Vício Oculto na Coluna de Direção Hyundai HB20X 2018 após Revisões em Concessionária

Não resolvido
São Paulo - SP
15/09/2025 às 19:59
ID: 226981899
Sou proprietário de um Hyundai HB20X 1,6A Style Automático 2018.
Todas as revisões do meu carro foram feitas exclusivamente na concessionária CAOA Consolação em SP, inclusive depois do fim da garantia (isso desde meu primeiro HB20) para manter a manutenção rigorosamente em dia.
Recentemente, percebi vibração, movimentação e barulho anormal na direção, mais uma vez levei o carro à concessionária (CAOA Consolação em SP) no dia 8 de setembro de 2025, que no dia seguinte constatou a necessidade de troca da coluna da direção por algo em torno de R$ 12 000,00.
Vale ressaltar que em nenhuma das revisões anteriores foi indicado qualquer anormalidade na direção, ou seja, mesmo com manutenção preventiva, o consumidor é surpreendido por um defeito estrutural.
Logo depois ao pesquisar sobre o assunto, descobri tratar-se de defeito crônico e amplamente relatado por outros proprietários do HB20, aqui mesmo no plataforma:
https://www.reclameaqui.com.br/hyundai-motor-brasil-hb20/vicio-oculto-na-coluna-de-direcao-do-hb20-apos-revisoes-em-concessionaria_acXekAJ7fxQpNXvr/
https://www.reclameaqui.com.br/hyundai-motor-brasil-hb20/hb20x-com-problema-recorrente-na-direcao-eletrica_A8C9elI9OA27-9H_/
(há relatos similares em fóruns especializados).
Trata-se assim de vício oculto, previsto nos artigos 18 e 26 do Código de Defesa do Consumidor, ou seja, falha ou defeito que não é perceptível na inspeção inicial do produto e que só se torna evidente com o uso do bem, impactando seu funcionamento, utilidade ou segurança que é exatamente o caso do comprometimento do meu carro.
Além do comprometimento funcional e de segurança, fica a empresa sujeita ao ressarcimento de danos físicos, morais e lucros cessantes, uma vez que o veículo é utilizado como meio de transporte para o trabalho.
Ademais, alegações de que se trata de desgaste de uso rotineiro, não cabem posto que:
1. O Carro ficou 2 anos praticamente estacionado na garagem devido à Pandemia e eu ter trabalhado em Home office
2. A quilometragem consequentemente é baixa e está em torno de 58 000 quilômetros
3. O carro não é utilizado com sobrecarga e nem tão pouco por múltiplos usuários, pelo contrário 95% das vezes estou sozinho nele e no máximo 3 vezes por semana (dias das minhas aulas)
4. Igualmente não houve nenhuma sinistro que pudesse comprometer a coluna da direção
Solicito que a Hyundai assuma o reparo nos termos da lei.
Aguardo resposta com urgência.
Compartilhe
Resposta da empresa
18/09/2025 às 10:59
Olá, Roberto, bom dia!
Conforme nosso contato via Whatsapp foi constatado que o veículo apresentou a queda de tensão na parte interna da coluna. Após avaliação e análise de nossa equipe informamos que o período de cobertura de sua garantia de 5 anos já se expirou, conforme nota fiscal, o veículo deu início a garantia em 06/04/******* e encerrou-se em 06/04/*******, por este motivo o atendimento não está passível para ser feito em garantia.
Caso tenha alguma dúvida ou ainda necessite de nosso auxílio, estamos à disposição.
Protocolo de atendimento: 09623047.
Lembre-se que permanecemos à disposição através do nosso******* e página “Fale Conosco” em nosso website https://*******
Atenciosamente,
Hyundai Motor Brasil
Consideração final do consumidor
19/09/2025 às 07:10
O atendimento se resumiu a repetir as mesmas coisas já informadas na Concessionária e se esquivou do problema do vício oculto
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0