Alteração do nível de óleo nos motores do HB20 1.6

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Sertãozinho - SP

03/09/2015 às 13:27

ID: 14462647

Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa

Ver todas Reclamações

Venho por meio deste solicitar esclarecimentos junto a Hyundai Motor Brasil referente a alteração da quantidade óleo nos motores do HB20 1.6, que desqualifica as orientações do manual do proprietário que prevê 3,3 litros. Uma vez que, a montadora através de sua rede de concessionárias definiram um acréscimo de 0,3 litros sem prévio aviso aos proprietários. Através da prática realizada a marcação de nível MÁXIMO tornou-se obsoleta, pois logo após da revisão o carro sai da concessionária com nível acima do máximo, o que contraria diretamente o que está expressamente descrito em manual, uma vez que o excesso de óleo acarreta riscos ao motor. Na literatura acerca do excesso de óleo, observamos o seguinte: Caso o óleo esteja acima do nível, o primeiro indício é aparecer vazamentos. Os retentores podem não suportar o aumento da pressão interna. Outro risco é que o excesso de óleo ir para a câmara de combustão, onde é para chegar somente ar e combustível. Isso afeta o consumo do carro e, mais grave, poderá danificar o catalisador, a peça mais cara do sistema de exaustão dos automóveis. Há o risco ainda de o óleo chegar às velas. E aí você já sabe o resultado: falhas e mais gasto na hora de abastecer.



Sendo assim, aguardo posicionamento da montadora, uma vez que toda alteração que contraria diretamente o manual do proprietário é uma quebra unilateral do contrato de garantia. Sendo assim pergunto: Qual medida será tomada para que o proprietário possa averiguar o nível máximo do óleo? As varetas serão trocadas ou remarcadas? Qualquer problema derivado do excesso de óleo será coberto pela garantia? Porque os manuais antigos não foram trocados, pois atualmente existem duas versões de manuais? Os proprietários com manuais antigos, que não conseguem mais visualizar o nível máximo de óleo terão respaldo jurídico no que diz respeito a garantia através de qual instituto, uma vez que o manual orienta 3,3 litros e que acima disso pode ocorrer problemas, que orienta expressamente que excesso de óleo pode ocasionar problemas futuros? Foi um recall branco (aquele feito durante a revisão sem prévio aviso ao proprietário)?



Solicito um posicionamento público, pode ser via resposta no Reclame Aqui, sem telefonemas em que um Call Center diz que somos os primeiros a reclamar, que essa alteração não afetará em nada os motores, o que não tem valor jurídico nenhum. Que façam um termo aditivo ao manual, que troquem as varetas, que tenham alguma solução simples, eficaz e que garanta o pleno direito dos proprietários.



Desde já agradeço a atenção dispensada,

Atenciosamente,

Compartilhe

Resposta da empresa

08/09/2015 às 08:54

Sr. Clever, bom dia!

Adiantamos que seu caso está em acompanhamento conosco através do *******.

Conforme contato, faremos o levantamento das informações necessárias e pedimos que aguarde nosso retorno com as devidas orientações.

Em caso de dúvida ou insatisfação, contate nossa central de relacionamento através do ******* ******* *******.

Atenciosamente
Hyundai Motor Brasil.

Consideração final do consumidor

11/09/2015 às 18:23

A Hyundai entrou em contato e prestou os devidos esclarecimentos, orientando quanto a conservação dos direitos do proprietário, bem como referente ao procedimento adotado, fica destacado então que a explicação emanada demonstrou a preservação dos direitos dos proprietários, porém os motivos para inserção de ******* ml foram detalhados de forma superficial, mas que atendem meu requisito de ter resguardo meu direito em caso de problemas futuros.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

8