação foi encerrada formalmente.
Mesmo assim, após a rescisão já estar assinada e as chaves já terem sido entregues, a imobiliária começou a levantar uma suposta pendência, tentando me cobrar valores depois do encerramento do contrato. O mais absurdo é que a Loft Fiança, em vez de respeitar a rescisão já formalizada e proteger o cliente, deu respaldo a esse tipo de abuso.
Depois disso, passei a receber diversas mensagens da Loft Fiança, todos os dias, cobrando ou pressionando por conta dessa suposta pendência apresentada pela imobiliária. Isso aconteceu mesmo após eu já ter encerrado o contrato do imóvel corretamente, com termo de rescisão assinado e chaves entregues.
Para piorar, eu já estava/estou morando em outro país. Vim para os Estados Unidos no dia *****, e a situação do imóvel já deveria estar completamente encerrada antes da minha viagem. Ainda assim, continuei sendo importunado pela Loft Fiança por uma cobrança questionável, criada depois da rescisão.
O contrato da Loft Fiança deveria ter sido cancelado lá atrás, na data da rescisão do contrato com a imobiliária. Porém, somente hoje, *****, recebi o e-mail informando o cancelamento do contrato. Pelo que tudo indica, a própria imobiliária só entrou em contato agora com a Loft Fiança para solicitar esse cancelamento, mesmo a locação já tendo sido encerrada muito antes.
Ou seja: a empresa demorou meses para formalizar um cancelamento que deveria ter ocorrido no momento correto, após a rescisão do imóvel. Isso é extremamente grave, porque faltavam cerca de dois meses para completar mais um ano de contrato da Loft Fiança, o que poderia gerar cobrança indevida por mais um período, sendo que eu já não estava mais no imóvel e já havia encerrado tudo formalmente.
Além disso, exijo o estorno proporcional das parcelas não utilizadas da minha fiança, contadas desde a data da rescisão do contrato com a imobiliária. Se a locação já havia sido encerrada, não faz sentido que eu continue arcando com valores referentes a uma garantia que não estava mais sendo utilizada.
A minha reclamação é simples:
A Loft Fiança falhou gravemente ao não cancelar meu contrato no momento adequado, ao dar respaldo às cobranças abusivas da imobiliária Villas Boas, ao me importunar diariamente com mensagens mesmo após a rescisão contratual e entrega das chaves, e ao manter cobranças/parcelas de uma fiança que deveria ter sido encerrada na data correta.
Exijo que a Loft Fiança:
1. Confirme formalmente que meu contrato foi encerrado sem qualquer pendência financeira;
2. Confirme que não haverá nenhuma cobrança futura referente a esse contrato;
3. Explique por que o cancelamento só foi feito em *****, sendo que a rescisão do imóvel ocorreu meses antes;
4. Informe por que deu respaldo a cobranças feitas pela imobiliária após o encerramento formal da locação;
5. Realize o estorno proporcional de todas as parcelas não utilizadas da fiança, desde a data da rescisão contratual com a imobiliária;
6. Remova qualquer eventual apontamento, cobrança, pendência ou registro relacionado a esse caso.
Essa situação me causou transtorno, insegurança e desgaste, principalmente por eu estar fora do país e continuar recebendo cobranças e mensagens recorrentes por algo que já deveria estar resolvido há meses.
Tenho documentação que comprova a rescisão contratual e a entrega das chaves, e espero que a Loft Fiança resolva isso de forma séria, objetiva e definitiva.
Aguardo retorno e solução imediata.
Compartilhe
Resposta da empresa
08/06/2026 às 16:37
Olá, Gabriel, boa tarde!
Gostaríamos de reiterar nosso compromisso em fornecer o melhor atendimento possível.
Conforme falamos, agimos imediatamente para atender à sua solicitação.
Referente as informações que nos passou.
Identificamos analisando seu contrato que a imobiliária solicitou o cancelamento da sua garantia locatícia conosco em 29/05/2026, o contrato passou pela análise e foi validado que ficou um saldo residual pago na renovação da garantia.
Conforme conversamos, foi considerada a data do dia 09/03/2026 a entrega de chaves.
Solicitamos os dados bancários do titular da garantia para realizarmos a devolução dos valores residuais via TED, recebemos esses dados e realizamos a transação no dia 03/06/2026, e em nossa conversa nos confirmou o recebimento do valor.
Lamentamos por todo o transtorno e permanecemos à disposição.
Equipe Relacionamento com o Cliente l Loft Fiança