Práticas irregulares e abusivas das empresas OL na plataforma iFood prejudicando entregadores nuvem no RJ

Respondida
Rio de Janeiro - RJ
04/11/2025 às 00:56
ID: 230967619
Prezados responsáveis pelo iFood,
Venho, por meio desta, em nome dos operadores nuvem do Estado do Rio de Janeiro, apresentar uma reclamação formal quanto às práticas irregulares e abusivas das empresas denominadas OL, que vêm atuando dentro da plataforma iFood em nossa região.
Tais empresas têm adotado condutas que prejudicam diretamente os trabalhadores autônomos (nuvens), entre elas:
1. Bloqueio de áreas e limitação indevida de recebimento de pedidos, impedindo que os operadores nuvem atuem livremente e possam trabalhar de forma independente.
2. Liberação seletiva de pedidos, sendo que as OL apenas disponibilizam pedidos de mercados durante o dia, restringindo as oportunidades e tornando inviável o trabalho em outros horários.
3. Aplicação de taxas injustas e desproporcionais, com valores de apenas R$7,50 por entrega, o que não cobre os custos operacionais (combustível, manutenção e tempo de deslocamento), configurando desequilíbrio econômico e exploração indireta do serviço dos motoboys.
4. Pedidos agrupados com taxa reduzida, onde o entregador realiza duas ou mais entregas por um valor quase igual ao de uma única corrida, o que reduz a remuneração e agrava a precarização das condições de trabalho.
Tais práticas ferem os princípios da livre concorrência (art. 170, IV da Constituição Federal), bem como os direitos fundamentais do trabalho autônomo, podendo configurar concorrência desleal e intermediação irregular de serviços.
Solicitamos que o iFood realize uma auditoria e revisão imediata sobre a atuação das empresas OL no Estado do Rio de Janeiro, garantindo:
A liberdade de operação plena aos entregadores nuvem;
A remoção de bloqueios de áreas e restrições de pedidos;
A revisão das políticas de taxas, assegurando valores justos e proporcionais ao serviço prestado;
E o fim das práticas de agrupamento com pagamento reduzido, que penalizam o trabalhador.
Esperamos uma resposta formal e providências concretas sobre o caso, a fim de restabelecer a igualdade de condições e o respeito aos operadores independentes.
Compartilhe
Resposta da empresa
06/11/2025 às 09:40
Olá Ricardo! Bom dia. Esperamos que esteja bem! Me chamo Murilo.
Agradecemos por compartilhar suas preocupações de forma tão detalhada e entendemos completamente os desafios apontados em relação à atuação das empresas Operadoras Logísticas (OLs) no Estado do Rio de Janeiro.
Queremos começar reforçando que o iFood preza por um ambiente de trabalho justo e transparente para todos os entregadores, sejam parceiros autônomos (nuvens) ou vinculados às OLs. Seu relato é muito importante para que possamos continuar aprimorando e garantindo que a plataforma opera de forma equilibrada e eficiente para todos.
Sabemos como é essencial para os entregadores nuvem terem liberdade e acesso igualitário à operação. As áreas e demandas variam conforme a quantidade de pedidos e entregadores disponíveis em cada momento. Gostaríamos de assegurar que essas situações são constantemente analisadas para buscar melhorias no sistema de distribuição.
Esse comportamento pode ocorrer devido à natureza da operação, mas compreendemos a necessidade de maior flexibilidade. Registramos sua preocupação e levaremos em consideração os pontos levantados para buscar ajustes que tragam mais equilíbrio às oportunidades de trabalho.
O cálculo das taxas leva em conta diversos fatores, como distância e características da rota. Registramos o seu feedback sobre os valores praticados e a necessidade de revisões para que os custos operacionais sejam mais alinhados com a realidade dos entregadores.
Queremos destacar que o agrupamento de pedidos visa, em teoria, aumentar a eficiência e a produtividade. No entanto, entendemos que a prática deve ser justa e vantajosa para os entregadores. Levaremos essa observação para análise.
Reforçamos que melhorias no ecossistema do iFood são feitas com base em análises contínuas e no feedback de nossos parceiros. O que você mencionou será enviado para as áreas responsáveis, e nosso compromisso é trabalhar para que a experiência de todos os entregadores seja aprimorada constantemente.
Comunicamos também que o iFood está à disposição através dos canais de suporte do aplicativo para atender individualmente os casos que sejam identificados como irregulares ou prejudiciais aos parceiros.
Agradecemos pela sua paciência e dedicação. Estamos comprometidos em fazer do iFood um espaço justo e funcional para todos os entregadores. Se precisar de mais ajuda ou quiser relatar algo mais, estamos à disposição.
Atenciosamente, Murilo.
Equipe iFood Experiência do Entregador.