Falha da plataforma iFood na validação dos dados de entrega

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Brasília - DF

18/04/2025 às 00:45

ID: 215066475

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Gostaria de relatar uma situação que ocorreu hoje e que considero uma falha que pode ser evitada na plataforma iFood.

Fiz um pedido, assim como outros anteriormente e recebi pedidos sem problemas. No entanto meu endereço estava cadastrado de forma errada ou incompleta, não sei se apenas para esse estabelecimento. Mas até hoje no uso da plataforma não tive esse problema.

O restaurante tentou por várias vezes entrar em contato comigo solicitando o endereço correto. Vi a mensagem quando já havia passado do horário previsto, apesar de achar o horário bem exagerado para a entrega pois fica aqui do lado, entendo que possa ter uma alta demanda e eu ao fazer o pedido de fato estou concordando com esse tempo de espera. Mas o fato de parece que eu teria alguma responsabilidade com esse erro e que teria alguma obrigação de fazer o pedido e ter que ficar com aplicativo aberto, ou chat aberto ou ser obrigado a atender ligações me incomodou bastante. Já fiz o pedido pelo fato de estar em um reunião importante, meu celular é configurado para não receber ligações. Não faz sentido que o cliente fique monitorando o chat ou aplicativo para que a logística da entrega precise acontecer, entendo e gosto da facilidade de precisar resolver as coisas caso erros aconteçam. Ao falar com atendente me incomodou bastante eles falarem que não trabalham com a localização do Ifood. No uso da ferramenta então agora tenho que ter essa preocupação, de ter que fazer o pedido e tenho que ficar consultando o aplicativo ou chat, enfim para que a logística de entrega aconteça. Após a estimativa de entrega, só que fui abrir o site e vi que tinham diversas mensagens, eu já não iria parar mesmo, mas minha mulher e filha estavam aguardando, o que já tinha começa o stress dela ficar falando que estava demorando e eu dizendo que estava dentro do horário informado. Tentei questionar o atendimento para saber como entraria em contato com Ifood, já gostaria de enviar mensagem falando sobre o erro do endereço. Não consegui, só dava para entrar em contato direto com o restaurante. Mudei o meu endereço e enviei alguma mensagem perguntando se poderia verificar se da forma como coloquei agora apareceria de uma forma que o endereço ficasse claro. Não respondeu mais. O entregador chegou com atraso e, infelizmente, precisei pedir que retornasse com o pedido, pois minha filha já havia dormido e a situação me deixou bastante frustrado/irritado e acabei descontando no entregador, pois ele ficou tentando novamente querer me explicar sobre o endereço errado.

Não culpo o restaurante nem o entregador, Mas estava bastante chateado e reconheço que o tratei grosseiramente. Por isso, gostaria que o valor do estorno fosse direcionado a ele como pedido de desculpas. Entrei em contato com o estabelecimento por mensagem mas não me informaram o nome dele. Gostaria de ter a garantia de que fosse passado para ele. A responsabilidade é da plataforma, que deveria garantir que o pedido só seja liberado com dados válidos, ou uma consulta de rotina, sei que existem diversas forma para que isso aconteça. Reforço: a falha da plataforma iFood por não validar corretamente os dados de entrega e não ter um processo preventivo eficaz. Se eu posso cadastrar meu endereço, espero que ele seja utilizado corretamente.

Compartilhe

Resposta da empresa

24/04/2025 às 12:51

Olá, Thyago! Boa tarde, espero que esteja bem.

Muito obrigado por compartilhar a sua experiência e detalhar tudo com tanto cuidado. Antes de mais nada, lamento profundamente o ocorrido e a frustração causada no momento do seu pedido. É compreensível que uma situação como essa tenha gerado bastante desconforto, especialmente considerando a expectativa de praticidade ao usar a plataforma.

Queremos que você saiba que valorizamos muito as sugestões e os pontos mencionados. A sua percepção sobre o processo de validação de endereço é extremamente válida e será levada em consideração em nossas constantes análises e melhorias no sistema. Nosso objetivo é oferecer uma experiência cada vez melhor e mais segura aos nossos usuários.

Sobre o estorno direcionado ao entregador, infelizmente, não temos como atender a essa solicitação no momento devido às limitações do processo atual. Reconhecemos o seu gesto de empatia ao pensar no entregador, mesmo diante de sua frustração, e lamentamos não conseguir garantir essa devolução diretamente para ele.

Estamos constantemente revisando nossas ferramentas e suporte para garantir que situações como essa possam ocorrer de forma mais tranquila ou mesmo serem evitadas no futuro. Sua experiência nos ajuda a enxergar melhores caminhos para isso. Pedimos desculpas pelo ocorrido e agradecemos imensamente pelo retorno construtivo. Continuaremos trabalhando para que seu feedback se traduza em melhorias reais na plataforma.

Conte conosco caso precise de algo mais! Estamos aqui para te auxiliar e seguiremos empenhados em oferecer a melhor experiência para você.

Um grande abraço,
Afonso,
Analista de Experiência do iFood.