HS Consórcios Falta de retorno sobre análise de crédito e taxa paga, processo travado.

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Reserva - PR

26/08/2026 às 15:45

ID: 257459371

Descaso da HS Consórcios: Análise de crédito sem retorno, taxa paga e processo travado!

Estou no meio de um processo de aquisição e transferência de cota contemplada de consórcio. Todos os trâmites exigidos pela administradora foram rigorosamente cumpridos por nós: a assinatura eletrônica dos termos via D4Sign foi concluída na sexta-feira da semana passada, e no início desta semana o pagamento da taxa de transferência de 1% foi efetuado, junto com o envio de todo o dossiê de documentos para a análise de crédito.

Ocorre que a empresa simplesmente não dá nenhum parecer. Não sabemos se o crédito foi aprovado ou reprovado, se vai dar certo ou não. A corretora responsável tenta contato interno, mas não recebe nenhum retorno da mesa de operações.

Essa falta de transparência e demora absurda estão nos gerando um prejuízo enorme: dei minha palavra ao proprietário atual do bem, o negócio está travado, e estamos perdendo outras oportunidades por essa indefinição injustificável da HS Consórcios.

Exijo uma posição imediata da central com o resultado da análise de crédito, a liberação do link de vistoria e um parecer definitivo sobre a conclusão desta transferência.

Compartilhe

Resposta da empresa

31/08/2026 às 09:45

Olá, Luan. Tudo bem?
Agradecemos pelo seu contato e pela oportunidade de esclarecer a situação relatada.

Após verificarmos a manifestação, identificamos que a pessoa responsável pela abertura da reclamação não consta como titular da cota de consórcio mencionada.

Nesse sentido, não podemos dar continuidade à tratativa ou fornecer informações referentes ao andamento do processo, análise de crédito, documentos ou demais dados vinculados à cota, uma vez que essas informações são protegidas pela Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados).

A legislação estabelece regras para o tratamento e a proteção de dados pessoais, razão pela qual, visando preservar a segurança e a confidencialidade das informações do consorciado, o atendimento deve ser realizado diretamente com o titular da cota ou por pessoa devidamente autorizada.

Dessa forma, orientamos que o titular da cota entre em contato diretamente conosco pelos canais oficiais de atendimento, para que possamos realizar as validações necessárias e prestar os esclarecimentos pertinentes ao processo.

Reforçamos que permanecemos à disposição para auxiliar e prestar todas as informações cabíveis ao titular, observando sempre os procedimentos de segurança e as disposições da LGPD.

Atenciosamente,
Amanda | Reclame Aqui - HS Consórcios.

Réplica do consumidor

02/09/2026 às 09:54

Uso da LGPD como desculpa para esconder atraso e bloquear cessionário!

Estou no meio de um processo de aquisição e transferência de cota contemplada de consórcio, onde todos os trâmites já foram rigorosamente cumpridos: os termos via D4Sign foram assinados por mim e pelo titular atual, a taxa de transferência de 1% foi paga e todo o meu dossiê de documentos e comprovação de renda (incluindo meus dados, *****, Imposto de Renda, holerites, dados da minha esposa e os dados do titular atual) foi enviado diretamente para eles.

Ocorre que, ao cobrar um posicionamento da empresa no atendimento do Reclame Aqui, a atendente Amanda alegou que não consta nada no meu nome e se recusou a prestar informações, usando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) sob o pretexto de que a cota ainda está no nome de um terceiro.

Isso é um verdadeiro absurdo e uma contradição revoltante! O meu próprio e-mail está copiado e diretamente envolvido nas tratativas oficiais enviadas pelo setor responsável da própria empresa para o e-mail de automóveis deles ([email protected]), sendo inclusive o mesmo e-mail que utilizo logado aqui no Reclame Aqui. Como a atendente ousa dizer que não há vínculo ou que a LGPD me proíbe de ter informações, se os e-mails oficiais da transação me marcam e toda a documentação detalhada com meus dados sensíveis foi enviada por eles próprios para essa mesma central de análise?

Eu já assinei os documentos oficiais da transferência, tenho todos os comprovantes, estou participando ativamente do processo e tenho acesso a todas as informações sigilosas porque sou eu quem está comprando. Se eu fosse um terceiro qualquer, não estaria copiado nas tratativas oficiais nem na posse de toda essa documentação.

A empresa usa a legislação de forma totalmente distorcida e cínica para criar barreiras burocráticas, encobrir a inércia da central, recusar um parecer sobre a análise de crédito e travar o envio do link de vistoria. Exijo que a central de atendimento trate o caso com seriedade, reconheça a minha posição legal e o meu e-mail no processo, e dê uma resposta definitiva imediata sobre a liberação da vistoria e do crédito.

Réplica da empresa

02/09/2026 às 11:16

Prezado Luan,
Compreendemos a sua insatisfação, porém reforçamos que a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados) não está sendo utilizada como justificativa para eventual atraso, mas como obrigação legal de proteção e confidencialidade das informações vinculadas à cota.

Embora você participe das tratativas de transferência, tenha assinado documentos, enviado sua documentação e esteja copiado em e-mails, a cota permanece registrada em nome do titular atual. Dessa forma, a participação no processo não substitui a necessidade de autorização formal para que informações contratuais e dados protegidos sejam fornecidos.

Nos termos da Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados), a HS Consórcios deve adotar medidas para garantir a segurança e a confidencialidade dos dados pessoais, motivo pelo qual não podemos, por meio deste canal público, informar detalhes sobre análise de crédito, documentos, andamento da transferência, vistoria ou demais informações relacionadas à cota sem a devida validação.

Ressaltamos que isso não significa negar a sua participação no processo, mas apenas cumprir os procedimentos de segurança necessários.

O titular da cota ou pessoa formalmente autorizada poderá entrar em contato pelos canais oficiais para que, após as validações necessárias, sejam prestados os esclarecimentos cabíveis.

Atenciosamente,
Equipe de Atendimento | Reclame Aqui - HS Consórcios.