Cobrança aleatória e falta de transparência na taxa de serviço do Ifood

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

20/09/2025 às 15:09

ID: 227406515

Já faz um tempo que o Ifood começou com uma [Editado pelo Reclame Aqui] de cobrar uma taxa extra em todos os pedido para "melhorar nossa experiência de compra" a famos taxa de serviço. Uma prática ridícula de compra casada e conseguir ganhar mais dinheiro em trocados de todos os clientes, apesar de ser legal. Pois o que eu não entendo é a aleatoriedade do preço, por muito tempo era R$0,99 em todos os meus pedidos e hoje aumentaram para R$1,99 enquanto o da minha namorada, na mesma loja, mesmo dia e horário, continua R$0,99. Além disso, somos ambos clube Ifood, não existe motivo para essa diferença. Não existe transparência nenhuma com o consumidor sobre o que estou pagando, como esse dinheiro vai ser gasto, porque esse valor?

Porquê isso? O Ifood (e nenhuma empresa que faz essa prática abusiva óbvio) não deixa explícito como os valores arrecadados são gastos, quanto custa cubrir o sistema operacional? Milhões de clientes no Brasil inteiro pagam isso, facilmente arrecadando milhões mas não deixam transparência sobre como isso é gasto, como isso nos ajuda como cliente. Só pagamos e somos esperados a continuar a pagar sem dar um piu. Ridículo.

Para a sorte do Ifood, que mantém quase um monopólio nessa área, as únicas duas concorrentes UberEats (acabou) e Rappi cobra uma taxa de "serviço" de 7 reais.

Não existe saída, pelo visto, para o consumidor, só aceitar essas cobranças aleatórias esem critérios.

Compartilhe

Resposta da empresa

20/09/2025 às 20:28

Olá, Gabriel! Espero que esteja bem!

Agradecemos por compartilhar sua percepção, pois o feedback dos nossos clientes é essencial para aprimorarmos os nossos serviços e sermos mais claros sobre nossas operações.

Queremos esclarecer a questão da Taxa de Serviço, que é aplicada no momento do checkout para pedidos realizados na nossa plataforma. Esta taxa é aplicada a todos os pedidos, independentemente do valor mínimo que antes era necessário atingir. Essa mudança faz parte do nosso compromisso em oferecer excelência e valor na experiência de compra de todos os usuários do iFood. Ela possibilita que continuemos investindo nas melhores tecnologias, suporte aos nossos parceiros e consumidores, além de melhorar continuamente a qualidade do nosso aplicativo e o atendimento aos usuários.

Essa taxa corresponde a 1,7% do valor total do ******* do restaurante escolhido, com um valor mínimo de R$ 0,99 e um teto máximo de R$ 2,99. Esses valores são fixados para garantir que a cobrança seja proporcional e acessível a todos. A principal finalidade da Taxa de Serviço é viabilizar nossos esforços em manter a estrutura tecnológica de alta qualidade, que sustenta uma plataforma acessada por milhões de pessoas diariamente, e implementar avanços que proporcionem uma experiência de compra mais prática, segura e confiável.

Entendemos a sua preocupação com a transparência e gostaríamos de reforçar que essa cobrança cobre apenas parte dos custos operacionais. Manter uma plataforma como o iFood ativa e eficiente requer suporte contínuo a parceiros comerciais, investimento em infraestrutura tecnológica robusta, melhorias na experiência do usuário e criação de novas soluções que beneficiem os clientes no longo prazo. É uma prática comum no setor em nível global o repasse de parte desse custo aos consumidores, e temos trabalhado para manter os valores justos e sustentáveis para todos.

Caso tenha dúvidas adicionais ou pontos que considere importantes, estamos à disposição para esclarecimentos. Nosso objetivo é construir uma relação de confiança com nossos clientes, oferecendo sempre o melhor serviço possível.

Agradecemos mais uma vez pelo seu contato.

Atenciosamente,
Vinicius
Equipe de Experiência do Cliente