Pedido com item faltando e item errado reembolso inadequado

Resolvido
São Paulo - SP
05/06/2025 às 07:06
ID: 218878149
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesRealizei uma compra no iFood no dia 04/06/2025, com a intenção de preparar uma receita à noite. Assim que o pedido chegou, recebi do entregador, confirmei o código e entrei em casa. Quando abri a sacola, percebi que estava faltando 1kg de frango em cubos, item essencial para a receita.
Entrei imediatamente em contato com o suporte do iFood, que reconheceu o problema e efetuou o reembolso no valor de R$ 30,31, porém em saldo do iFood, o que considero inadequado, já que paguei via Pix e gostaria da devolução do meu dinheiro, não de um crédito para compras futuras.
Além disso, ao guardar os outros produtos, percebi que outro erro havia ocorrido: eu havia solicitado um vidro de molho shoyu, mas recebi no lugar, um molho para yakisoba (a embalagem é parecida, mas são produtos completamente diferentes e com usos distintos).
Tentei entrar novamente em contato com o iFood para relatar o problema do produto errado, mas como eu já havia aberto uma reclamação anterior como pedido incompleto, agora o sistema não permite uma nova contestação, além de não responderem às minhas mensagens, as quais também enviei evidências com fotos.
Fico duplamente prejudicado:
- Não recebi o produto correto (molho shoyu);
- Não pude preparar a refeição ;
- E mesmo após pagar via Pix, estou limitado a usar um saldo dentro do app, sendo que desejo o estorno em dinheiro para minha conta bancária.
Solicito que o iFood revise meu caso, estorne o valor referente ao molho shoyu (R$19,99), e permita que o reembolso total seja feito em dinheiro, e não em créditos dentro da plataforma. Como consumidor, acredito que é meu direito receber o que paguei ou ser ressarcido de forma justa.
Aguardo retorno.
Compartilhe
Resposta da empresa
06/06/2025 às 18:24
Olá, Nathalia! Espero que esteja bem!
Agradecemos por entrar em contato e por compartilhar sua experiência conosco. Primeiramente, lamentamos pelos inconvenientes ocorridos em seu pedido. Entendemos como situações assim podem impactar seus planos e apreciamos a oportunidade de esclarecer todas as suas dúvidas.
Em resposta ao seu caso, informamos que os reembolsos dos itens apontados foram devidamente realizados no aplicativo, conforme detalhado abaixo:
- Mel Flora Néctar Bisnaga 280g, no valor de R$ 17,99, reembolsado em 04/06/*******, às 17:28;
- Strogonoff de Frango Em Cubos Kg, no valor de R$ 30,31, reembolsado em 04/06/*******, às 17:37;
- Molho Shoyu Sakura Tradicional Garrafa 500ml, no valor de R$ 19,99, reembolsado em 05/06/*******, às 15:30.
Esses valores foram creditados em seu Saldo iFood porque, no momento do cancelamento desses itens, sua conta do iFood estava com a opção de reembolso em saldo ativada. Assim, o valor foi automaticamente direcionado ao saldo no app, conforme sua preferência de reembolso definida previamente.
Essa configuração é gerenciada diretamente pelo usuário e ocorre de forma automática para oferecer uma solução rápida e prática. Existem duas formas de ativar ou desativar essa modalidade de reembolso:
1. No momento de finalizar o pedido, por meio de um pop-up explicativo no app;
2. Na aba de Perfil do aplicativo, onde é possível acessar a funcionalidade e definir ou alterar sua preferência.
Ressaltamos que o iFood não impõe essa modalidade de reembolso. A escolha é pessoal e feita pelo próprio usuário por conveniência.
Para evitar que futuros reembolsos sejam feitos automaticamente em saldo iFood, você pode desativar essa função diretamente no app. Siga os passos abaixo:
1. Abra o iFood e vá até a aba Perfil > Pagamentos;
2. Clique em Pagamentos e procure pela opção Outros Serviços > Reembolso em Saldo;
3. Na aba Reembolso em Saldo iFood, altere a configuração utilizando a barrinha Ativar/Desativar;
4. Caso a funcionalidade não apareça ou não funcione, sugerimos atualizar o aplicativo e tentar novamente.
Por questões operacionais, uma vez que o reembolso já foi concluído para o Saldo iFood, infelizmente, não é possível transferi-lo para outra modalidade. Entretanto, o valor permanece disponível para utilização em novos pedidos na plataforma.
Esperamos que essas informações tenham esclarecido sua dúvida. Caso necessite de algo mais ou enfrente dificuldades adicionais, ficamos à disposição para ajudar.
Agradecemos a sua compreensão e por continuar confiando no nosso serviço!
Atenciosamente,
Vinicius
Equipe de Experiência do Cliente – iFood
Consideração final do consumidor
07/06/2025 às 08:57
Opções de reembolso estratégicas que os beneficiam e resolução de problemas somente após eu publicar reclamação nesta via
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
2