Possível grave falha de segurança no armazenamento de dados do cartão no app

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Palmas - TO

16/02/2022 às 18:19

ID: 138568701

Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa

Ver todas Reclamações

Nestes dias, pela 2 vez em poucos meses, foram realizadas compras no aplicativo da ifood, na função de débito, de forma [Editado pelo Reclame Aqui] pois não fui eu quem as realizou.

Quanto a isso já há uma reclamação em andamento, mas gostaria de alertar os clientes sobre um possível falha de segurança e vou apresentar as motivações.

O que foi que aconteceu? Fui dar uma olhada no celular, como de costume, para ver possíveis mensagens. Foi quando vi três notificações do app do meu cartão dizendo sobre três contas, de diferentes valores, negadas por falta de saldo. Imediatamente abri meu extrato e vi que tinham realizado duas compras com exito dentro pelo app da ifood e as outras três foram negadas. Menos mal que o meu saldo estava baixo senão o prejuízo teria sido maior.

O que a ifood falou? Em resposta o ifood informou que ela não armazenas os dados de cartão de crédito e nem das transações realizadas e que, portanto, em outras palavras, o ifood não tem nada a ver com o fato e que deveria tratar disso com o emissor do cartão.

Mas... A Ifood não armazena dados do cartão? Bem, não precisa muito esforço para perceber que essa é uma MENTIRA, pois o app Ifood tem armazenado os dados do meu cartão. Quer ver?

Se entro no meu aplicativo > perfil > pagamentos > formas de pagamento... alí está gravado os dados do meu cartão... Como então é que o ifood não armazena dados de cartões?

Agora. Eu fico pensando. Se eu fosse um hacker (hipoteticamente, para deixar bem claro), e roubasse dados de cartão de um site qualuqer, porque eu iria fazer compras no app da ifood? Poderia comprar tantas outras coisas de valor mais significativo, perfumes, jioas, etc. Mas se comprasse outras coisas, a entrega dos produtos poderia colocar em risco o paradeiro dos [Editado pelo Reclame Aqui]. Seria mais fácil abrir uma conta fraudulente no ifood como restaurante/farmácia/supermercado, fazer uma compra no débito (que não tem como ser posteriormente cancelada), e pronto. Minha loja fica como dinheiro e o cliente fica a ver navios. Depois fecho minha loja ou o próprio ifood exclui a conta, mas já estou com muito dinheiro comigo.

E mais. Porque por duas vezes em poucos meses (e com número de cartões diferentes pois os obtidos criminosamente foram cancelados), só no ifood tive problemas de uso [Editado pelo Reclame Aqui] de meus dados de cartão?

Obviamente não tenho condições de fazer nenhuma afirmação, pois não há prova nenhuma. O que há é a barba de molho de quem foi prejudicado por duas vezes em poucos meses. Na minha ignorante opinião, o furto de meus dados de cartão poderiam, em tese, terem sido adquiridos no próprio app ifood onde a [Editado pelo Reclame Aqui] aconteceu.

Por bem ou por mal, não deixarei mais armazenado os dados do meu cartão no app do ifood. E se vc leu esta mensagem até o fim, colocaria a barba de molho também. Vou tomar medidas adequadas baseadas na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e espero que tais episódios não aconteçam mais comigo e com ninguém.

Por fim, fica ao ifood o questionamento para que também botem a barba de molho. Como é que permitem que alguém, que não é o titular do cartão, faça uso do cartão no seu app? Existem tantos modos seguros de verificar a aunticidade do titular (como tirar foto da pessoa com sua CNH e outros meios utiulizados por apps mais sérios). Por que não há um maior investimento com segurança de informação?

Compartilhe

Resposta da empresa

17/02/2022 às 20:22

Olá, Carlos

Sentimos muito que isso tenha acontecido, essa não é a experiência que gostaríamos de oferecer aos nossos clientes. Só para você saber, por questões de segurança, o app do iFood não armazena os dados de cartão de crédito, nem após você realizar um pedido. Por conta disso, não conseguimos localizar quando e como seu cartão foi utilizado, mas sei o que você pode fazer: entre em contato com a administradora do cartão e verifique o que ocorreu e de onde foi feita a compra indevida, ela saberá te auxiliar sobre como resolver essa situação.

Gostaria de te ajudar por aqui, mas a forma mais eficaz é entrar em contato com a administradora do cartão.

Espero que tudo se resolva! Fico à disposição. =)

Precisando é só me chamar. ;)

Abraços,

Experiência do Cliente iFood

Consideração final do consumidor

18/02/2022 às 10:51

O ifood, talvez inspirado naquele dessenho de meus tempo de infância, o que faz é sair pela culatra.

Vergonhoso.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0