Cadeiras com problemas de estrutura e acabamento prematuros após compra na Idea Store

Não respondida
Rio de Janeiro - RJ
26/02/2026 às 13:30
ID: 241762123
Meses atrás, comprei um jogo de mesa com quatro cadeiras na Idea Store, que me tinha sido recomendada como uma loja séria e com bons designs de móveis. Passado menos de um mês de uso, as cadeiras apresentaram problemas de estrutura e acabamento. Em uma delas, uma das quatro ripas de sustentação dos pés soltou. Nas outras, os problemas se alternam ou se acumulam: ripa vertical (de apoio às costas) instável e, principalmente, a perda da "tinta" em volta dessas ripas, em praticamente todas as cadeiras. O problema começou logo após a chegada dos móveis, com pouquíssimo uso, e vem se agravando a cada dia. Diante disso, entrei em contato com a loja por email e tive um retorno por whats app. Atendendo a pedidos, enviei vídeo para complementar as fotos já remetidas inicialmente. Para minha surpresa, dada a recomendação que tu tinha recebido da loja, a atendente disse que eles fariam a troca da cadeira em que a madeira de sustentação dos pés estava solta, mas não das outras. O argumento é ainda mais espantoso, para não dizermos desonesto. Reproduzo entre aspas a resposta que recebi: "a questão do acabamento nos torneados do assento, é natural que aconteça da tinta "abrir". O acabamento laqueado forma um filme/massa que pode eventualmente trincar em espaços com fresta, que é o caso, mas isso não quer dizer que o torneado vai quebrar como no pé, se trata somente da tinta". E completou: "acabamentos como laca (laqueado) em itens de madeira maciça, podem ter esse comportamento. É técnico, pois a madeira maciça "trabalha"". Ou seja, a loja vende um produto que já sabe que terá problemas sérios com o acabamento em pouco tempo de uso. Contraditoriamente, no entanto, a mesma atendente disse que eles "nunca tiveram problema por conta disso", o que me faz deduzir que os clientes de uma loja renomada se conformam em ter móveis danificados ou que a madeira das minhas cadeiras "trabalhou" mais, gerando um dano maior, o que significa que devam ser trocadas. Esse diálogo aconteceu em dezembro do ano passado. A cadeira substituída foi entregue em janeiro. E a falta de tempo fez com que eu demorasse a escrever para os órgãos de defesa do consumidor, como disse que faria no momento do contato com a empresa. Quero deixar registrado e público, aqui e em outros espaços, que essa resposta e essa atitude não são cabíveis a uma empresa séria. Como eu disse, na ocasião, problemas acontecem. A diferença é que as boas empresas os resolvem. Lamento todo o ocorrido, me arrependo da compra. Não compro mais nesse lugar e falarei [Editado pelo Reclame Aqui] dos seus serviços em todos os espaços que puder.