Demora excessiva e burocracia no processo de sinistro pela HDI Seguros

Não respondida
Londrina - PR
01/09/2026 às 14:40
ID: 257944173
Venho registrar uma reclamação formal contra a HDI Seguros em razão do atendimento prestado em um sinistro causado por um segurado da companhia, ocorrido há aproximadamente três meses, envolvendo um veículo pertencente à nossa empresa.
Desde o início do processo, estamos enfrentando enorme dificuldade para obter uma solução e receber o valor devido. Em vez de existir um canal eficiente para acompanhamento e resolução do problema, somos constantemente direcionados para procedimentos por site, formulários e atendimento por 0800, sem que haja alguém que efetivamente assuma o caso e resolva a situação.
Após muita dificuldade inclusive para compreender exatamente quais documentos e procedimentos eram exigidos, encaminhamos a documentação e o formulário solicitado pela HDI em 10/08/2026, devidamente preenchidos de acordo com as orientações recebidas.
Agora, em vez de efetuarem o pagamento, continuam criando novas exigências relacionadas ao preenchimento e à disposição de determinadas informações no formulário, embora as informações solicitadas tenham sido fornecidas corretamente.
Se a HDI exige que cada informação conste obrigatoriamente em determinado campo ou em determinado formato, deveria fornecer desde o início um formulário claro e inequívoco, acompanhado de instruções completas, em vez de criar sucessivas exigências depois que o terceiro prejudicado já cumpriu o que lhe foi solicitado.
A situação é ainda mais grave porque se trata de veículo pertencente a uma empresa de autoescola, utilizado diretamente em nossa atividade profissional. O veículo permanece parado em razão do sinistro, pois o DETRAN exige que os veículos utilizados para aulas e exames práticos estejam em condições adequadas de conservação e segurança.
Portanto, essa demora não representa apenas um transtorno administrativo. A falta de solução da HDI está mantendo um veículo de trabalho parado e causando prejuíízo à empresa há meses, impedindo sua utilização para aulas e exames.
Também causa indignação o fato de que somos os prejudicados pelo acidente provocado pelo segurado da HDI e, ainda assim, somos nós que precisamos constantemente correr atrás da seguradora para tentar receber o valor necessário para reparar o veículo.
A empresa possui contrato social e os dados bancários informados são da própria pessoa jurídica. A documentação foi preenchida e assinada pelo responsável conforme solicitado. A representante constante do contrato social, inclusive, reside em outra cidade, tornando ainda mais absurdo exigir repetidamente novos procedimentos presenciais ou assinaturas por questões meramente formais que poderiam ter sido esclarecidas corretamente desde o início.
Além disso, sequer conseguimos atendimento adequado por telefone. Não há um canal regional ou uma pessoa responsável com quem possamos tratar diretamente do caso. Dependemos do atendimento pelo 0800 da HDI, e, nesta data, 01/09/2026, tentamos contato por dois telefones diferentes e a ligação sequer está sendo completada, como se o número estivesse indisponível.
Em três meses de tratativas, nunca imaginávamos enfrentar tamanho descaso e dificuldade para solucionar um sinistro relativamente simples.
Não estamos solicitando qualquer favor à seguradora. Estamos buscando o pagamento decorrente de um sinistro provocado por um segurado da HDI, cuja demora na resolução vem causando prejuízos concretos à nossa empresa.
Diante disso, EXIGIMOS A IMEDIATA ANÁLISE FINAL DA DOCUMENTAÇÃO JÁ APRESENTADA E A LIBERAÇÃO DO PAGAMENTO DEVIDO, sem a criação de novas exigências meramente burocráticas.
Caso exista efetivamente alguma pendência documental indispensável, solicitamos que a HDI informe de uma única vez, de maneira clara, objetiva e por escrito, exatamente qual documento ou informação está faltando, qual o fundamento da exigência e de que maneira deverá ser apresentado, para que não continue ocorrendo uma sucessão interminável de novas exigências.
Solicitamos também um posicionamento formal e urgente da HDI, com prazo concreto para conclusão do processo e pagamento.
Já transcorreram aproximadamente três meses desde o sinistro, o veículo continua impossibilitado de exercer sua atividade e a empresa continua acumulando prejuízos.
Não havendo solução imediata, adotaremos as medidas cabíveis perante os órgãos competentes para buscar não somente a conclusão do sinistro, mas também a apuração dos prejuízos decorrentes da demora injustificada na sua resolução.