Pedido veio todo errado e o ifood se recusou a cancelar e devolver o dinheiro

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

26/01/2024 às 23:01

ID: 181377405

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Fiz um pedido dia 26/01/24 num Subway e o pedido veio todo errado, o sanduíche absolutamente não era o que eu pedi (eu sou vegetariano, pedi um veg e recebi um sanduiche com bacon, frango e peperoni com molhos e saladas diferentes) e também não veio o refrigerante que eu pedi. Tentei contato com o restaurante sem sucesso e fui encaminhado pro chat do ifood pela própria plataforma só pra ser informado que nada seria feito sobre isso porque o ifood só atua como intermediário e não é responsável pelo erro do restaurante. Oras, se eu não consigo contato com o restaurante, quem tem que resolver não é justamente o intermediário que eu contratei pra isso?

Enviei todas as fotos comprovando o erro no pedido, e tirei capturas de tela de toda a conversa do ifood falando que não vai cancelar o pedido, se não conseguir resolver por aqui procurarei meus direitos na justiça.

Incluo aqui a resposta ao pedido de ajuda:

"Olá, Gabs! Agradecemos pelas informações fornecidas. Gostaríamos de esclarecer que as lojas parceiras e as pessoas entregadoras se cadastram para prestar serviços ao consumidor final, e o iFood atua como intermediário nessa relação entre as três partes envolvidas.
Após analisar as informações enviadas por você, identificamos que não será possível seguir com sua solicitação de cancelamento.
Para uma compreensão mais detalhada dos termos de uso, convidamos você a consultar este link: https://*******;

Compartilhe

Resposta da empresa

27/01/2024 às 14:15

Boa tarde, Gabriela.

Espero que esta mensagem o encontre bem. Analisamos cuidadosamente o seu pedido ******* e revisamos a interação que teve conosco em 26/01/******* por meio do chat em nosso aplicativo.

Certificamos que , após uma análise detalhada, não identificamos nenhuma falha por parte do iFood na jornada do seu pedido. Essa experiência pode não ter correspondido totalmente às suas expectativas, e lamentamos sinceramente qualquer inconveniente que isso possa ter causado.

Para mais detalhes sobre prazos, cancelamentos ou outras dúvidas relacionadas ao processo do seu ******* consultar as informações detalhadas disponíveis neste https://******* Lá, você encontrará esclarecimentos abrangentes que podem ajudar a proporcionar uma compreensão mais completa do processo.

Entendemos que cada pedido é único, e estamos aqui para fornecer suporte adicional ou responder a qualquer dúvida que possa ter. Se restar alguma questão pendente ou se precisar de mais assistência, não hesite em nos contatar. Agradecemos pela sua compreensão e colaboração.

Atenciosamente,
Maria Clara
Experiência do cliente

Réplica do consumidor

27/01/2024 às 18:01

Já que vocês mandam a resposta no privado, não tem problema não, eu copio a resposta de vcs e também o regulamento do link que vcs mandaram.

Resposta Ifood:
Certificamos que , após uma análise detalhada, não identificamos nenhuma falha por parte do iFood na jornada do seu pedido. Essa experiência pode não ter correspondido totalmente às suas expectativas, e lamentamos sinceramente qualquer inconveniente que isso possa ter causado.
Para mais detalhes sobre prazos, cancelamentos ou outras dúvidas relacionadas ao processo do seu ******* consultar as informações detalhadas disponíveis neste https://******* Lá, você encontrará esclarecimentos abrangentes que podem ajudar a proporcionar uma compreensão mais completa do processo.


Regulamento do Ifood:
Cancelamento de pedidos em Restaurantes

Quando você solicita o cancelamento depois que o pedido foi entregue, antes a loja é notificada para decidir se aceita, recusa ou se deseja te oferecer um reembolso. Neste último cenário, a loja fará uma proposta de reembolso e você terá até 15 minutos para decidir se aceita o valor sugerido.

Independente do cenário, após a sua solicitação de cancelamento, o restaurante vai te informar imediatamente sobre a resposta pelo seu aplicativo e, se ele não responder dentro do prazo indicado na tela, recusar a solicitação, não resolver seu problema ou, ainda, você não concordar com o reembolso sugerido, você pode pedir uma análise do seu caso para o atendimento do iFood tomar a decisão sobre o cancelamento do pedido.

Para isso, é importante enviar comentários explicando com detalhes o motivo da solicitação de cancelamento pelo aplicativo do iFood. Por exemplo, se o ******* com itens errados, você deve enviar fotos da nota fiscal, dos itens errados e descrever a situação para que o iFood analise e entenda se o pedido deve ser cancelado de forma integral, parcial ou não deve ser cancelado.

Ok, então vamos lá, o restaurante foi notificado sobre meu pedido? Se sim, o restaurante se recusou a cancelar? Isso não foi especificado para mim em nemhum momento, o que foi dito é que o Ifood não conseguiu contato com o restaurante. Novamente, se o Ifood atua como intermediário da compra e não consegue entrar em contato com o restaurante que arca com o prejuízo é o cliente então?

Sobre essa parte aqui: independente do cenário, após a sua solicitação de cancelamento, o restaurante vai te informar imediatamente sobre a resposta pelo seu aplicativo e, se ele não responder dentro do prazo indicado na tela, recusar a solicitação, não resolver seu problema [...] você pode pedir uma análise do seu caso para o atendimento do iFood tomar a decisão sobre o cancelamento do pedido.
primeiramente que o restaurante não respondeu imediatamente, segundo que não foi me dado nenhum prazo na tela para o restaurante responder, terceiro, não recebi nenhuma informação de que o ifood recebeu uma recuso do restaurante.

Na qualidade de intermediário, o ifood falhou em intermediar todas as comunicações entre restaurante e cliente. Nada foi feito de acordo com as própria regras que voces seguem me mandando o link achando que isso resolve algo. Se havia todo um protocolo a ser seguido pelo ifood com relação ao restaurante e ele FOI seguido, peço então que me encaminhem comprovantes de todas as tentativas de contato do ifood com o subway para que eu possa ver a recusa do restaurante e procurar meus direitos seguindo o código de defesa do consumidor. Se o Ifood não enviar essas informações, é presumivel que houve falha por parte do ifood enquanto intermediário contratado pro serviço.