Cobranças indevidas e retenção de taxas pelo iFood geram prejuízo para restaurantes

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Niterói - RJ

28/08/2025 às 02:31

ID: 225552023

Olá, bom dia.

Gostaria de registrar minha insatisfação com as cobranças do iFood. Em vários pedidos, o cliente recebeu até R$23,00 de desconto, e o valor que entrou para mim não cobriu nem o custo da produção. Mesmo assim, a plataforma reteve os 16% da taxa, deixando minhas lojas, Encantos Árabe e Pizzaria Don Queso, no prejuízo.

Outro ponto grave é que a taxa de entrega, que deveria vir para a loja, não está sendo repassada. Ou seja: o cliente paga a taxa, o iFood retém a maior parte e eu ainda preciso pagar do meu próprio bolso ao motoboy, acumulando prejuízos ainda maiores.

Também notei situações em que o cliente paga R$5,00 de taxa, mas o iFood concede desconto de R$14,00 por conta própria e desconta essa diferença diretamente da loja. Isso é totalmente inviável, já que a maior parte do valor fica com a plataforma, enquanto para nós sobra apenas o custo da produção.

Se minhas lojas estiverem vinculadas a qualquer promoção automática sem minha autorização, exijo que sejam retiradas imediatamente, pois trabalho para gerar renda e pagar meus funcionários não para a plataforma levar praticamente todo o faturamento.

Hoje, o que o iFood retém chega a ser maior que o lucro real da loja, algo insustentável. Caso essa situação não seja revista com urgência, vou considerar seriamente migrar minhas operações para outras plataformas, como a 99Food, que valorizam mais o trabalho do restaurante.

Aguardo retorno imediato.

Não vou pagar para trabalhar graças adeus já sai do CLT por causa disso e vcs vem querer me passar a [Editado pelo Reclame Aqui] sai fora

Compartilhe

Resposta da empresa

03/09/2025 às 11:53

Boa tarde, Manoel! Tudo bem? Espero que esteja tudo ótimo com você.
Meu nome é Nataly, sou a responsável pelo seu atendimento. Quero que saiba que estou aqui para oferecer o melhor suporte possível.

Agradecemos por entrar em contato conosco e por nos informar sobre a sua solicitação. Queremos garantir que estamos tratando seu pedido com a máxima atenção e prioridade.

Compreendemos a importância dessa questão para você, e gostaríamos de informar que a sua ******* um cuidado especial. Por essa razão, o prazo de resolução pode ser um pouco mais longo do que o inicialmente previsto.

Estamos empenhados em resolver o seu caso o mais rápido possível e agradecemos sua paciência e compreensão durante esse processo.

Em breve, retornaremos com mais informações sobre o andamento de sua solicitação.

Atenciosamente, Nataly
Equipe iFood | Reclame Aqui

Consideração final do consumidor

03/09/2025 às 14:13

B

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

5