O que aconteceu
Comprei um HRV Advance em agosto de 2025. Após 1 ano de uso, apesar de rodar apenas 4 mil km, ambos os faróis começaram a apresentar gotas d'água na parte superior interna, junto aos DRL. Inicialmente suspeitei de infiltração, então decidi passar 30 dias sem lavar o carro e sem pegar chuva. Notei que em dias de sol, com o uso do carro, as gotas d'água continuavam se formando. Pela manhã, os faróis voltavam a ficar secos. Levei o carro à concessionária e recebi a resposta padrão de que isso é normal por causa da umidade, o que considero absurdo pela quantidade de água e tamanho das gotas. Já tive carros com embaçamento dos faróis em dias de chuva, mas se tratava de embaçamento, não de gotas d'água, a diferença é gritante. Diante da resposta da concessionária, entrei em contato com o SAC da Honda, que confirmou a negativa de substituição das peças alegando funcionamento normal. Novamente, nunca vi faróis apresentarem formação de água em dias de sol, simplesmente não faz sentido.
Retirei o carro da concessionária, após uma luta para conseguir a negativa de garantia por escrito que me foi recusada apesar de insistência, mas com mossas em ambas as portas dianteiras, evidenciando a falta de cuidado. Inclusive, optei por pagar pelo reparo em oficina especializada ao invés de deixar meu carro lá sob risco de ser mais danificado. Hoje, após pegar chuva, os faróis apresentaram uma quantidade ainda maior de água no interior, que registrei em vídeo.
Isto posto, registro esta reclamação neste site para proporcionar à montadora nova oportunidade de rever seu posicionamento, tendo em vista minha intenção de acioná-la judicialmente para que exerça o reparo em garantia. O fabricante não pode simplesmente afirmar que o problema é normal e esperar que o consumidor prove tecnicamente o contrário, conforme o artigo 6, inciso VIII, do CDC, cabendo a inversão do ônus da prova. Desejo resolver o problema de maneira amistosa, mas não deixarei de buscar meus direitos em caso de omissão desta empresa.