Entregador iFood relata bloqueio sem clareza e pede transparência e pagamento de saldo.

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Cacoal - RO

02/05/2026 às 15:31

ID: 247531169

Venho aqui como entregador relatar uma situação que, sinceramente, já deixou de ser pontual e está virando algo frequente entre quem trabalha na plataforma do ifood!

Hoje, ao acessar minha conta, me deparei com um bloqueio informando possível desativação em poucos dias por uso incorreto de motivos de contato. A questão não é só o bloqueio em si, mas a falta de clareza. A comunicação é muito genérica, e isso deixa a gente sem entender exatamente o que foi feito de errado.

Entrei em contato com o suporte e fui orientado a abrir uma apelação, que agora está em análise com prazo de até 4 dias. Fiz isso, estou aguardando, mas enquanto isso fico sem poder trabalhar e sem uma explicação concreta.

O ponto principal aqui é outro: isso não é um caso isolado. Cada vez mais entregadores relatam situações parecidas. Se você cancela muitas corridas, mesmo que sejam corridas inviáveis, acaba sendo penalizado. Se acontece algum imprevisto real como problema na bike "por exemplo" e você não consegue concluir uma entrega, também corre o risco de bloqueio. No fim, parece que qualquer situação fora do perfeito pode gerar punição.

Nós estamos na rua todos os dias, lidando com trânsito, clima, riscos e imprevistos reais. Nem tudo está sob nosso controle. E mesmo assim, decisões importantes como bloqueios acabam acontecendo sem uma comunicação clara, sem orientação prévia e sem margem para entendimento.

Além disso, tenho um saldo de R$ 272,11 no aplicativo, valor que conquistei com muito esforço, pegando em sua maioria corridas de R$ 7,00. Quem é da área sabe o quanto precisa rodar para chegar nesse valor. Minha preocupação também é garantir que esse valor será pago normalmente, independentemente da análise.

O que fica é um sentimento de insegurança. A gente trabalha, se dedica, mas não tem previsibilidade. Falta transparência, falta clareza e falta um direcionamento mais humano para quem está do outro lado da tela.

Aguardo um retorno com uma posição mais clara sobre o meu caso e, principalmente, uma melhoria na forma como essas situações são comunicadas aos entregadores.

Compartilhe

Resposta da empresa

02/05/2026 às 17:01

Olá, Victor. Espero que esteja bem!

Me chamo Jenifer, vou esclarecer alguns pontos referente sobre seu caso, está bem?

Agradecemos profundamente por ter tirado um tempo para compartilhar conosco seus sentimentos e experiências como entregador do iFood. Suas palavras refletem a dedicação e o empenho que você coloca em seu trabalho diariamente, e lamentamos sinceramente saber que você está passando por um momento difícil.

O iFood não tem interesse em bloquear ou desativar as pessoas entregadoras da plataforma, afinal de contas, afeta todo o ecossistema, entregadores, clientes e parceiros.

Às vezes, infelizmente, medidas como essa se tornam necessárias para manter a qualidade da operação e a integridade da plataforma. Nossos sistemas identificaram um padrão comportamental que não está alinhado com as diretrizes estabelecidas no Guia Jeito iFood de Entregar e nos Termos e Condições de uso da plataforma, aos quais todos nós concordamos em cumprir ao se tornar um parceiro.

Neste caso, devido aos consecutivos descumprimentos dos termos de uso da plataforma, esta conta precisou ser bloqueada definitivamente. O iFood lamenta por isso e reforça que não tem interesse em desativar ou bloquear entregadores.

Em casos de dúvidas, acessando o Portal do Entregador você pode conferir o Guia Jeito iFood de Entregar, nosso Termos e Condições de uso, além dos nossos materiais e ficar por dentro das novidades: iFood Entregadores. Você poderá ler novamente nosso combinado em: https://entregador.ifood.com.br/termos-e-condicoes-de-uso/

Agradecemos a compreensão.

Atenciosamente, Jenifer.
Experiência do Entregador iFood

Réplica do consumidor

02/05/2026 às 17:09

Oi jhenifer, então é isso, agora os dias que eu trabalhei foram em vãos? meu saldo de 272 vai ficar pra vocês! e eu fico só com o cansaço e o desgasto de pedalar o dia todo?

Consideração final do consumidor

13/05/2026 às 09:08

falta de clareza pela parte do ifood

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

7