Reclamação não resolvidaNão resolvido

Chargeback depois de 3 meses usufruindo o produto e produtor [Editado pelo Reclame Aqui]

Hotmart
Recife - PE
07/02/2022 às 12:22
ID: 137972391
Status da reclamação:
Reclamação não resolvidaNão resolvido

Esta reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa

Ver todas Reclamações

Resolvi vir aqui no Reclame Aqui, pois pelo site de vocês não consegui realizar minha reclamação ( a página de reclamação dá erro há 7 dias na hora de enviar) e demonstrar minha insatisfação.

Um cliente comprou o curso 3 meses atrás, USUFRUIU de todo o curso e fez VARIOS ACESSOS, dei todo o suporte e agora pediu chargeback. E vocês simplesmente TIRAM O DINHEIRO DA MINHA CONTA? Que droga é essa?

Como vocês tratam isso? O nome disso é [Editado pelo Reclame Aqui]! O nome disso é [Editado pelo Reclame Aqui]! Eu, como produtora, me sinto totalmente [Editado pelo Reclame Aqui]. Uma situação que prova que NEM SEMPRE A RAZÃO É DO CLIENTE. E, no geral, quem sempre se prejudica somos nós, infoprodutores.

Número da transação dele: HP*******2
Seguem prints de todas as páginas acessadas e do número de acessos desde de 2021 quando o curso foi comprado.

Quero saber como cancelar esse procedimento uma vez que é incorreto. Isso é muito sério. É um [Editado pelo Reclame Aqui]: comprar algo, usufruir e 3 MESES depois do tempo de garantia cancelar a compra.

Eu queria saber se fosse uma televisão ou qualquer outro produto comprado nas Americanas/Casas Bahia, se ele conseguiria realizar esse tipo de cancelamento [Editado pelo Reclame Aqui]. Pois se eu pudesse mostrar para operadora de cartão que o cliente recebeu suporte, acessou o produtos por meses, baixou material CERTAMENTE NÃO CANCELARIAM A COMPRA.

Dependendo da resposta de vocês, entro com um processo, tenho os dados da compra dele. Vou até o fim.

Compartilhe

Resposta da empresa

08/02/2022 às 10:51

Oi, Arytania! Tudo bem?

Meu nome é Laura e faço parte do time de Qualidade da Hotmart. Pode contar comigo!

O que pode estar ocorrendo é que seu navegador está guardando muitas informações de cache, afetando o bom funcionamento da plataforma. Por isso, peço que antes de tentar acessar novamente, limpe os seus dados de navegação.

Primeiramente sinto muito pela experiência que tenha passado!

Vou explicar pra você como funciona tudo e por que não conseguimos tomar decisões quanto ao processo de chargeback.

É uma resposta grande pois exige muitos detalhes, não deixe de conferir cada informação, combinado?

O chargeback acontece quando um comprador liga diretamente na operadora de cartão de crédito e bloqueia o pagamento. Isto pode acontecer por diversos motivos, como:

1. situações de [Editado pelo Reclame Aqui] nas quais alguém usou o cartão do comprador para adquirir determinado produto sem o consentimento dele;
2. não reconhecimento da compra na fatura do cartão (incluindo situações nas quais o comprador se esquece de uma compra que realizou);
3. insatisfação e até mesmo [Editado pelo Reclame Aqui] do comprador;
4. não recebimento do produto ou até mesmo quando o reembolso não é processado em tempo hábil.

Quando ocorre um chargeback, o pagamento é bloqueado na operadora de cartão e, consequentemente, nos demais mecanismos de pagamento que transacionaram a compra, como o Paypal, Cielo, Bcash, etc.. Por este motivo, ocorre o bloqueio da comissão em nosso sistema.

Essa ação é um direito do consumidor! Ao utilizar um cartão de crédito, o comprador tem o direito de acionar a operadora do cartão e alegar não reconhecimento da compra em questão. Esse é um processo feito sem intermédio da Hotmart, é apenas entre o comprador e a operadora de crédito.

O processo de chargeback varia muito de operadora para operadora, algumas já cancelam o valor quando a solicitação é feita e, em sequência, abrem um período para que o solicitante apresente provas cabíveis de que é uma solicitação válida. No fim desse prazo, se ele não comprovou a validez da solicitação, eles cobram novamente e fazem a devolução dos respectivos valores a cada um dos envolvidos.

Outras iniciam esse processo junto com a solicitação e só cancelam a compra quando é comprovada a validez do pedido.

O importante a se considerar é que independente de como a operadora lide com essas questões, como é um processo feito entre o comprador e a operadora, nós não temos como interferir de forma alguma nele.

Chargeback é um processo muito danoso, tanto para você, quanto para Hotmart e, acredite, se pudéssemos fazer alguma coisa a respeito, já estaríamos empenhados em fazer.

Todavia, fazemos avaliações constantes sobre as atividades realizadas por diversos compradores. A Hotmart emprega em seu sistema um cálculo que avalia a quantidade de chargebacks que determinados usuários solicitam, podendo levar ao bloqueio das contas desses compradores.

Neste caso, sugerimos que o produtor entre em contato com o comprador, esclareça suas dúvidas e tente recuperar o cliente.

De acordo com a Política de Pagamento da plataforma, a Hotmart fica impossibilitada de contestar os pedidos de chargeback apresentados pelos Compradores. Vale ressaltar, Arytania, que a Hotmart cumpre a legislação, até então vigente, que não estipula um prazo específico para a solicitação de chargeback.

Sendo assim, a devolução do valor é feita de forma automática para o comprador. E ainda que as operações bancárias envolvidas abram numa disputa para entender a procedência desse pedido, como o tempo dessa disputa é indeterminado e geralmente as administradoras tendem a estornar o valor para o comprador, a Hotmart, conforme a lei, deve acatar essa decisão.

Espero que tenha te ajudado de alguma forma, e qualquer duvida estou aqui!

Laura.

Consideração final do consumidor

28/05/2022 às 18:10

Vcs nao tem mta moral no mercado. Tanto que esse tipo de reembolso é ilegal e [Editado pelo Reclame Aqui]. Claro que a falta de moral é do consumidor, mas vcs fazem o intermedio... enfim. Nao deu em nada

O problema foi resolvido?
Reclamação não resolvidaNão resolvido
Voltaria a fazer negócio?
Não
Nota do atendimento
7

Reputação da empresa:

Ótimo
ÓTIMO
8.6/ 10
Ver página da empresa

Está com problemas com Hotmart?

Reclamar