Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

29/06/2024 às 15:48

ID: 191857289

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Fiz a compra no mercado do Ifood, assim como outras vezes, mas dessa vez o entregador informou não ter me encontrado, no entanto estava informando o apartamento errado ao porteiro. Gastei R$ *******,00 nessa compra e agora o ifood me informou que o pedido foi cancelado e não será reembolsado, o que é um absurdo e deixa o consumidor em uma situação de vulnerabilidade e impotência. Abri reclamação pelo App mas aparentemente o dialogo é com um robô, que repete que a compra foi cancelada e que não será estornado. Tentei negociar opções de resolução, inclusive de ir lá pessoalmente buscar as minhas compras e pagar a taxa de entrega do entregador, mas o robô não abre espaço para argumentação. Isso deixa o consumidor numa situação de vulnerabilidade tremenda e agora me sinto impotente. Tenho um histórico de compras pelo Ifood e me considero uma cliente fiel mas estou muito chateada com essa situação. Não recebi o produto por isso tenho direito ao meu reembolso (OBS.: o valor da compra foi alto).

Compartilhe

Resposta da empresa

15/07/2024 às 11:18

Olá, Fernando!
Espero que esteja tudo bem por ai!

Fernando, em primeiro lugar gostaria de dizer que sinto muito pelo ocorrido.
Como te enviei no privado, fizemos uma reanálise minuciosa da situação e infelizmente não conseguimos prosseguir com o reembolso do seu pedido. Gostaria de te explicar o motivo com transparência.
Conforme nossa Política de Cancelamento de Pedidos para Clientes, é importante respeitar o prazo de 10 minutos para retirar o pedido no momento da entrega. Depois desse período, infelizmente não há possibilidade de reembolso.
Tanto a loja quanto o entregador se esforçam para garantir a qualidade da entrega, e contamos com a colaboração dos clientes para atender à responsabilidade de receber o pedido no horário estimado.
Durante a tentativa de entrega, enviamos mensagens no chat que infelizmente não foram respondidas, o que dificultou a comunicação.

Para evitar situações semelhantes no futuro, sugerimos que ative as notificações do iFood em seu dispositivo e esteja presente ou garanta que alguém receba o pedido no local de entrega.

Para esclarecimentos sobre prazos, cancelamentos ou outras dúvidas relacionadas ao processo do seu ******* informações detalhadas neste link: https://*******

Estou à disposição para ajudar em qualquer outra questão ou esclarecimento que você possa precisar. Conte comigo!

Abraços,
Atenciosamente Jullie.
Experiência do Cliente iFood.

Réplica do consumidor

15/07/2024 às 12:01

A minha mensagem engloba 2 pontos:

Primeiro, o fato do entregador informar o apartamento errado determinou o insucesso da entrega. Sempre que solicito uma entrega ou ******* que o interfone seja o meio de contato adequado.

Mas gostaria principalmente de sublinhar o 2 ponto, que inclusive evidenciei na minha denuncia ao PROCON (QUEM ESTIVER LENDO ESTA MENSAGEM, NÃO DEIXE NUNCA DE DENUNCIAR AO PROCON, POIS É POR LÁ QUE POLÍTICAS DE CANCELAMENTO ILÍCITAS SÃO DERRUBADAS):

Nas compras de supermercado feitas pelo APP do IFOOD, normalmente envolvem valores muito mais altos que simples encomenda de restaurantes. Não é razoável aplicar a penalidade de CANCELAMENTO DA ENCOMENDA SEM NENHUM REEMBOLSO sobre uma compra com um alto valor agregado. O consumidor fica numa posição de EXTREMA VULNERABILIDADE! De fato, se o entregador se deslocou ao local e não conseguiu realizar a encomenda, ele deve receber pelo seu serviço da mesma forma. É razoável cobrar uma taxa de multa pelo aplicativo, talvez pautada na porcentagem sobre a compra dos produtos. Agora, fazer com que o consumidor perca a totalidade do valor gasto na compra é ABSURDO e vai em desencontro às normas do Código do Consumidor. Imagina só a situação de uma pessoa idosa que faz uma compra de supermercado mensal pelo aplicativo, gastando em média quase *******,00 (mil reais) e por algum motivo não conseguiu descer em 10 minutos para ter acesso à compra... de acordo com a POLÍTICA DE CANCELAMENTO ANTIJURÍDICA DO IFOOD, ela perderá TODO O VALOR, INTEGRALMENTE. Espero que a minha reclamação chegue ao departamento jurídico do IFOOD e ao máximo de pessoas que passam pela mesma situação que eu (NUNCA DEIXEM DE DENUNCIAR AO PROCON!).

Consideração final do consumidor

08/01/2025 às 09:32

O Poder Público precisa limitar os abusos cometidos por esta empresa COM URGÊNCIA!

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

1