TUDO O QUE A HS CONSÓRCIOS NÃO TE CONTA NA HORA DA VENDA. CUIDADO!

Em réplica
Uberlândia - MG
05/05/2022 às 16:19
ID: 142923583
Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa
Ver todas ReclamaçõesLEIAM ATÉ O FINAL E VOCÊS IRÃO ENTENDER O MOTIVO PELO QUAL A HS CONSÓRCIOS TEM TANTAS CARTAS EM ANDAMENTO PARA SEREM VENDIDAS. O MOTIVO PELO QUAL MUITOS DESISTEM DO CONSÓRCIO E PARAM DE PAGAR.
Fizemos um consórcio da HS CONSÓRCIOS para o meu pai, eu e meus 02 irmãos. O atendimento do corretor excelente, tão bom que decidimos eu e meu irmão mais velho fazermos também um consórcio para cada um de nós também. Tudo parecia fácil, simples e sem burocracia. Após um tempo pagando o consórcio para o meu pai, resolvemos dar o carro dele de lance. E foi ai que começou o nosso inferno. Todos os tipos de surpresas desagradáveis foram surgindo. E irei aqui relatar algumas delas. Primeiro o consórcio com a máxima velocidade do mundo nos enviou o boleto de complemento do lance no valor de aproximadamente R$ 14.*******,00 dando um prazo de 48 horas para pagar, mas das 48 horas 47 já estavam vencidas segundo a atendente. Ou seja, tínhamos 01 hora para pagar o boleto. Depois de pago o boleto, veio a notícia de que agora iria começar a análise de crédito podendo reprovar ou não o consorciado. Mas isso eles só te avisam que existe após o de aproximadamente R$ 14.*******,00 pago. Antes disso, não te falam nada nada de análise. Questionamos se, caso a análise de crédito do meu pai fosse reprovada, os R$ 14.*******,00 seriam devolvidos. E a resposta foi "NÃO". Exatamente isso, o valor fica retido para abater em parcelas. Mas isso você só é informado depois que já pagou o boleto. Demoraram 03 dias para nos enviar o check-list da documentação que tínhamos que levantar para a análise de crédito isso porque quase imploramos para eles nos enviarem uma simples lista de documentos. Ao recebermos, descobrimos a exigência de COMPROVAÇÃO DE RENDA que não é dito na hora da venda. Porém eles não aceitam extratos bancários como comprovante de renda somente DECORE ou CARTEIRA ASSINADA. Veio então a exigência do avalista. Exatamente AVALISTA. Foi então que meu irmão se colocou como avalista do meu pai. Novamente um parto, pois ao invés de informar como precisavam da documentação, eles esperavam a gente enviar para dizer que não era daquela forma. Tivemos ainda a exigência de pagar por um seguro prestamista, mesmo meu pai tendo 76 anos. Até eu que não trabalho com isso, sei que com essa idade o seguro é dispensado, porém tentaram empurrar o seguro no meu pai. Mas ao perceberem que não iríamos cair, retiraram a obrigatoriedade do mesmo. Após toda a documentação ok, descobrimos que eles exigem que mesmo antes de comprar o carro novo, você já tenha a documentação do carro a ser comprado em mãos para enviar para eles uma cópia. Olha só o absurdo, o dono da carro que você ainda não comprou, terá de confiar em te entregar uma cópia do DUT de um carro que você se quer pagou, para você enviar essa cópia para a HS. Com isso, perdermos vários carros ótimos que encontramos para o meu pai. Quando os donos das garagem de veículos falavam com o atendimento da corretora HS, além da arrogância no atendimento, o excesso de burocracia fazia o dono da garagem desistir da venda. Por fim, entregamos o carro antigo do meu pai em uma garagem como venda afim de bloquear um outro carro. Ou seja, meu pai de 76 ficou a pé e ainda está até o presente momento dessa reclamação, para conseguirmos bloquear um carro e enviar o documento para eles. Enviamos toda a documentação e tivemos a nova surpresa, o pagamento do GRAVAME do novo carro sem sabermos se seria aprovado o pagamento ao dono da garagem. Mas fomos obrigados a pagar R$ *******,00 . Ai novamente uma surpresa, a solicitação da vistoria do veículo para a liberação do pagamento ao dono da garagem. Em minha cidade Uberlândia, a vistoria tem demorado em média 30 dias para fazer depois de agendado. Ou seja, só ai seriam mais 30 dias de enrolação para pagar o carro. E com tudo isso, o dono da garagem já estava querendo até desistir da venda por não existir uma previsão de pagamento da carta de crédito. Tudo isso sem contar a ida e vinda de documentos, áudios que falavam uma coisa e na sequência eles cobravam outra coisa totalmente diferente dos áudios. Tudo pela falta de clareza nas explicações. E assim, já se vão quase 30 dias após pagarmos o boleto de aproximadamente R$ 14.*******,00 e meu pai e minha mãe ambos com mais de 70 anos, sem carro para se locomoverem. E o pior de tudo, é que você só fica sabendo de tudo isso após o pagamento do lance. Antes na ligação que eles fazem para te falar da contemplação é tudo lindo, tudo festa até que você faça o pagamento do boleto de lance. O pior atendimento que já recebemos, tudo feito para te fazer desistir, perder a paciência e não querer mais. No nosso caso, se desistíssemos agora, esses R$ 14.*******,00 e todas as outras parcelas não voltariam para nós e teríamos de esperar o fim do grupo daqui há alguns anos para receber. Então, antes de comprar um consórcio da HS questione o seu corretor documentalmente via WhatsApp sobre prazos pós contemplação, tramites documental, exigências de renda, exigências de comprovações, burocracias paga pagamento da carta, obrigatoriedade de seguro prestamista que você tera de pagar e tudo mais que envolve o processo. Porque nada disso o corretor te informa quando você faz a compra e nada disso está claramente especificado no contrato que você assina. Sem dúvida alguma o pior consórcio que já fiz em toda a minha vida. Respeito Zero com o cliente.
Compartilhe
Resposta da empresa
08/07/2022 às 11:00
Bom dia, Sr. Yuri
Primeiramente, sentimos por seu descontentamento em relação ao processo de contemplação adotado pela empresa, contudo, salientamos que todo o procedimento segue estritamente o Regulamento Geral do Plano, assumido quando da contratação do plano, bem como, está em total acordo com o que preceitua a legislação vigente.
Necessário salientar que o procedimento de liberação da carta de crédito (pagamento ao vendedor do veículo), somente após a transferência, visa garantir a segurança da operação junto ao Grupo de Consórcio. Somente a partir do registro da alienação fiduciária junto ao DETRAN competente, é que se confirmará a garantia do veículo ao grupo de consórcio.
Tal diretriz também visa atender as determinações do Banco Central, em especial a Circular 3.*******, que determina que as administradoras somente podem transferir a terceiros os recursos para pagamento do bem, após satisfeitas as garantias e mediante a apresentação dos documentos relacionados no contrato como obrigatórios (art. 12, 2).
Ainda, conforme estabelece a Lei 11.*******/*******, que rege o sistema de consórcios, este tem o intuito de propiciar aos integrantes do grupo, por meio de um autofinanciamento estre estes, o acesso na aquisição de bens ou serviços. E desta forma, a Administradora de Consórcio, no respeito a estas diretrizes, não pode permitir que os recursos da cota contemplada sejam liberados a terceiros, sem que haja a efetiva demonstração contratual da operação de compra e venda do bem.
No presente caso, ao contrário do que entendido por vossa senhoria, o pagamento do crédito poderia ser efetuado apenas com a informação de comunicação de venda registrada no DETRAN competente, não sendo necessária aguardar-se a transferência do veículo.
Salienta-se ainda, que a Autorização de Faturamento é garantia da outra parte (vendedor), de que o valor do crédito será pago pela Administradora de Consórcios, após satisfeito os procedimentos solicitados.
Bem como, em caso de dúvidas estamos a total disposição do vendedor do bem, para fornecer todas as garantias que estão ao nosso alcance, de que após o procedimento acima, o valor do crédito será liberado.
Atualmente, para a liberação do crédito, estamos somente no aguardo do envio da documentação solicitada via e-mail encaminhado pelo setor de contemplação, da qual vossa senhoria encontra-se em cópia.
Diante de tudo isso, a HS Adm. de Consórcios está convicta que seus procedimentos estão corretos. Sendo estes processos burocráticos ou não, a Administradora de Consórcios trabalha com recurso de terceiros, no caso, dos demais consorciados do grupo, por isso precisa seguir todos os trâmites legais necessários, em especial junto aos órgãos de trânsito competentes, para que o negócio jurídico da compra do bem, por meio do crédito do consórcio, seja livre de qualquer vício, com o intuito único de dar segurança ao grupo de consórcio.
Assim sendo, ocorrendo demais dúvidas ou reclamações, o setor de contemplação da HS Consórcios está à sua disposição, a fim de fornecer todas as informações necessárias para a finalização de seu processo de contemplação e respectiva liberação do crédito.
Atenciosamente,
HS Consórcios
Réplica do consumidor
28/07/2022 às 16:36
A mesma resposta pronta de sempre. Porém dia a dia se multiplicam as reclamações contra a HS aqui no Reclame Aqui. Agora eu entendo o porque de tanta venda de cartas em andamento. Com a conduta adotadas por vocês com os contemplados, não há quem suporte ficar com o consórcio. E o final é desistir mesmo. O PIOR CONSÓRCIO DO BRASIL, e tenho dó de quem adquirir pois irá sofrer muitoooooooooooooooooooooooooooooo.